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LoL: A Pré-Season começa com mudanças na Jungle e retorno do Quimtec

League of Legends

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A Pré-Temporada começou no Patch 12.22, que chegou ao League of Legends na última quarta-feira (16) e trouxe inúmeras mudanças e novidades, como os pets da Jungle, mudanças nos próprios campos, além do retorno do Dragão Quimtec. Confira a atualização de forma completa:

Patch 12.22 do LoL, a Pré-Temporada 2023

O Retorno do Dragão Quimtec – O “novo” Dragão agora concede 5% de Tenacidade e 5% de Cura e Resistência de Escudo. Sua alma dá à equipe 10% de resistência a dano e 10% a mais de dano causado quando estiver com menos de 50% de vida.

dragão-quimtec-lol-pre-temporada-2022

O Rift Quimtec também mudou e não dá mais aquela névoa de camuflagem na selva, mas sim altera as plantas de Summoner’s Rift:

  •  O frutomel é aprimorado para Frutímulos, concedendo a cura de sempre e mais um pequeno escudo adicional, além de não causarem mais lentidão quando consumidos.
  • Pinstouros ganham mais potência e arremessam os campeões duas vezes mais longe quando explodem.
  • As Florividentes também são aprimoradas, revelando uma pequena área ao redor da planta ao ser ativada, além do cone de sempre na direção oposta do ataque. Aliados afetados também receberão Velocidade de Movimento nessa direção por um curto período, e sentinelas inimigas reveladas ficarão com 1 de Vida.

Mudanças na Jungle

A Selva vem com muitas novidades para 2023:

  • Marcado para a morte: Quando um monstro grande morrer (Dragão e Barão), todos os monstros pequenos do acampamento dele serão marcados para a morte. Os monstros marcados para a morte morrerão depois de 10s consecutivos estando fora de combate contra um Campeão.
  • Força na limpeza da própria área: caçadores causarão 20% a mais de dano (exceto Dano Verdadeiro) a monstros no seu próprio lado da selva. Esse aumento de dano não será aplicado ao invadir e causar dano aos acampamentos inimigos.
  • Presentes de Despedida: todos os monstros grandes agora curarão em [27+3/nível (aumentada em até 2,25x com base na Vida perdida) de Vida e restaurarão 15+2/nível (aumentado em até 2,25x com base no Mana perdido) de Mana ao serem abatidos se você tiver um companheiro da selva. Essa restauração de Vida/Mana terá a forma de um projétil que será disparado em direção ao Campeão que deu o último golpe no monstro depois de um intervalo de 0,3s.

Companheiros da Jungle

Agora os campeões caçadores serão acompanhados por “pets”, ou companheiros da Jungle, o Esmagamusgo, a Garrabrasa e Andabrisas, que o ajudarão a farmar os campos da Selva, além de conceder alguns Bônus.

Imagem dos pets da jungle do LoL
(Foto: Divulgação/Riot)
  • Companheiros causarão 20 (+4% da Vida adicional) (+15% do PdH) (+10% do DdA) de dano e realizarão um ataque por segundo. Depois que o usuário parar de atacar, eles realizarão apenas mais dois ataques.
  • Companheiros curam o usuário em 70% do dano acima a cada ataque.
  • Causar dano à distância a um acampamento fará os companheiros saltarem para atacá-lo, causando a mesma quantidade de dano.
  • Companheiros concederão aos usuários um aumento de Regeneração de Mana equivalente a [(8 x % do Mana perdido) + (8 x % do Mana perdido) x (nível/1,3) x 0,1] enquanto estiverem na selva (aliada, inimiga e no rio).

Os companheiros irão evoluir duas vezes ao longo do jogo ao ganhar petiscos da seguinte maneira:

  • 1 Petisco por monstro grande/Campeão eliminado
  • 1 Petisco adicional é armazenado a cada 60s antes de chegar à forma final
  • 1 Petisco adicional é armazenado a cada 90s depois de chegar à forma final
  • Quando um monstro grande é abatido com Petiscos adicionais disponíveis, o usuário receberá 2 Petiscos e 50 de ouro adicional. 1 Petisco adicional acumulado também será removido.

A Primeira Evolução dará os seguintes efeitos:

  • O dano do Golpear será aumentado para 900 de Dano Verdadeiro contra monstros.
  • Golpear agora pode ser conjurado em Campeões inimigos, causando 80 – 160 (com base no nível) de Dano Verdadeiro e 20% de Lentidão por 2s.
  • O item da selva permanecerá no seu inventário.
  • A aparência do companheiro evoluirá.
  • O ícone do Golpear será aprimorado.

Já a Segunda Evolução terá esses efeitos:

  • O dano do Golpear será aumentado para 1.200 contra monstros e causará 50% do dano em área de ação contra monstros próximos.
  • Os jogadores ficarão fortalecidos e receberão efeitos de acordo com o companheiro escolhido.
  • O item da selva será removido do seu inventário.
  • A aparência do companheiro evoluirá.
  • O ícone do Golpear será aprimorado.

Cada companheiro também tem seus próprios efeitos:

Esmagamusgo

  • Coragem do Esmagamusgo: recebe um Escudo de 75 – 330 (com base no nível) depois de abater um acampamento ou depois de 10s fora de combate. O Escudo não expira. Os jogadores receberão 20% de Tenacidade e resistência a Lentidão enquanto o Escudo estiver presente e por 3s depois que for destruído.
  • Efeito de proteção: sofre 30% de dano reduzido de monstros enquanto pelo menos 2 aliados estiverem dentro de até 1.300 unidades de distância.

Garrabrasa

  • Arranhão do Garrabrasa: Garrabrasa acumulará 3 acúmulos de Brasa a cada 0,5s ou 100 acúmulos ao abater um monstro grande. Com 100 acúmulos de Brasa, sua próxima instância de dano contra um Campeão inimigo causará 30% de Lentidão a todos os inimigos dentro de um raio de 250 unidades (decaindo ao longo de 2s) e dano de queimadura equivalente a 5% da Vida máxima do alvo como Dano Verdadeiro ao longo de 4s ao alvo primário.
  • Efeito de proteção: sofre 30% de dano reduzido de monstros enquanto pelo menos 2 aliados estiverem dentro de até 1.300 unidades de distância.

Andabrisas

  • Marcha do Andabrisas: recebe 45% de Velocidade de Movimento adicional ao entrar em um arbusto, decaindo ao longo de 2s após sair do arbusto. Esse valor é aumentado para 60% por 2s após abater um monstro grandes.
  • Efeito de proteção: sofre 30% de dano reduzido de monstros enquanto pelo menos 2 aliados estiverem dentro de até 1.300 unidades de distância.

Além disso, agora os campos da selva darão pontos de experiência diferentes em relação à última temporada. No caso, serão 75% de EXP antes da primeira evolução do pet, a não ser que esteja abaixo do nível médio da partida.

O outro de grandes monstros também foi alterado, diminuído em 15 para todos os campeões não-caçadores. O mesmo foi feito com a EXP, que também foi reduzida em 15 para campeões não-caçadores, exceto pelo Krugue Ancião, que diminuiu em 12.

Por outro lado, caso você seja um caçador e tenha um companheiro de selva, você receberá 15 de EXP a mais para cada abate de monstros grandes.

Os próprios montros da Selva também ganharam novidades:

Azuporã

  • Vida aumentada de 1.850 para 2.300
  • Dano de Ataque diminuído de 75 para 66
  • Dano ao contato: Agora o Azuporã causa 5% da Vida Máxima do alvo ao contato

Grompe

  • Vida aumentada de 1.650 para 2.200
  • Dano de Ataque diminuído de 74 para 70
  • Alcance de Ataque diminuído de 200 para 175
  • Dano ao contato: o Grompe agora causa 5% da Vida máxima do alvo ao contato.
  • Ao morrer, o Grompe não cura mais o Campeão que o abateu.

Krugues

  • Krugue Ancião – Vida aumentada de 1.050 para 1.350
  • Krugue Ancião – Dano de Ataque diminuído de 74 para 57
  • Dano ao contato: o Krugue Ancião agora causa 3% da Vida máxima do alvo ao contato.
  • Krugue – Vida aumentada de 500 para 650
  • Animação de morte do Krugue Ancião e dos Krugues / Tempo de surgimento dos Krugues menores: 1,3s ⇒ 1s
  • O Krugue Ancião não faz mais surgir 2 Krugues quando abatido e agora faz surgir 4 mini-Krugues
  • 1=2: o Krugue Ancião agora é contado como 2 CM, apesar do acampamento completo ainda contar como quatro CM.

Trevoguaris (Lobos)

  • Grande Lobo Trevoguari – Vida aumentada de 1.200 para 1.600
  • Grande Lobo Trevoguari – Dano de Ataque diminuído de 35 para 30
  • Dano ao contato: o Grande Lobo Trevoguari agora causa 3% da Vida máxima do alvo ao contato.
  • Trevoguaris – Vida aumentada de 480 para 630

Acuâminas

  • Acuâmina Carmesim – Vida aumentada de 800 para 1.100
  • Acuâmina Carmesim – Dano de Ataque diminuído de 20 para 17
  • Dano ao contato: a Acuâmina Carmesim agora causa 3% da Vida máxima do alvo ao contato.
  • Acuâmina – Vida aumentada de 425 para 500
  • Acuâmina – Dano de Ataque diminuído de 10 para 7

Rubrivira

  • Dano de Ataque diminuído de 78 para 66
  • Vida aumentada de 1.850 para 2.300
  • Dano ao contato: o Rubrivira agora causa 5% da Vida máxima do alvo ao contato.

Arauto do Vale

  • Experiência concedida a Campeões em até 600 unidades de distância aumentado de 200 para 300
  • Investida do primeiro Arauto do Vale: Dano diminuído de 2.000 para 1.500, apesar do dano causado ser maior do que esse valor, segundo a Riot.

Aronguejo

  • Tempo de surgimento alterado de 3:15 para 3:30
  • Vida no nível 1 aumentada de 1.050 para 1.550
  • O Aronguejo não tem mais um Escudo.

Novos itens

Além das várias mudanças da jungle, em rotas e também com novos pings, novos itens serão adicionados ao jogo, com alguns retornando após algum tempo de sumiço, como a Lança de Shojin e o Bastão das Eras.

Bastão das Eras

  • Custo em ouro: 3.200
  • Poder de Habilidade: 60
  • Vida: 300
  • Mana: 400
  • Árvore de construção: Catalisador das Eras + Varinha Explosiva + Tomo Amplificador
  • Passivo: esse item ganha 20 de Vida, 20 de Mana e 4 de Poder de Habilidade a cada minuto até 10 vezes, chegando a, no máximo, 200 de Vida, 200 de Mana e 40 de Poder de Habilidade. Com o máximo de acúmulos, recebe um nível e todos os efeitos de Eternidade são aumentados em 50%. (Observação: isso não aumenta o nível máximo de 18)
  • Passivo Único – Eternidade: restaura Mana equivalente a 8% do dano pré-mitigação sofrido de Campeões e Vida equivalente a 20% do Mana gasto, com limite de 15 de Vida por conjuração. Habilidades do tipo ”Alternar” só podem curar até 15 por segundo. A cada 250 de Vida ou Mana restaurados dessa forma, recebe 25% de Velocidade de Movimento que decai por 2s.
  • Passivo Mítico: concede 5 de Aceleração de Habilidade a todos os outros itens Lendários.

Quando evoluído pelo Ornn se torna a Convergência Infinita

  • Poder de Habilidade: 80
  • Vida: 450
  • Mana: 550
  • Passivo Único/Passivo – Eternidade: os passivos são idênticos à versão base

Lança de Shojin

  • Custo em ouro: 3.400
  • Dano de Ataque: 65
  • Vida: 300
  • Aceleração de Habilidade: 20
  • Passivo Único – Força Dracônica: suas Habilidades, exceto a ultimate, recebem 8 (+8% de DdA base) de Aceleração de Habilidade adicional para Campeões corpo a corpo | 6 (+6% de DdA base) de Aceleração de Habilidade adicional para Campeões de ataque à distância, que é reduzida para 4 (+4% de DdA base) de Aceleração de Habilidade adicional para Campeões corpo a corpo e 3 (+3% de DdA base) de Aceleração de Habilidade adicional para Campeões de ataque à distância com efeitos imobilizadores.
  • Passivo Único – Exigência: recebe até 15% para Campeões corpo a corpo e 10% para Campeões de ataque à distância de aumento de Velocidade de Movimento com base na sua porcentagem de Vida perdida (é maximizado quando a Vida estiver abaixo de 33%).
  • Árvore de construção: Espada G.p.C. + Gema Ardente + Martelo de Guerra de Caulfield

Jak’Sho, o Inconstante

  • Custo em ouro: 3.000
  • Vida: 400
  • Armadura: 30
  • Resistência Mágica: 30
  • Aceleração de Habilidade: 20
  • Árvore de construção: Égide da Legião + Gema Ardente + Cristal de Rubi
  • Passivo – Resiliência do Vazio: para cada segundo em combate contra Campeões, recebe um acúmulo que concede 2 de Armadura e Resistência Mágica (máximo de 8 acúmulos). Com o máximo de acúmulos, você se fortalece, drenando instantaneamente cada inimigo ao seu redor em 3% da sua Vida máxima (reduzido a 30% contra tropas e monstros) e aumentando a resistência em 10% até o fim do combate.
  • Passivo Mítico: Concede 5 de Armadura e 5 de Resistência Mágica a todos os outros itens Lendários.

Quando evoluído pelo Ornn se torna o Parasita Silencioso

  • Vida: 550
  • Armadura: 40
  • Resistência Mágica: 40
  • Aceleração de Habilidade: 25
  • Passivo – Resiliência do Vazio: passivo idêntico à versão base

Virtude Radiante

  • Custo em ouro: 3.000
  • Vida: 400
  • Armadura: 30
  • Resistência Mágica: 30
  • Aceleração de Habilidade: 20
  • Árvore de construção: Égide da Legião + Gema Ardente + Cristal de Rubi
  • Passivo – Luz-guia: ao conjurar a ultimate, você Transcende, aumentando sua Vida máxima em 10% por 9s. No estado Transcendido, você e aliados dentro de 1.200 de alcance recebem 15 de Aceleração de Habilidade (exceto ultimate) e se curam em 1% da Vida máxima a cada 3s. Esse valor aumenta em até 100% com base na Vida perdida do Campeão. 60s de Tempo de Recarga.
  • Passivo Mítico: concede 100 de Vida a todos os outros itens Lendários.

Quando evoluído pelo Ornn se torna o Amanhecer Primordial

  • Vida: 550
  • Armadura: 40
  • Resistência Mágica: 40
  • Aceleração de Habilidade: 25
  • Passivo – Luz-guia: passivo idêntico à versão base

Coração de Aço

  • Custo em Ouro: 3.200
  • Vida: 800
  • Regeneração de Vida: 200%
  • Aceleração de Habilidade: 20
  • Árvore de construção: Gema Ardente + Braçadeira Cristalina + Cinto do Gigante
  • Passivo – Devastação Colossal: carrega um ataque poderoso contra um Campeão por 3s enquanto estiver dentro do alcance de 700 dele. O Ataque carregado causa 125 + 6% da sua Vida máxima como Dano Físico adicional, além de te conceder 10% dessa quantidade como Vida máxima permanente. 30s de Tempo de Recarga por alvo.
  • Passivo Mítico: concede 1% de Vida adicional e 6% de tamanho de Campeão a todos os outros itens Lendários.

Quando evoluído pelo Ornn se torna o Leviatã

  • Vida: 1.050
  • Regeneração de Vida: 300%
  • Aceleração de Habilidade: 25
  • Passivo – Devastação Colossal: passivo idêntico à versão base

Atualização dos Itens

A antiga Manopla do Raio de Gelo agora é Manopla dos Glacinatas

  • Custo em ouro: 2.800 ⇒ 3.000
  • Vida: 450 ⇒ 400
  • Armadura: 25 ⇒ 50
  • Resistência Mágica: 25 ⇒ 0
  • Aceleração de Habilidade: 20 (inalterado)
  • Árvore de construção: Brasa de Bami + Manto Anula-Magia + Couraça de Pano ⇒ Fulgor + Gema Ardente + Cota de Malha
  • Passivo – Lâmina Arcana: depois de usar uma Habilidade, seu próximo Ataque é fortalecido com um adicional de 100% de Dano Físico base do DdA e cria um campo congelado por 2,5s. Inimigos que se movem pelo campo sofrem 15% de Lentidão + 0,004% de Vida adicional (metade para usuários de ataque à distância). Seu alvo primário é mutilado, sofrendo uma Lentidão 100% mais forte e tendo o dano reduzido em 10% contra você por 2,5s. 1,5s de Tempo de Recarga.
  • Passivo Mítico: concede 50 de Vida, 5% de Tenacidade e 5% de Resistência a Lentidão a todos os outros itens Lendários.

Quando evoluído pelo Ornn se torna o Punho Congelado

  • Vida: 550
  • Armadura: 70
  • Aceleração de Habilidade: 25
  • Passivo – Lâmina Arcana: passivo idêntico à versão base

Adagas Rápidas de Navori

  • Aceleração de Habilidade: 30 ⇒ 20
  • Passivo ÚNICO – Transcendência: se você tiver ao menos 60% de Chance de Acerto Crítico, seus Ataques reduzem o Tempo de Recarga das Habilidades (exceto da ultimate) em 15% (com base no Tempo de Recarga restante).
  • Passivo ÚNICO – Impermanência: suas habilidades causam até 20% de dano aumentado com base na Chance de Acerto Crítico.

Hidra Raivosa

  • Dano de Ataque: 70 ⇒ 65
  • Passivo Único – Fenda: 60 – 12% de Dano de Ataque total (com base na distância) ⇒ 60% de DdA para Campeões de ataque corpo a corpo e 30% de DdA para Campeões de ataque à distância contra todos os inimigos em volta deles.
  • Passivo Único – Carnívoro: receba 0,6 de DdA e 0,1% de Vampirismo Universal ao abater tropas, e o dobro desse valor ao abater Campeões, monstros grandes/épicos e tropas de cerco. Você acumula até 24 de DdA e 4% de Vampirismo Universal. Você perde metade desses acúmulos ao morrer.

Quimiotanque Turbo

  • Tier do item: Mítico ⇒ Lendário
  • Custo em ouro: 3.200 ⇒ 2.800
  • Vida: 450 ⇒ 500
  • Resistência Mágica: 25 ⇒ 50
  • Armadura: 25 ⇒ 0
  • Aceleração de Habilidade: 20 ⇒ 10
  • Árvore de construção: Brasa de Bami + Couraça de Pano + Manto Anula-Magia ⇒ Gema Ardente + Capa Negatron + Cristal de Rubi
  • Passivo – Reabastecer: o efeito passivo de Reabastecer foi removido

Égide de Fogo Solar

  • Tier do item: Mítico ⇒ Lendário
  • Custo em ouro: 3.200 ⇒ 2.800
  • Vida: 450 ⇒ 400
  • Armadura: 35 ⇒ 50
  • Resistência Mágica: 35 ⇒ 0
  • Aceleração de Habilidade: 20 ⇒ 0
  • Árvore de construção: Brasa de Bami + Égide da Legião ⇒ Brasa de Bami + Cota de Malha
  • Passivo Único – Toque Flamejante: Toque Flamejante foi removido.
  • Passivo – Imolar: o dano de Imolar não aumenta mais em 150% contra monstros.

Presságio de Randuin

  • Custo em ouro: 2.700 ⇒ 3.000
  • Vida: 250 ⇒ 400
  • Armadura: 90 ⇒ 60
  • Aceleração de Habilidade: 10 ⇒ 0
  • Árvore de construção: Carapaça do Vigia + Couraça de Pano + Cristal de Rubi ⇒ Carapaça do Vigia + Cinto do Gigante
  • Ativo – Humildade: causa breve Lentidão de 55% a inimigos próximos por 2s (60s de Tempo de Recarga).
  • Passivo – Resiliência Crucial: Acertos Críticos causam 20% a menos de dano a você.
  • Passivo – Duro como Pedra: reduz o dano sofrido de ataques em até 5 + 0,35%, com limite de 40% do dano do ataque.

Máscara Abissal

  • Custo em ouro: 2.700 ⇒ 3.000
  • Vida: 450 ⇒ 500
  • Mana: 0 ⇒ 300
  • Resistência Mágica: 35 ⇒ 40
  • Aceleração de Habilidade: 10 (inalterado)
  • Árvore de construção: Gema Ardente + Capuz do Espectro ⇒ Catalisador das Eras + Capuz do Espectro
  • Passivo – Eternidade: restaura Mana equivalente a 8% do dano pré-mitigação sofrido de Campeões e Vida equivalente a 20% do Mana gasto, com limite de 15 de Vida por conjuração. Habilidades do tipo ”Alternar” só podem curar até 15 por segundo.
  • Passivo – Destroçar: amaldiçoa Campeões inimigos próximos, reduzindo a Resistência Mágica deles em 5 + 1,2% de Vida adicional (máximo de 25). Para cada inimigo Amaldiçoado, recebe 9 de Resistência Mágica.

Oficialmente, a Pré-Temporada começou na última quarta-feira (16) e vai até o primeiro patch de 2023, quando se inicia a de fato a Temporada.

Veja também: Skins Bênção Invernal chegam ao PBE para Diana, Zilean e mais

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Vitor Ventura

por Vitor Ventura

Publicado em 20 de novembro de 2022 • Editado há quase 2 anos

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