Flávio Back, a voz marcante e caricata do nosso querido Gragas, nos deixou nesta segunda-feira (25). Sua morte foi confirmada hoje pela Associação Brasileira de Dubladores para a Revista Quem.
Aos 52 anos, o dublador se foi, mas sua voz será eternizada, recheada de referências.
Flávio Back enfrentava uma complicação de saúde nos últimos anos
No Desfoque Podcast, Flávio Back contou ao público que sofria complicações sérias por conta da diabete.
No final de 2022, eu comecei a sentir a minha vista muito embaçada, né? E aí procurei um médico. Por sorte, eu fui ao médico num domingo, onde o hospital estava vazio, e a médica me deu toda a atenção do mundo. E ela falou assim: você está com um problema sério de vista. Começou a fazer exames e, no final do dia, descobriu que eu tinha um problema sério devido à diabete, né? Marcou uma nova consulta com a dona do hospital, a responsável pela oftalmologia. Aí eu fui no dia seguinte e ela falou: a gente tem que marcar umas cirurgias às pressas, porque você vai perder essa visão rapidamente. Então, fui ao final, em novembro ou dezembro de 2022.
Em janeiro, eu já estava operando. Eu estava fazendo um tratamento normal. Comecei a mudar realmente toda a minha alimentação, porque eu, como diabético sem vergonha, achava que só tomar o remédio adiantaria. E hoje eu vejo que não. Sabe como descobri isso? Vou voltar rapidinho. Eu senti uma dor no ombro, que eu tinha batido no… acho que foi no armário lá de casa. Eu bati e senti uma dor no dia seguinte que não passava, e fui ao hospital.
Ele estava internado no Hospital Casa de Portugal, no Rio de Janeiro, por um quadro de celulite bacteriana, resultado da sua diabete em fase avançada.
Para muito além do Gragas…
Flávio não será imortalizado apenas com o seu icônico “vou beber, cair e levantar” do Gragas, mas também com o seu “a minha mãe!”, na voz do personagem Musculoso, do desenho Apenas um Show — ou ainda como XLR8, de Ben 10, personagens do ator Carlos Villagrán (Quico, em Chaves) na série Chapolin, ou o personagem Charles Boye, de Brooklyn Nine-Nine.
A Associação Brasileira de Dubladores, em nota, desejou forças aos amigos e familiares do dublador:
Seu legado, sua carreira e sua história na dublagem permanecerão para sempre vivos! Sua voz está eternizada dentro de cada um de nós e de cada personagem que, hoje, falará por ele.
O Mais Esports também deseja forças e condolências à família e amigos de Flávio.








