Nesta quinta-feira (22) começou a Semana dos Esports Olímpicos em Singapura. O evento é o primeiro dos esports promovido pelo próprio Comitê Olímpico (COI) e já contou com uma declaração polêmica do diretor, que afirmou que jogos de tiro (FPS) “nunca serão integrados” no evento.
Declaração do diretor da COI sobre os FPS
Vincent Pereira afirmou em entrevista à agência de notícias AFP que, por enquanto, a Semana dos Esports Olímpicos em Singapura é um primeiro passo para as modalidades de esports, mas que por enquanto não há discussão sobre integrá-las junto aos esportes tradicionais nas olimpíadas.
Não há, atualmente, discussão sobre integrar os esportes tradicionais reais e os videogames no programa olímpico. […] Eu acho que, hoje, não estamos nesta fase, não estamos pensando nisso.
Uma das grandes discussões é sobre a entrada de jogos de tiro (FPS) nestas atividades. O diretor foi bem direto ao afirmar que eles “nunca serão integrados” no evento.
Para nós, existe a clara limitação de que jogo de tiro em primeira pessoa nunca será integrado à nossa competição. Entendemos que a percepção pode ser diferente, mas não podemos ter esses jogos promovendo os valores olímpicos
Modalidades da Semana dos Esports Olímpicos
Apesar da declaração, atualmente a Semana dos Esports Olímpicos conta com Fortnite entre suas modalidades, inclusive com os brasileiros Phzin e Kitoz representando o país. Além deles, Diegho San representa na modalidade Just Dance.
Fortnite é descrito na Semana dos Esports Olímpicos como “Tiro Esportivo”. No geral, as modalidades buscam se aproximar dos esportes tradicionais. Confira:
- Fortnite (Tiro esportivo)
- Gran Turismo (Automobilismo)
- WBSC eBASEBALL: POWER PROS (Beisebol)
- Chess.com (Xadrez)
- Zwift (Ciclismo)
- Just Dance (Dança)
- Virtual Regatta (Vela)
- Virtual Taekwondo (Taekwondo)
- Tennis Clash (Tênis)
- Tic Tac Bow (Tiro com arco)
Além dessas, os seguintes jogos entrarão como ‘Jogos de Exibição”:
- Rocket League
- Tênis de Mesa Virtual
- Arena Games Triathlon
- Street Fighter 6
- NBA 2K23
Jogos Asiáticos terão jogos de esports famosos
Na Ásia a adoção de esports famosos nos Jogos Asiáticos já está acontecendo. Atualmente o torneio conta com modalidades como o LoL, Dota 2, FIFA e outros, e cada país envia sua seleção com nomes já conhecidos pela comunidade.
No LoL, por exemplo, a Coreia do Sul oficializou sua seleção com nomes como Faker, Chovy, Ruler e Keria, considerados astros no país. O próprio Worlds 2023, o mundial de LoL, ajustou seu calendário para não ter conflito de datas com a competição, e assim os jogadores podem participar de ambas.
Na última edição, o LoL entrou como jogo de demonstração, e quem levou a medalha de ouro foi a equipe da China, que venceu a equipe da Coreia do Sul na final.
- Veja também: Baiano é o streamer de LoL mais assistido do mundo