Na noite desta terça-feira (8) o ex-jogador profissional e atual influenciador da paiN Gaming, Kami, teve áudios publicados em que faz comentários xenofóbicos sobre o nordeste, durante a apuração das eleições para presidente do Brasil. A publicação foi feita por Gustavo Rodrigues, seu ex-namorado.
Entenda o caso
Inicialmente, Gustavo expôs problemas de relacionamento com Kami, com vários prints das suas conversas com Kami.
No fim da publicação, ele fez o seguinte comentário: “Essa é pra falar e provar o que todos sabem mas ninguém tem coragem de falar, e desmentir as coisas que ele anda falando por aí, inclusive pra pessoas que ele considera amigos, o último é realmente triste.“, acompanhado de prints que o apoio de Kami ao candidato Bolsonaro.
Essa é pra falar e provar o que todos sabem mas ninguém tem coragem de falar, e desmentir as coisas que ele anda falando por aí, inclusive pra pessoas que ele considera amigos, o último é realmente triste. pic.twitter.com/VNyq99KRR1
— Gus (@gusthienx) November 9, 2022
Após esse tweet, Gustavo também publicou um áudio com falas xenofóbicas de Kami, enquanto o mesmo acompanha a apuração da eleição para presidente do Brasil.
Bolsonaro, fora Lula! […] Estou torcendo para o Bolsonaro justamente pelo Twitter sendo a favor do Lula, um monte de gente que eu não gosto votou no Lula, lixos. “Se o bozo ganhar de novo eu me mato”, ó tadinha, “Se o bozo ganhar eu vou embora deste país”, ó que pena. […] Eu não entendo, Nordeste é a região mais pobre, só tem miséria e vota no Lula. Teve 14 anos de Lula e continua na pobreza, miséria e votando no Lula, não dá para entender. […] Esses Nordestinos burros votando no Lula
mais um pouquinho de quem é realmente essa pessoa. pic.twitter.com/FqtP0BGQ7e
— Gus (@gusthienx) November 9, 2022
Posicionamento do Kami
Pouco depois da publicação, Kami abriu uma live para explicar as suas falas. O influenciador da paiN admitiu que realizou uma fala xenofóbica, mas disse que foi em um contexto de piada.
A primeira coisa que eu preciso falar é, lógico, pedir desculpas pela minha frase/piada sobre o Nordeste, foi extremamente infeliz, uma piada xenofóbica, uma frase xenofóbica em contexto de piada. Está errado, não ta certo de forma alguma, mas eu não sou xenofóbico, eu fiz uma piada em um contexto jocoso, foi uma piada infeliz e xenofóbica, mas eu não sou xenofóbico e vou dormir a noite tranquilo por dois motivos: eu sei que não sou xenofóbico, sempre fui extremamente bem recebido no nordeste a minha vida inteira, porque faz mais de um ano que eu venho sido ameaçado psicologicamente por uma pessoa, e hoje isso acabou. Eu não preciso expor nada sobre um relacionamento que já acabou há oito meses e eu continuei sofrendo por ele. Não é vitimismo, eu só estou querendo dizer que, independente do que aconteça depois de hoje, eu não sou xenofóbico, reforço isso, e eu precisava fazer essa live para dizer a vocês, independente do que aconteça depois de hoje, se eu tiver que perder tudo na minha vida e morar no mato, estou feliz porque saiu um peso da minha cabeça.
Kami continuou falando sobre a exposição que ele teve por seu ex-namorado:
[…] Eu tenho certeza que a pessoa que fez isso não foi por preocupação com o nordeste ou algo do tipo, mas sim porque ela queria me destruir na internet por um relacionamento tóxico de ambas as partes. Eu estava em Recife na semana passada, fiquei seis horas tirando fotos com a galera de Recife. Eu tava mais uma vez extremamente feliz de estar encontrando com vocês, e eu sempre vou ser extremamente grato a todos vocês que estiveram comigo, seja no nordeste ou em outros lugares.
Eu não tenho como mostrar para vocês que não sou xenofóbico apenas com uma frase, mas posso mostrar para vocês que durante toda a minha carreira eu fui jogar no nordeste, fiz eventos no nordeste, fui extremamente bem recebido e amo o nordeste, mas fiz uma piada extremamente infeliz. Joguei com nordestinos, tenho amigos nordestinos e nunca os maltratei de forma alguma errada, ou que desse a entender que sou xenofóbico, e não sou.
No fim da sua transmissão, Kami ressaltou que sobre a parte de relacionamento com Gustavo, foi mostrado “apenas um lado da história”, mas que ele não iria expor nada do seu lado ao público, que isso deveria ser resolvido de outras formas.
Repercussão das falas de Kami nas redes sociais
As falas de Kami repercutiram nas redes sociais e entraram nos assuntos mais falados no Twitter na noite da terça-feira (8). SirThulio, ex-companheiro de equipe de Kami, disse estar “decepcionado” com as falas do influenciador:
Um dos poucos orgulhos que eu tenho na vida é ser nordestino, ver e escutar essas coisas de uma pessoa que eu tanto admirava me deixa bastante triste e decepcionado.
— SirThulio (@SirThulio) November 9, 2022
Samira Close, famosa streamer do cenário, também se pronunciou sobre o caso durante sua transmissão:
O Kami é uma pessoa que para o cenário LGBTQIA+ nunca fez muita coisa. Se ele tá falando que nordestino é miserável, que passa fome… papi: eu sou a Samira Close e sou nordestina, cearense e ano passado estava sendo homenageada no Game Awards, fui homenageada como Drag queen gamer
“Kami morreu pra mim pelas bizarrices que ouvi nos áudios. Ao mesmo tempo, repudio pra caralh* a atitude do ex dele de gravar conversa íntima se preparando para um exposed“, escreveu o streamer Daniels:
kami morreu pra mim pelas bizarrice que ouvi nos audios
ao mesmo tempo repudio pra caralho a atitude do ex dele de gravar conversa intima se preparando pra um exposed.
sei lá situação bizarra pros dois lados preferia não ter lido nada e dormir bem burrinho 🥰🥰 https://t.co/339bUeMB5A
— Dan (@Danielsmarconn) November 9, 2022
Nerissa, streamer famosa que já fez diversas transmissões e vídeos com Kami, disse estar decepcionada: “não sei nem o que falar“.
— nerissa 🏺 (@ninfanerissa) November 9, 2022
Posicionamento da paiN Gaming
A paiN Gaming se pronunciou sobre o caso e afastou Kami por dento indeterminado:
A paiN Gaming reforça que não compactua com nenhum tipo de comportamento preconceituoso de seus jogadores, streamers e colaboradores. Por isso, decidiu pelo afastamento, por tempo indeterminado, de Gabriel “Kami” Bohm de suas funções na organização e com os patrocinadores.