Logo do Mais Esports
Notícias
Campeonatos
Outros
Entrar
Feedback
Mais Esports

LCK 2025: Fãs da T1 protestam contra o CEO da equipe, Joe Marsh

League of Legends

A escolha entre Gumayusi e Smash, que resultou no atirador bicampeão mundial retornando a titularidade, parece ser um assunto longe de ser terminado dentro da T1.

Após o CEO da equipe, Joe Marsh, declarar que solicitou a titularidade de Gumayusi na LCK, a decisão gerou forte reação dos torcedores. Os protestos incluíram mensagens exibidas em caminhões em frente à sede da equipe e um abaixo-assinado com cerca de 6 mil assinaturas pedindo sua renúncia.

Manifesto de torcedores alega “abuso de autoridade e danos ao espírito do esport”

O abaixo-assinado, intitulado como “Posicionamento da comunidade de fãs da T1”, alega três pontos principais no manifesto: interferência do CEO na equipe técnica é abuso de poder, a seleção da line-up da T1 deve ser baseada em habilidade e não em emoção, e, por fim, a decisão fere o espírito esportivo e a reputação do time.

A manifestação dos fãs da T1 começou a circular durante a manhã nas redes sociais, e você pode conferir o abaixo-assinado completo ao fim da matéria. Lembrando que a postagem está em coreano, mas você pode utilizar as ferramentas de tradução do X. Confira:

Declaração Conjunta de 5.874 Fãs da T1 Condenando a Interferência Injusta do CEO

Na segunda, 24 de março de 2025, a Aliança de Fãs da T1, composta por 5.874 pessoas, condenou o CEO Joe Marsh por prejudicar o espírito esportivo e divulgou a seguinte declaração oficial.

A carta aberta ainda demanda três medidas imediatas da diretoria da T1, sendo elas:

  • Pedido de desculpas público e renúncia imediata do CEO, Joe Marsh, por interferir na equipe técnica.
  • Políticas internas transparentes para garantir a autonomia da equipe técnica em decisões esportivas.
  • Medidas concretas para evitar recorrências e restaurar a confiança dos fãs.

Por fim, ainda houve os já tradicionais caminhões de protestos na frente da sede da equipe sul-coreana, que direciona suas críticas tanto para o CEO, quanto para Gumayusi, alegando que o jogador estaria sendo “apadrinhado” na equipe, além de reforçar a solicitação pela renúncia do CEO. Confira:

SKT T1, uma organização de favoritismo e indicações políticas — CEO, renuncie!

O CEO é um paraquedista americano (alguém sem mérito, que não sabe como chegou ao cargo)

O COO é um parasita indicado pela SKT

O jogador titular é um protegido do CEO

Foto do protesto de torcedores da T1 em caminhão em frente a sede da equipe;
Foto: Divulgação.

Anteriormente, a crítica havia sido por Gumayusi ter ido ao banco

O histórico da torcida da T1 ser exigente não é recente. Após o atirador ter ido ao banco na LCK Cup, ainda em janeiro de 2025, parte da torcida julgou o ato um “insulto”, e bradou contra a decisão, também utilizando caminhões para protestar. Confira o que foi dito na época:

O ato de mudar os jogadores titulares sem nenhuma razão válida/anúncio prévio é desrespeitoso com jogadores e fãs. Aquele que está sangrando vermelho e preto, está sentado no banco de reservas agora. T1 é onde os melhores estão? Não! T1 é a melhor em insultar os fãs

Imagem dos caminhões enviados por fãs na porta do prédio da T!
Protesto de torcedores da T1, em janeiro de 2025. (Imagem: Divulgação)

Confira o posicionamento completo dos fãs da T1

A comunidade de fãs da T1 declara que não podemos mais tolerar a invasão do CEO da T1 na autoridade exclusiva da equipe técnica e sua interferência injustificada na gestão geral do time. Este é um problema grave que viola descaradamente os princípios fundamentais e a justiça do esporte profissional, mancha a honra da T1 como equipe e impacta negativamente toda a indústria do esports. Condenamos veementemente essas ações e exigimos correção imediata e medidas responsáveis.

1. A interferência do CEO na autoridade da equipe técnica é um abuso de poder óbvio e uma violação da justiça e autonomia do esporte.
Em 19 de março de 2025, o CEO da T1, Joe Marsh, admitiu em uma publicação na conta oficial da T1 no X (Twitter) que esteve envolvido na seleção de jogadores e na gestão do time. No esporte profissional, a escolha de jogadores e o planejamento estratégico são direitos exclusivos do treinador principal e da equipe técnica e nunca devem ser influenciados pelo julgamento pessoal da administração. No momento em que a gestão ignora opiniões objetivas baseadas nas condições dos jogadores, estratégia do time e desempenho, e intervém com base em preferências pessoais, a autonomia da equipe e a competição justa entram em colapso.

2. A seleção dos titulares deve ser baseada em habilidade, não em emoções.
Na mesma publicação de 19 de março de 2025, o CEO justificou a titularidade de Gumayusi afirmando que “o sangue vermelho da T1 corre em suas veias”. Isso é altamente inadequado. Escolher um jogador titular com base em sentimentos subjetivos como “esforço tremendo, dedicação e adaptabilidade”, em vez de métricas objetivas de desempenho, levanta sérias preocupações sobre a credibilidade da T1 como equipe profissional. O time titular da T1 deve ser definido estritamente com base em dados objetivos e profissionais da equipe técnica.

3. Esta decisão contradiz diretamente o espírito esportivo e danificou a reputação da T1.
A T1 não é propriedade pessoal de nenhum indivíduo. A T1 é uma equipe com uma história ilustre, ostentando cinco títulos mundiais (Worlds) e dez títulos da LCK, construída através da dedicação de muitos jogadores, treinadores e fãs. A honra de uma organização tão prestigiada não deve ser manchada pelas decisões equivocadas de uma única pessoa. Os fãs da T1 esperam que o time seja gerido com transparência e justiça. No entanto, este incidente traiu a confiança dos fãs e expôs a privatização distante das operações pela gestão. Os fãs apoiam os jogadores, não as interferências injustas da administração. Se a má gestão e o engano em relação à base de fãs continuarem, a confiança na T1 cairá a um nível irreparável.

Portanto, a comunidade de fãs da T1 exige veementemente o seguinte:

Primeiro,
O CEO da T1, Joe Marsh, deve pedir desculpas oficialmente por infringir a autoridade da equipe técnica e interferir inadequadamente na seleção de jogadores, e deve renunciar imediatamente.

Segundo,
A T1 deve estabelecer e divulgar transparentemente políticas internas para garantir que a independência e autonomia da gestão de jogadores não sejam comprometidas nas decisões de escalação.

Terceiro,
A T1 deve desenvolver medidas concretas para evitar a recorrência desta situação e restaurar a confiança dos fãs, informando claramente sobre o processo de implementação.

A T1 não pode existir sem seus fãs. Mas se o clube ignorar os fãs e operar de forma arbitrária, sem processos justos, não valerá a pena. Esta declaração é o último aviso dos fãs. Se a responsabilidade por esta situação não for assumida, os fãs tomarão medidas.

Se outra situação semelhante ocorrer com qualquer jogador, os protestos se expandirão para o segundo e terceiro níveis.

O CEO da T1, Joe Marsh, deve assumir a responsabilidade por esta decisão e renunciar imediatamente!

T1 já tem data de estreia na LCK 2025 2° split

A equipe de Faker e companhia pode tentar acalmar os ânimos onde mais importa – dentro de jogo, onde estreia contra a DN Freecs, em 2 de maio, na LCK 2025 2º Split. Os melhores times do torneio irão disputar Mid Season Invitational e a EWC, a Copa do Mundo de LoL.

Acompanhe a cobertura completa do LCK 2025 2º Split com calendário de jogos, resultados, tabelas, times e outras informações aqui no Mais Esports!

Imagem do Joe MArsh, CEO da T1 na LCK 2022
(Imagem: Divulgação/T1)
Ian Teixeira

por Ian Teixeira

Publicado em 24 de março de 2025 • Editado há 9 meses

Matérias Relacionadas
League of Legends
LCS 2026: LYON oficializa contratação de Inspired
League of Legends

LCS 2026: LYON oficializa contratação de Inspired

A LYON oficializou a contratação de Inspired para a LCS 2026. O MVP da LTA Norte se junta a Zamudo e Saint na line-up mexicana.

Há 19 horas
League of Legends
LoL: Patch 25.24  é o último do ano e traz a movimentação WASD
League of Legends

LoL: Patch 25.24 é o último do ano e traz a movimentação WASD

A Riot Games revelou as notas de atualização do patch 25.24 do LoL. Veja os buffs, nerfs e ajustes em campeões, itens e sistemas do jogo.

Há 20 horas
League of Legends
Circuito Desafiante 2026: KaBuM! IDL comunica saída e aposentadoria de Ranger
League of Legends

Circuito Desafiante 2026: KaBuM! IDL comunica saída e aposentadoria de Ranger

Ranger encerra sua trajetória como head coach após liderar projeto da KBM! IDL no Circuito Desafiante 2025.

Há 20 horas
League of Legends
LoL: Veja o que é necessário para concluir as Missões de Função em 2026
League of Legends

LoL: Veja o que é necessário para concluir as Missões de Função em 2026

Riot detalha como cada rota completa as novas Missões de Função no League of Legends 2026.

Há 20 horas
League of Legends
LCK 2026: “Penso que a próxima temporada será a minha última”, diz BeryL
League of Legends

LCK 2026: “Penso que a próxima temporada será a minha última”, diz BeryL

O campeão mundial BeryL comentou momento atual da carreira e afirmou que a LCK 2026 pode marcar sua despedida do competitivo.

Há 21 horas
League of Legends
CBLOL 2026: Riot anuncia saída da Isurus; substituto será escolhido no Tier 2
League of Legends

CBLOL 2026: Riot anuncia saída da Isurus; substituto será escolhido no Tier 2

A Riot anunciou a saída da Isurus do CBLOL 2026. A empresa comunicou a decisão nas redes sociais da liga e já procura uma substituta.

Há 1 dia

























Próximas Partidas
Últimas partidas
Campeonatos Atuais