LoL: A resposta competitiva de Varus é Sivir? Entenda a match-up

LoL: A resposta competitiva de Varus é Sivir? Entenda a match-up

O mundo vem testemunhando a campeã que pode ser a solução para o Varus no competitivo do LoL: a Sivir! Contudo, a campeã tem algumas inconstâncias em números e vamos entender o porquê disso.

Sivir é counter do tão temido Varus?

Somando apenas LPL e LCK, as principais ligas do mundo, vimos este embate apenas 8 vezes, sendo destas 5 vitórias do Varus em cima da Sivir. Um detalhe curioso que podemos observar, visando compreender melhor essa matchup, é o caso Gumayusi.

O ADC da T1, além de ser um talento incontestável, ganhou séries estando nos dois lados do confronto. O que podemos notar em cada confronto?

Sendo bem honesto, tudo depende do quão bem você faz o swap. É fato que o ADC, por volta dos 4 minutos no competitivo, vai fazer o swap para o top. Geralmente, nessa match, o swap é feito primeiro pelo bot que tem o Varus, afinal, o campeão de fato sofre pressão pela Sivir.

Por que a Sivir pressiona cedo?

Algo que vamos reparar em ambas as situações é que o suporte da Sivir também é agressivo. Além disso, o nível 1 da campeã, no quesito “limpar wave”, é muito melhor que o do Varus. Por isso, ela pode até perder bastante vida nos níveis 1/2, mas, com a vantagem de minions e tendo um suporte que pode compensar em dano, a campeã vai estar sempre em um bom ângulo na rota.

Tendo o exemplo do Gumayusi enquanto Varus, no confronto contra a KT (jogo 1), aos 04 minutos ambos os ADCs vão base e o Guma está com uma desvantagem de dois minions. Antes, vale reparar como a bot-lane da T1 soluciona a pressão sofrida: bater na Neeko. Afinal, uma vez que uma das suas habilidades pode ser inutilizada pelo E da Sivir, Keria e Gumayusi focam em sangrar a vida do suporte inimigo, tornando a rota bem mais fácil.

Aos 04:28 da mesma partida, temos o Gumayusi já no top enquanto o ADC rival (Deokdam) decide voltar para o bot e não fazer o swap, para manter a pressão. A KT vai tentando criar uma ação no bot com o Xin Zhao, porém o que a T1 faz: coloca o Gumayusi praticamente em x1 com o Sion, com apenas algumas intervenções do Keria. A importância dessa “gameplay solo” é que Guma estava atrás em XP e — se você reparar com atenção — o ADC da T1 pega o nível 4 depois do Deokdam, mas pega o nível 5 antes do ADC da KT (porque a Sivir acaba dividindo alguns XPs com Xin Zhao e Neeko).

O tempo passa e a KT tenta arriscar uma jogada agressiva de dive, e o Keria responde com o teleporte. Agora vamos ver pela ótica do Keria: fora a vantagem numérica que o suporte criou, pelo fato de estar jogando em um 2v1, ele também tem o que vamos chamar aqui de vantagens de barras — mais mana e mais vida.

Somando vantagem numérica e de barras, a T1 tem uma vantagem de Feitiços de Invocador quando a Neeko usa o Curar. Usando portal para um lado e o Doran (Ambessa) usando Flash + R para o outro, a T1 conquista o First Blood. Com isso, lá no top, o Gumayusi pode pegar mais uma wave e dá seu segundo B com 14 minions de vantagem, ou seja, 2 waves na frente.

Sei que parece pouco, mas, graças a essa vantagem, o Gumayusi conseguiu tudo que o Varus precisa: estar na frente e acelerar ainda mais. Essa vantagem de recurso se mantém o jogo todo e, cada vez mais, o Varus é uma questão para todos do outro time, enquanto a Sivir ainda vai levar tempo para escalar. Ela não cumpriu seu propósito.

Qual é a função da Sivir?

Na série desta sexta-feira (15), HLE x T1, foi a vez da T1 deixar o Varus passar para pegar Sivir, porém a ADC junto de um campeão suporte de longo alcance (Bardo) contra a Rell do Delight. Dessa maneira, a T1 está dando counter ADC x ADC e Suporte x Suporte, pressão garantida.

O que vemos abaixo é a HLE aceitando essa pressão e jogando uma moeda para o alto com um gank aos 3 minutos. O gank dá errado — o Flash + W do Xin Zhao não conecta — e a Rell é muito punida junto do Varus, que já sofria pressão naturalmente.

Além disso, o que fica difícil de mostrar em clipe da transmissão oficial, a T1 força o Varus a jogar mais uma wave de vida baixa e, logo após, vai dar B tal qual o Varus. Como vimos no exemplo da T1, o Viper vai direto para o swap, enquanto o Gumayusi pega mais uma wave no bot.

Contudo, o tempo de waves está perfeito: o Doran pode trocar vida para pegar o nível 6 e dar TP no bot quando a wave e o Gumayusi limpou instantaneamente a wave no bot e deu B quando viu o swap. Dessa maneira, o Doran não perde recurso no bot e a bot-lane da T1 chega na wave do top antes mesmo que a bot-lane da HLE crashe a wave.

Apesar de algumas ações — que vão custar a vida do Keria 2 vezes — a T1 consegue, com a pressão do top, fazer duas larvas e queimar grande parte dos feitiços da HLE. O segundo B do Gumayusi é com uma vantagem de 11 minions. O que força até mesmo o Viper a não dar base. Eles conseguem dar dive no Faker, mas deixam o Gumayusi pegar barricada e o Oner pegar dragão.

Eu sei que parece estranho, porém a Sivir está à frente, e bem à frente, em recurso e tempo (turno). Isso faz com que o mapa da T1 esteja na frente (Larva e Dragão), ou seja, perfeito para escalar. A Sivir cumpriu o seu propósito.

É tudo sobre execução, mas não é um counter tão direto

Bom, como pudemos exemplificar no texto, o Varus ainda é aquele monstro no competitivo: chama lutas muito fácil, consegue contornar dificuldades, causa muito dano e é mais simples mesmo. Por outro lado, a Sivir consegue refrear a pressão, mas exige muito uma disciplina do ADC e do time em como e quando vão jogar as lutas, objetivos e o mapa em geral.

Tutsz, em uma entrevista ao Mais Esports, contou sobre a Sivir, e perceba como ele exemplifica a situação de Vastilarva como o ideal, sendo fazer o que a T1 fez — isso que essa série ainda nem tinha acontecido:

No jogo 2, por exemplo, nossa comp era boa pra pegar duas Vastilarvas e recuar, já que eles tinham muito campeão early game e a gente estava de Sivir. Mas acabamos fightando até a morte em situação ruim, o que foi um coin flip desnecessário. Se fosse uma comp pra engajar e fightar sempre, faríamos melhor, mas esse tipo de composição exige mais disciplina — algo que ainda estamos trabalhando.

Para contextualizar, a LTA Sul testemunhou a match-up de Varus contra Sivir em três ocasiões, nas três o Varus ganhou.

Acompanhe a LTA Sul 2025 3º Split

Para não perder nada do que acontece dentro e fora do campeonato sul-americano de League of Legends, basta acompanhar a cobertura completa da LTA Sul 2025 3° split com calendário de jogos, resultados, tabela e outras informações aqui no Mais Esports! 

Caso você queira acompanhar nossa transmissão, não perca a chance de assistir a costream do Mais Esports no YouTube e na Twitch.


Continue depois da publicidade

Imagem: Reprodução/Riot.

Publicado em

Atualizado

Sérgio 'Correslol' Fiorini

Sérgio 'Correslol' Fiorini

Jornalista nos Esports desde 2022. Tropa da Edificação. Jornalismo que incomoda.

Matérias relacionadas

Parceiros
Apenas para maiores de 18 anos, aposte com responsabilidade.
ESTRELA★BET
ApostaGanha
Betfair
Partidas
Resultados
Ultimas Notícias