Nesta sexta-feira (29), a seleção da Coreia do Sul enfrentou a seleção de Taipei na grande final dos Jogos Asiáticos 2023 de LoL. Chovy e companhia venceram por 2-0 e conquistaram a Medalha de Ouro da competição, o que é um grande feito para o país e também para os jogadores.
Esta foi a primeira edição em que os esports foram incorporados como categorias oficiais. Em 2018, tivemos a modalidade, porém em formato de “exibição”. Na ocasião, a Coreia do Sul perdeu para a China na grande final.
Com o resultado, os jogadores Zeus, Kanavi, Chovy, Faker, Ruler e Keria também podem pedir a isenção do serviço militar obrigatório na Coreia do Sul, já que conquistaram a medalha de Ouro no evento internacional.
Coreia do Sul vs Taipei – Final dos Jogos Asiáticos 2023
No geral, foram jogos bem controlados pela Coreia do Sul. A primeira partida durou 29 minutos, e mesmo com o top laner Rost tentando surpreender com a escolha de Singed, Chovy e companhia não deram espaço e dominaram o jogo do começo ao fim, vencendo por 15-5.
No jogo 2, a seleção de Taipei conseguiu um pouco mais de espaço, mas nem chegou perto de ser o suficiente para um possível empate na série. Ruler deu show com sua Zeri e terminou 10-3, liderando a equipe para a vitória aos 26 minutos.
A seguir, veja as estatísticas da partida:
Jogadores da Coreia podem pedir isenção do serviço militar
Muito se fala se Faker vai ao Exército, mas agora com a Medalha de Ouro, o jogador, junto aos outros integrantes da seleção sul-coreana de LoL, podem pedir a isenção do serviço militar obrigatório do país. Vale lembrar que Faker ficou na reserva nos jogos da semifinal e final.
Na Coreia do Sul, todo homem entre 18 e 28 anos é obrigado a prestar o serviço militar, e a regra é muito rígida, liberando apenas homens com problemas de saúde ou físico.
A única forma de pedir a isenção do serviço militar é conseguindo um feito de “alto prestígio nacional”, que é a medalha de ouro em competições internacionais importantes, como as Olimpíadas e Jogos Asiáticos.
Vale lembrar que o jogador de futebol Heung Min Son, conhecido como Son, do Tottenham, conseguiu pedir a isenção, transformando um período que seria de quase dois anos no exército em apenas 3 semanas de treinamento. Ele foi campeão dos Jogos Asiáticos de 2018 junto à seleção sul-coreana de futebol.