Com as mudanças do patch 12.15 de LoL, as prioridades na soloQ mudaram e agora novos campeões estão sendo os preferidos dos jogadores para subir de Elo. Em parceria com a IZZI, o Mais Esports preparou algumas indicações de campeões para você carregar suas partidas na soloQ durante o patch 12.15.
A IZZI é uma plataforma que busca te ajudar a evoluir no LoL e traz vários conteúdos gratuitos, entre eles a análise da sua conta, ranking valendo RP, dicas de builds e runas para campeões, entre outros.
Melhores campeões do patch 12.15 de LoL para subir de elo
As indicações foram feitas por Brucer, ex-jogador profissional e campeão do CBLOL, e F0ky, um dos treinadores da plataforma que já deu aula para mais de 500 alunos!
Para cada rota eles escolheram alguns campeões que estão se destacando no patch 12.15 de LoL. Abaixo, deixamos um resumo do porquê tais personagens aparecem entre os mais fortes no momento. Clique em uma das rotas para ser direcionado aos textos dos campeões.
- Top – Olaf, Darius, Kennen, Sejuani e Shen;
- Jungle – Lee Sin, Rek’sai, Diana, Fiddlesticks, Bel’veth e Master Yi;
- Mid – Vex, Sylas, Ahri, Zed e Swain;
- ADC – Sivir, Twitch, Draven, Samira e Nilah;
- Support – Amumu, Taric, Renata Glasc, Bardo, Pyke, Leona e Janna;
Top Lane
Olaf
Desde o “rework” do Olaf é um campeão que as pessoas não entendem como jogar contra, por ter uma Fase de Rotas muito forte. No patch 12.13 teve um nerf na regeneração de vida, mas ganhou um buff de Velocidade de Ataque na passiva e no dano do Q.
No level 3 possui um All In muito forte e 90% dos Top Laners não trocam, principalmente se não estiver com pouco vida. Atualmente tendo algum conhecimento sobre o campeão vale a pena dedicar-se e jogar bem agressivo para subir de elo nessa Atualização.
Darius
Um dos picks mais fortes da Top Lane atualmente, extremamente opressor contra as matchups atuais. E muito forte no meta da durabilidade por conta do seus resets, dano verdadeiro e uso do feitiço de invocador Fantasma
Menções honrosas:
- Kennen: Ficou forte após buffs no seu W e R, dá mais dano e impacta mais nas lutas devido à ult;
- Sejuani: Escolha sólida na Fase de rotas, tem sinergia com campeões corpo a corpo que estão no meta da Jungle. Veja as builds e runas da campeã;
- Shen: de fácil execução, tem uma rota segura e presença global forte, o que ajuda os aliados. Veja as builds e runas do campeão;
Jungle
Lee Sin e Rek’Sai
A proposta dos 2 campeões são bem parecidas, e ambos exigem uma mecânica em dia (Rek mais que a Rek’sai). Quando você estiver jogando eles, é importante focar bastante em ganks e pegar as vantagens para você, sempre ter a mentalidade de pegar a kill e carregar o jogo.
De Rek’Sai você pode fazer a build de Letalidade que leva a Garra do Espreitador, enquanto que de Lee Sin é bom o Hemodrenario, um item que dá mais sustain e ainda causa bastante dano.
Diana
Após todas as Atualizações de campeões e nos itens, a Diana resistiu a tudo isso e ainda moldou-se ao meta. Com uma excelente limpeza da Selva e a itemização de tanque com o Dente de Nashor, prova-se extremamente competente nas partidas.
Fiddlesticks
Após o buff na Atualização 12.15, Fiddle subiu de prioridade para as ranqueadas. Com uma limpeza da Selva extremamente rápida e um impacto gigante ao alcançar o level 6. Com muitos controles de grupo e uma presença de teamfights forte, Fiddlesticks é top 3 caçadores no meta atual.
- Veja as builds e runas do Fiddlesticks
Menções honrosas
- Bel’Veth: Boa limpeza da jungle, tem controle de grupo e consegue ganks cedo no mapa. Também escala bem e é boa para carregar partidas;
- Master Yi: Recebeu buffs consideráveis e nerfs pouco impactantes. É fácil de jogar e tem uma limpeza de jungle fácil, só é necessário acertar bem o tempo do Q para desviar de habilidades;
Mid
Vex
É um Mid Laner quase completo, faltando só ter algum escape ou avanço. Ela tem uma Fase de Rotas bem forte que consiste em trabalhar bem a barra de Temor para ganhar trocas ou facilitar ganks. O importante de Vex é acertar o R – Onda Sombria conseguindo os resets.
Há 2 maneiras de jogar, podendo ser o engage primário nas lutas com a Ultimate (pouco recomendado) ou esperar a luta começar e utilizar a Ultimate como sequência (mais recomendado por ser mais fácil). Lembre-se, após acertar a Ultimate, combe para estourar o alvo o mais rápido possível, resetando a habilidade.
Sylas
Sylas atualmente está bem forte, porém possui dificuldades em matchups contra campeões à distância. Dica fácil e rápida para sofrer menos agressões é upar o Q no level 1 e farmar de longe, habilitando ganks do seu Caçador. Caso consiga contar com a ajuda dele, a melhor escolha é buscar All In depois que voltar da Base.
Escolha Sylas caso tenham Ultimates boas no jogo. A itemização de Glacieterno é importante, dando um controle de grupo além das habilidades, facilitando o acerto do E – Evasão / Abdução.
Outra dica importante é jogar agressivo e dar Roaming, pode utilizar o Teleporte ou Incendiar. Com o Teleporte os Roamings são mais fáceis e acaba não perdendo minions, já o Incendiar é focado para abates sozinhos e ganhar a Fase de Rotas.
- Veja as builds e runas do Sylas
Ahri
Ahri é uma campeã excelente pela versatilidade que fornece para a partida. Com uma itemização com controle de grupo, o meta de campeões de baixo alcance torna a Ahri extremamente forte e chata de lidar.
Após os buffs do reset do R -Ímpeto Espiritual e o Dano Verdadeiro do Q – Orbe da Ilusão, ela se tornou mais letal que grande parte dos outros campeões na Mid lane após o patch de durabilidade.
Menções Honrosas
- Zed: Ele teve mudanças nas últimas atualizações, mas a da 12.15 o deixou extremamente forte. No entanto, é um campeão que exige mais conhecimento, pois conta com uma mecânica difícil;
- Swain: Se beneficiou do meta de durabilidade, principalmente por conseguir usar bem sua Ult com os campeões corpo a corpo (que estão mais presentes).
ADC
Sivir
Após o “rework” da campeã, fez a Sivir de Crítico ser mais forte que a Letalidade. Com a opção de “pular” a Fase de Rotas contra matchups mais difíceis e itemizar a Abatedora para escalar, torna-se extremamente forte no Pico de Força de 2 ou 3 itens
Ela tem dano contínuo com Ataque Básicos e o W – Ricochete para resetar o tempo dos hits, além do novo esteróide de Velocidade de Ataque. Com o E – Escudo de Feitiços não devolvendo mais Mana, a Runa – Presença de Espírito é uma escolha importantíssima para a campeã.
- Veja as builds e runas da Sivir
Draven
Quando Atiradores de escalonamento aparecem, automaticamente o Draven volta ao meta, além do HotFix do 12.10. Campeão fortíssimo para forçar jogadas no Começo do Jogo e habilitar Bolas de Neve nessa parte do jogo passando o trator na partida inteira.
Twitch
Twitch está extremamente forte nessas últimas Atualizações e tem boa sinergia com a Espada do Rei Destruído nesse meta da Durabilidade. Com sua invisibilidade, ele consegue encontrar adversários que estejam em posições ruins e, se necessário, persegui-los graças à Espada do Rei Destruído.
- Veja as builds e runas do Twitch
Menções Honrosas
- Samira: Após o level 3 tem muita pressão de abates em quase qualquer ADC do meta atual. Traz um bom poder de escalonamento e é boa para enfrentar a Sivir. VEja as builds e runas da campeã;
- Nilah: Tem um all in muito forte, principalmente no level 6. Ganha níveis mais rápido, porém é mais dependente do suporte e de saber se portar na lane, já que seus ataques possuem pouco alcance. Veja algumas dicas para jogar com a campeã;
Suporte
Amumu
Após a Atualização 12.12 e aliado ao meta da Durabilidade, fizeram os jogadores olharem com bons olhos para Amumu. Com controles de grupo constantes e uma itemização com excelente custo x benefício.
Em um meta com Atiradores e Magos de baixo alcance, tornou Amumu uma excelente escolha para a posição de Suporte na SoloQ. Além de suas forças na Fase de Rotas com pressão de abates e múltiplos controles de grupo.
Taric
Em uma meta de Durabilidade, Taric aparece como opção mais duradoura ainda com o R – Resplendor Cósmico. Possui sinergia com muitos Caçadores corpo a corpo do meta, usando como escada para conectar seu controle de grupo do E – Deslumbrar, além da sinergia com Atirador de baixo alcance como Samira e Nilah.
Renata Glasc
Em um meta cercado de campeões corpo a corpo e com mecânicas de engage focadas em mobilidade, mostra-se competente para reverter lutas com seu R – Aproximação Agressiva.
Possui uma Fase de Rotas forte, com punições à distância com E – Programa de Fidelidade e pressão de abates com o Q – Negocio Fechado, além de contar com a sobrevida a seus aliados com o W – Empréstimo, conseguindo reverter jogadas ruins.
Menções Honrosas
- Bardo e Pyke: Campeões excelentes para roaming, ajudando a deixar outras rotas fortes. Enquanto Bardo se destaca pelo seu kit forte para iniciações, Pyke tem um grande poder de execução dos inimigos.
- Leona: Muito controle de grupo e tem boa sinergia com vários dos atiradores que estão fortes atualmente;
- Janna: Uma boa opção de proteção, principalmente por ser boa para desengage em um meta cercado de campeões focados em engage;
Suba de elo muito mais rápido com a IZZI
Além de um vasto conteúdo gratuito, a IZZI ainda possui planos pagos para a sua evolução no League of Legends. São disponibilizadas mais de 100 aulas exclusivas, gravadas por alguns dos maiores nomes do cenário brasileiro. Você ainda ganha uma sessão de coaching individual por semana com um coach Grão Mestre.
Se você não subir pelo menos quatro divisões em até seis meses, a IZZI devolve o seu dinheiro! Saiba mais sobre os planos disponíveis.