A FNATIC é uma história viva do esporte eletrônico mundial. A equipe tem histórico em diversas modalidades, e é uma das organizações mais tradicionais não só do League of Legends, mas de tudo que engloba os esports.
No entanto, a organização parece estar estagnada, e, aos poucos, vai ficando para trás no protagonismo da LEC, liga onde já foi o time a ser batido. É necessário refletir: o que está acontecendo com a FNATIC?
De protagonista à coadjuvante: a freguesia para a G2
A FNATIC sempre foi uma das equipes mais dominantes da Europa, desde os tempos em que a liga era conhecida como LCS EU. Das seis primeiras edições do torneio, que começou oficialmente em 2013, a organização conquistou cinco títulos.
Além disso, a FNATIC ainda é lembrada como a primeira campeã mundial de League of Legends, em 2011, em um torneio que contou apenas com equipes do Ocidente.

Ao longo dos anos, enfrentou a ascensão de diversos adversários, como Origen, H2k-Gaming e Alliance, mas também testemunhou o auge e o declínio desses times. Até a chegada da G2 Esports, que passou a ser a grande rival da FNATIC. Foi bom a equipe ter um time para rivalizar, e assim, elevar o nível da competição.
Porém, há alguns anos, já não é mais um confronto entre rivais. É uma paternidade da G2 sobre a FNATIC. E os números apontam isso. O último título da FNATIC foi em 2018, há 7 anos, segundo o Leaguepedia.
A única vitória da FNATIC sobre a G2 em uma final ocorreu no mesmo ano, com Bwipo, Broxah, Caps (que mais tarde se juntou aos rivais e se tornou o grande algoz de sua antiga equipe), Rekkles e Hylissang ainda vestindo as cores laranja e preto da organização.

De lá pra cá, foram 11 títulos da G2, dos quais 7 foram conquistados em cima da FNATIC. E apesar da grande dominância da equipe de Caps regionalmente, Rogue e MAD Lions (hoje, Movistar KOI), e, mais recentemente, Karmine Corp conseguiram alcançar o título da LEC.
Já houve momentos em que a G2 oscilou, porém, a FNATIC nunca se demonstrou pronta para se aproveitar dos momentos de fragilidade da rival. E isso foi independente daqueles que estiveram na organização nos últimos anos – o que nos leva a falar da line-up atual do time.
O desastre nos momentos decisivos e a line up atual da FNATIC
Desde o último título da equipe, inúmeros jogadores já passaram pela organização. Citar todos é impossível, mas podemos destacar Nemesis, Selfmade, Wunder… Alguns, como Rekkles e Upset, tiveram mais de uma passagem pela equipe, outros, como Trymbi e Nisqy saíram da equipe e foram campeões em outras organizações.
Ao longo dos últimos anos, a FNATIC teve diversas formações que pareceram capazes de retomar o caminho dos títulos. No entanto, a G2 sempre se manteve dominante, frustrando as tentativas da equipe de recuperar sua glória.

Essa supremacia acabou afetando até mesmo o desempenho do próprio time de Caps e companhia, que muitas vezes careceu de adversários domésticos à altura para desafiá-los consistentemente.
Como exemplo, o núcleo de Razork e Humanoid está junto há mais de 3 anos, com a chegada de Oscarinin ocorrendo um ano depois. Nos últimos anos, a FNATIC tem mudado apenas sua bot lane, e mantido o top side da equipe intacto, e nas fases regulares, a FNATIC até alcançou bons resultados contra sua rival. Porém, tudo mudava nas finais.
A FNATIC esteve à frente da G2 em vários jogos decisivos, mas sempre parecia que, em algum momento, tudo daria errado. Um exemplo é a final do 2º Split da LEC de 2024, onde a equipe simplesmente perdeu um 4v5, com mais de 5 mil de vantagem em ouro. Confira o momento, na reação do streamer Caedrel:
O jogo seguinte conseguiu deixar a situação ainda pior, pois a FNATIC ficou quase 10 mil de ouro à frente. Sim, você não leu errado. E, em um movimento descuidado de Noah pela jungle inimiga, com seu Ezreal, a partida escorreu pelos dedos da equipe aurinegra, em um retrato do que foram os últimos anos contra a G2. Se liga no momento:
A perda do protagonismo da equipe
Após mais um split abaixo das expectativas em 2025, onde a FNATIC assistiu à ascensão da Karmine Corp, que destronou a G2 e se sagrou campeã, o suporte da KC, Targamas, afirmou que sua equipe poderia “ressuscitar a Europa” no cenário de League of Legends.
Anos e anos sendo uma mera coadjuvantes, não só regionalmente, estão cobrando seu preço. A equipe não passa da fase de grupos do Worlds desde 2020. Desde então, no maior palco do League, foram 6 vitórias e 15 derrotas, com aproveitamento de 30%. O público se acostumou a nem cogitar a FNATIC como candidata para playoff nos mundiais.

A torcida da equipe, uma das maiores do velho continente, já não tem mais paciência com os jogadores mais antigos, como Humanoid, que acabaram se tornando símbolo da falta de ambição e dos resultados ruins do time.
A pressão da torcida pelos resultados
Após uma derrota para a SK Gaming, que terminou em um modesto 9º lugar na LEC 2025 2º Split, uma postagem discutindo a situação do mid laner da FNATIC foi feita no Reddit da equipe, onde os torcedores do time costumam comentar sobre o desempenho do time. Confira o que foi dito pelos fãs:
Humanoid foi morto sozinho por um suporte hoje. Está ficando cada vez pior. De pelo menos perder para Caps e Larsenn, para perder para APA, e agora perder para Rkr, que perde para metade dos mids da LEC.
A jogada em que Humanoid morre para o suporte da SK está no video abaixo:
Humanoid, com uma ultimate roubada de Vi, usou no suporte em vez de no maldito Ezreal. Errou uma jogada simples na bot lane.
Essa jogada também pode ser conferida abaixo:
O torcedor segue seu desabafo, e compara o jogador ao último antecessor que teve sucesso na equipe, Nemesis, que hoje joga pelo Los Ratones. Confira:
Independentemente do resultado das partidas, Humanoid sempre encontra uma maneira de comprometer o jogo, o que é irresponsável com seus companheiros e fãs. Ter um contrato grande não garante uma vaga titular, e muitos mids aceitariam jogar por um salário menor em um time tão talentoso.
Enquanto outros jogadores como Oscar, Mikyx, Upset e Razork têm bons desempenhos e impactam positivamente o jogo, Humanoid raramente está em boa forma. Criticar os outros jogadores se torna injusto com um buraco evidente no mid lane.
Mesmo que Nemesis não retorne, é importante lembrar que ele já superou Humanoid em todos os aspectos do jogo. Humanoid acaba sendo supervalorizado por conta de um único ano em que teve ao seu lado um time excepcional.

Apesar da derrota ter sido ainda na campanha da fase regular, os comentários acerca dos jogadores se repetem, que representam o ciclo vicioso que a FNATIC se encontra. A torcida da equipe, apesar de presente, tem perdido a esperança em dias melhores, e vem assistindo à repetição constante de fracassos.
A campanha no Segundo Split da LEC
O roteiro da FNATIC na liga europeia costuma se repetir. A equipe conta com alguns deslizes, mas termina no topo da tabela na fase regular e vai para os playoffs com bons números. Foi o que ocorreu neste split, quando a equipe obteve sete triunfos e apenas duas derrotas em nove partidas.
O time ainda contou com Upset sendo o melhor jogador na fase regular da competição. O atirador foi eleito em votação com a participação de jogadores, técnicos, casters e membros da imprensa.
Your 2025 #LEC Spring Regular Season MVP: @LoL_Upset! pic.twitter.com/flV0GKAcuV
— LEC (@LEC) May 31, 2025
Porém, na fase final da competição, a equipe não conseguiu repetir o bom desempenho. Na primeira série nos playoffs, perdeu para a G2 por 3-1 — após ter vencido a rival na fase regular. Conseguiu se recuperar na Chave Inferior ao bater a GiantX, também por 3-1, mas não evitou a eliminação diante da Karmine Corp, em nova derrota, dessa vez por 3-0.
Existe luz no fim do túnel?
A equipe precisa assumir que, talvez, tenha chegado a hora de uma renovação. Mikyx e Upset vem sendo regulares e tem boas estatísticas, mas a FNATIC precisa resgatar o DNA vencedor que teve outrora, e montar um elenco que seja capaz de ser campeão.
Lógico que isso também é desafiador. O nível de exigência e de investimento das outras equipes da LEC também é alto, e equipes como MKOI e KC tem se estruturado para brigar pelo título.
A G2, claro, não fica atrás, e monta equipes que não só possam dominar a Europa, mas também competir contra os melhores do mundo.
É preciso que a FNATIC tenha capacidade de identificar os talentos que surgem na região, como Lot, da GiantX, Stend, da Team Heretics, Cjazek e Naak Nako, ambos da Vitality, e avaliar se eles têm o que é necessário para entregar a equipe de volta ao estrelato.
Se estes jogadores teriam a capacidade de trazer a FNATIC de volta aos tempos de glória? Impossível prever. Porém, o fato é, que a equipe que já reinou sob a Europa, parou no tempo. E, enquanto nada muda, ela vai ficando cada vez mais no passado, apenas uma sombra do colosso que outrora foi.
Acompanhe a fase final LEC 2025 2º Split
Acompanhe a cobertura completa da LEC 2025 2° split aqui no Mais Esports, com resultados, tabela, calendário de jogos e o Bolão Mais Esports para você apostar nos vencedores.
