Logo do Mais Esports
Notícias
Campeonatos
Outros
Entrar
Feedback
Mais Esports

LoL: brTT, Robo e Von falam sobre o Flamengo no 2° split do CBLoL

League of Legends

O Flamengo eSports faz seus últimos ajustes para estrear bem no 2º Split do CBLoL 2019. A equipe Rubro-Negra não trouxe nenhuma novidade para esta etapa, e o foco é um só: ser ainda melhor que no split passado, sendo campeão.

O Mais Esports falou com exclusividade com Leonardo “Robo” Souza, Felipe “brTT” Gonçalves, além do técnico Gabriel “Von” Barbosa, na última quarta-feira (29). Eles nos contaram sobre os planos para a próxima etapa, além das equipes que vem fortes para concorrer ao título.

Nós também conversamos com o Flanalista. Confira!

Von, o Flamengo não trouxe nenhum reforço para o 2º Split, mantendo a mesma equipe e a mesma comissão técnica. Por que essa escolha?

Acreditamos no potencial de cada jogador e cada membro da comissão técnica. Nós sempre conversamos sobre trazer  reservas e quem podemos trazer para agregar, mas no fim, acabamos optando por não fazer nenhuma contratação. Se fossemos fazer algo, seria para trazer algum reserva, mas a gente acredita nessa lineup.

Já que vocês não trouxeram nenhum reforço, o que o Flamengo está fazendo de diferente para esta segunda etapa do CBLoL?

Quando olhamos para o que deu errado, teve muita coisinha de mindset, mas também de treino, a forma que treinamos, a forma que evoluímos, a forma que vemos o jogo para o cenário brasileiro, como usamos o campeonato para evoluir… Vamos mudar principalmente nesses aspectos, porque não adianta fazer uma campanha com 20 vitórias e perder na final. Ninguém se lembra de como foi a Fase de Pontos.

Então vamos ver a forma que levamos o campeonato como um todo e o mindset, para evoluir.

Quais outros times você vê como os principais concorrentes ao título contra o Flamengo?

Acredito que a INTZ virá um pouco fragilizada. Acho que o MSI deve ter trazido alguns problemas internos, não sei ao certo. É muito cedo para julgar, a única coisa que sabemos são os resultados de treinos, além das expectativas. Por exemplo, a paiN veio forte, mas trouxeram o Yang que vai ser uma adição muito boa para eles.

Então acredito que a paiN, talvez a KaBuM… Eu não sei como vai ser a comunicação deles com o coreano, afinal, são quatro brasileiros e um coreano. Se eles conseguirem se adaptar bem com o inglês eles podem vir como fortes candidatos. Diria então, KaBuM e paiN.

Como você bem lembrou, o Flamengo teve 20 vitórias na Fase de Pontos, venceu a semifinal mas perdeu a final para a INTZ. O que você tira de lição disso tudo?

Eu refleti muito sobre o meu trabalho. Principalmente “o que eu posso fazer de melhor para não deixar isso acontecer de novo” ou como eu posso ajudar mais o meu time”, ou fazê-los evoluir melhor e analisar o outro time, para conseguir agregar mais ao meu time. Esse é o principal.

Se eu conseguir fazer isso, acho que consigo tirar o máximo de cada jogador.

Durante a Fase de Pontos no split passado, cheguei a te perguntar sobre como o Flamengo iria se portar em séries mais longas, já que estava vencendo bem as partidas unicas. Perder a final para a INTZ, acendeu uma luz amarela para como o Fla se comporta em séries longas?

Eu lembro dessa pergunta, e minha resposta foi que estávamos confiantes no resultado em séries. Acho que o problema da Md5 foi que não conseguimos nos adaptar ao que eeles estavam fazendo. A gente sempre fazia um jogo bom em Md1, e a primeira partida contra a INTZ mostrou bem isso.

Como falei antes, eu refleti sobre como a comissão técnica pode ler melhor e apoiar melhor os players e conseguir ajudá-los de forma mais efetiva numa série longa, principalmente isso. Saber o que falar para manter os players com a cabeça no lugar para dar o melhor suporte durante a série.

Robô, uma das maiores contratações dessa janela foi o Wizer, que chegou na KaBuM. Como você vê a chegada dele e você se sente pronto para enfrentar um coreano na sua lane?

Ele deve ser muito bom, ele era reserva de uma equipe da LCK. Não tenho muito o que falar sobre ele, nós treinamos bem pouco com a KaBuM, mas, pelo que percebi, ele é muito bom de Irelia, algo como se fosse o Jisu com Ryze na época. Ele é realmente muito bom com o campeão, não sei os outros champs dele, mas ele com certeza deve ser um ótimo jogador, por ter um nível de LCK.

Qual foi a  maior lição que você tirou no seu primeiro split pelo Flamengo?

A maior lição foi de sempre respeitar o outro time, sempre ter uma preparação contra ele. Na Fase de Pontos nós fomos muito bem, mas acabou que não treinamos outros estilos de jogo, e na final acabou pesando isso, fora que não nos preparamos tão bem. Então essa é a maior lição que eu tiro para o próximo split.

Como foram suas férias do 1º para o 2º Split? Você continuou treinando ou descansou?

Eu fiz um pouco de tudo nessas férias. Eu pratiquei, descansei, saí, vi amigos que há muito tempo não via, fiquei com a minha família, basicamente fiz um pouco de tudo. Tudo isso para voltar com tudo para o 2º split, já que não vamos ter nenhum fim de semana livre por dois meses, agora é foco 100% e só pancada.

Tem algum time que você está animado para jogar contra?

Eu estou muito animado para jogar contra a KaBuM, é um desafio novo por ter um top laner novo no Brasil, principalmente por ser da Coreia. A paiN to tranquilo de enfrentar, então só a KaBuM mesmo.

brTT, o time do Flamengo não mudou para o 2º split. Isso mostra que vocês confiam muito no elenco montado?

Com certeza. Mesmo a gente perdendo a final, demonstramos ser um time muito forte, principalmente nos pontos corridos, já que perdemos só um jogo. Isso mostrou que só falta trabalharmos mais o conjunto mesmo, e consertar esses pequenos erros que conseguimos analisar em partidas Md5, porque em Md1 não tivemos problema de adaptação.

Conseguimos ver que o problema não é nenhum jogador, nem nada do tipo, e sim o jeito que estávamos trabalhando.

A maioria dos times fez contratações, umas mais ousadas que outras, mas teve alguma equipe que chamou mais sua atenção?

A mudança que mais chamou minha atenção foj da KaBuM. Eles mantiveram os pilares do time, o Ranger e o Dynquedo, e trouxeram jogadores muito bons, o Top Laner e a Bot Lane. Acho que vieram para somar muito, acho que vão vir forte para o 2º split e vamos ter que ficar ligados.

Quem voltou para o CBLoL esse split foi a paiN, sua ex-equipe. Como você está se sentindo por enfrentar eles de novo? Estava com saudades de enfrentá-los?

É sempre bom jogar contra a paiN, agora que eles estão de volta…Eu tenho um carinho muito grande pela torcida também, pelo tempo que passei lá, sempre tive muito apoio. infelizmente, dessa vez, vou ter que deixá-los um pouco tristes, mas é sempre bom enfrentar um time com uma torcida tão grande assim.

Você mencionou a derrota do Flamengo para a INTZ na final. Apesar disso, você acredita que o Fla vem como favorito para o 2º Split?

Difícil falar que somos favoritos, principalmente depois de tantas mudanças dos times, times que subiram do Circuito que estão muito fortes, a paiN também… Prefiro não falar nada de favoritismo ainda, vamos deixar o decorrer do campeonato e aí comentamos sobre isso.

Você falou anteriormente da KaBuM, que vocês tem que ficar espertos com eles. Mas, quem mais você acredita que vem forte para esse CBLoL?

A KaBuM tá vindo forte. Não sei como a paiN está vindo, mas acredito que fortes também. O Tin está numa fase muito boa, tiveram a contratação do Yang, o Minerva está jogando muito bem. Acredito que KaBuM, paiN… talvez Redemption. Não sei como a Bot Lane deles vai se sair, mas os jogadores em si são muito bons, então esses três times.

O Flamengo estreia no 2º Split do CBLoL enfrentando a paiN Gaming, na partida inaugural do torneio, à partir das 13h.

Vitor Ventura

por Vitor Ventura

Publicado em 31 de maio de 2019 • Editado há mais de 6 anos

Matérias Relacionadas
League of Legends
CBLOL 2026: Vivo Keyd Stars fecha a contratação de suporte sul-coreano, diz site
League of Legends

CBLOL 2026: Vivo Keyd Stars fecha a contratação de suporte sul-coreano, diz site

Segundo o portal Sheep Esports, Loopy está perto de ser anunciado como novo suporte da Vivo Keyd Stars para o CBLOL 2026.

Há 14 horas
League of Legends
CBLOL 2026: Trymbi deixa a Vivo Keyd Stars e acerta com time da LEC, diz site
League of Legends

CBLOL 2026: Trymbi deixa a Vivo Keyd Stars e acerta com time da LEC, diz site

Segundo o portal Sheep Esports, Trymbi está de saída da Vivo Keyd Stars e pode retornar à LEC na temporada 2026.

Há 1 dia
League of Legends
CBLOL 2026: LOUD tem ADC ex-LCK como opção para o lugar de Route, diz site
League of Legends

CBLOL 2026: LOUD tem ADC ex-LCK como opção para o lugar de Route, diz site

LOUD avalia opções no mercado para reforçar sua posição de AD Carry visando o CBLOL 2026.

Há 1 dia
League of Legends
LoL: Kayn, Orianna, Anivia… brasileiros possuem nomes de campeões do jogo
League of Legends

LoL: Kayn, Orianna, Anivia… brasileiros possuem nomes de campeões do jogo

Segundo o IBGE, diversos brasileiros têm nomes de campeões de LoL — e bem longe dos convencionais — como Gragas, Rammus e Orianna.

Há 1 dia
League of Legends
LoL: Você se lembra quando um personagem morreu na história do jogo?
League of Legends

LoL: Você se lembra quando um personagem morreu na história do jogo?

Tivemos uma animação cinemática que contou com uma morte significativa na história do jogo, mas você se lembra de quando isso afetou o jogo?

Há 1 dia
League of Legends
LoL: É o GOAT! Brasil tem 59 pessoas com o sobrenome Faker
League of Legends

LoL: É o GOAT! Brasil tem 59 pessoas com o sobrenome Faker

Segundo dados do IBGE, 59 brasileiros possuem o sobrenome Faker — nome que ficou famoso mundialmente devido ao astro do League of Legends.

Há 1 dia

























Próximas Partidas
Últimas partidas
Campeonatos Atuais