A prévia do patch 25.T1.4 já nos apresentou alguns ajustes de campeão, mas tem um que chamou a atenção da comunidade do LoL.
A Riot está errando com a Elise no patch 25.T1.4?
Antes de entendermos a reclamação da comunidade, vamos conferir o que a Riot pretende mudar na Elise:
W na Forma Humana:
- Dano base: 60-240 → 60-220
- Multiplicador de AP: 95% → 75%
W na Forma Aranha:
- Velocidade de Ataque bônus: 60-100 → 60-120
- Tempo de Recarga: 10 → 6
- Dano adicional das aranhas: 8-26 → 10-40

Segundo um fã da campeã, existe um grande erro de compreensão nessa mudança, o primeiro é: parece que essas mudanças servem pra nerfar a Elise Suporte, que vem crescendo de prioridade, e incentivar os jogadores a atuar com ela na jungle.
Só que o ponto dele é exatamente que, na verdade, todo esse balanceamento não vai ajudar em nada – caso seja este o plano. Confira a explicação:
Este é um nerf (do W na Forma Humana) é justamente na única habilidade da campeã que escala com ouro. Isso não só atrapalha ela em fazer os campos que precisam de dano em área (Lobos, Galinhas e Vastilarvas), mas ela perde a força de snowball como jungler. E pra suporte, isso tudo bem, já que ela consegue ganhar a lane com o W no nível W e pode só dar roaming. O que torna ela suporte tão boa é que você pode ficar muito atrás e ser um ótimo stun, mas na jungle é terrível ficar atrás e se você não jogar perfeitamente… vai ser um peso no jogo.

Os jogadores de Elise queriam o nerf no multiplicador, mas em troca do aumento do dano base, mas ninguém queria que abaixasse o dano base há um ponto que a Elise *“Glass Cannon” seja menos favorável que a Elise Bruiser.
*Glass Cannon é uma expressão que significa Canhão de Vidro, um campeão que pode explodir qualquer um (como um canhão), mas é frágil em resistências (como o vidro).
Faz sentido a reclamação?
Particularmente, acredito que exista uma forma diferente de interpretar as mudanças na campeã: ao passo que se buffa os danos das aranhas da passiva na Forma Aranha, se acelera o clear da jungle da campeã. Se todos concordamos que o design da Elise exige que ela comece bem o jogo, ela ter o primeiro clear buffado, é um buff pro conceito inteiro.

O buff de scale de Velocidade de Ataque no W Forma Aranha é relativamente inútil mesmo e o nerf se mostra justo ao entender que: se a Elise tem um clear melhorado e um potencial de early game naturalmente alto, se mantiver o escalonamento de AP na Forma Humana ela se torna descontrolada se sair na frente.
Me parece só que eles acertaram um incentivo para você jogar de Elise Jungle, e as mudanças afetam a Elise Suporte em: vai ficar ainda mais inútil no late-game, então use apenas se souber muito bem o que está fazendo. A reclamação é válida, mas me parece que foi uma questão de interpretação.