×





×





×





×





×


Logo MaisEsports
Notícias
Campeonatos
Outros
Mais Esports

LoL: CEO da Leviatán conta como a falta de histórias gerou o fim da LLA

League of Legends

Para entender melhor a repercussão das mudanças no competitivo em 2025, o Mais Esports entrevistou o CEO da Leviatán, Fernando Diez. A organização faz muito sucesso no Valorant, por ter o brasileiro Aspas, mas também atua na liga de LoL: a LLA.

O CEO contou como a “falta de histórias” gerou o fim da liga. Confira a entrevista na íntegra:

CEO da Leviatan conta como a falta de histórias gerou o fim da LLA

O CBLOL, seja de fato o mais disputado de todos os tempos ou não, é um ótimo contador de histórias e narrativas. Criando personagens e motivos para acreditar, mesmo com a frequência de resultados e isso impacta na crescente de visualizações.

Por outro lado, os hermanos da LLA sofrem com a queda de espectadores, e o CEO da Leviatán contou quais podem ser os motivos disto. Confira:

O interesse do público caiu e dei muitas razões que podem ser de muitos anos atrás ou de agora, mas para mim os pilares são a falta de resultados internacionais que desmotivam muito as pessoas que não conseguem esses bons resultados.

E então, acho que é um trabalho que não tinha tanto da parte dos times quanto da Liga, que é criar histórias, criar narrativas que torne interessante (assistir) além do resultado. Como gerar conteúdo depois do time perder, histórias de vida, como gerar rivalidades, como você gera mais interesse do público se as coisas vão bem ou mal, e obviamente quanto melhor o time está, melhores métricas vamos ter.

Mas, além disso, que história você está contando e isso também tem nos afetado pelo fato da Liga ter tido muitos times desistindo. De oito, sempre algum time desiste. Nesse caso, alguns times desistiram este ano, então isso também dificulta para o público criar laços com um time e sempre acompanhá-lo, que o público forme uma torcida, acompanhe sempre e sempre uma equipe que fez um péssimo trabalho, que saiu da Liga endividada, ou seja, as pessoas também os amam por causa das histórias, mesmo com uma má gestão.

Houve times com algumas falhas da organização, mas tudo isso também é incentivado pela falta de resultados lá fora, são poucas as equipes, como você diz, que gerenciam muito a sério.

A Estral, por exemplo, gerencia muito bem porque tem Josedeodo, que movimenta um grande público pelos resultados e pela história que tem, mas está faltando tanto em desempenho regional, quanto em contar histórias melhores.

Foto: Reprodução/Riot Games

Fernando também conta como recebeu a notícia das mudanças de 2025

A gente ficou sabendo um pouquinho antes da notícia sair oficialmente, mas sabendo como estava a operação da LLA, em geral, a gente já esperava mudanças na liga, então assim: me surpreendeu, mas não tanto, porque a LLA de fato não estava funcionando como deveria, e obviamente minha surpresa foi maior para o caso do Brasil, principalmente porque eu não sabia que funcionava tão bem (o CBLOL), com uma visualização altíssima, às vezes era 10 ou até 15 vezes maior que a da LLA.

Então, entendo a surpresa e a crítica que vi da comunidade brasileira, mas da perspectiva da região latino-americana, que fala espanhol, eu acho que era algo necessário, algo super necessário, não estava sendo muito viável e sustentável o ecossistema da LLA.

A notícia das mudanças pode desmotivar os jogadores do atual split da LLA?

Não, eu acho que é uma motivação total, primeiro porque é o último split e a Leviatan nunca ganhou na LLA, estamos apenas há um ano na liga, então não temos muito tempo, mas queremos ganhar o nosso último split. É uma motivação tanto para as orgs como para os jogadores, por ser um dos times que ficam tanto na conferência norte quanto na sul, e os jogadores que se destacarem também serão escolhidos para jogar na liga.

Então, eu acho que é o completo contrário de uma desmotivação, é, na verdade, uma super motivação para criar um legado, deixar a história de quem foi o último campeão da LLA e que jogador está a altura do próximo desafio. De seis equipes na LLA, teremos apenas duas vagas garantidas, uma no Norte e uma no Sul, e com certeza terá uma seleção natural dos jogadores, então eles vão ter que dar o máximo deles para demonstrar que estão prontos para o que vem aí.

Vale destacar que também apuramos os bastidores do cenário brasileiro após o anúncio das mudanças, e muitos jogadores também buscam levar esse split como “motivação”. Além disso, veja a nossa matéria e vídeo dos jogadores do CBLOL comentando as mudanças no competitivo para 2025.

Fernando Diez, CEO da Leviatán
(Foto: Reprodução/Redes Sociais)
Sérgio Fiorini

por Sérgio Fiorini

Publicado em 02 de julho de 2024 • Editado há 18 dias

Matérias Relacionadas
League of Legends
LCK 2024: T1 perde sua partida terceira seguida e se complica na tabela
League of Legends

LCK 2024: T1 perde sua partida terceira seguida e se complica na tabela

A T1 perdeu sua terceira partida consecutiva na LCK 2024 e se vê em situação extremamente complicada na competição.

Há 7 horas
League of Legends
CBLOL 2024: Na 15ª rodada, RED ganha a paiN e LOUD garante playoffs!
League of Legends

CBLOL 2024: Na 15ª rodada, RED ganha a paiN e LOUD garante playoffs!

A 15ª rodada do CBLOL 2024 chegou ao fim e junto dela a invencibilida da paiN Gaming. A LOUD está matematicamente classificada para os playoffs!

Há 10 horas
League of Legends
LCK 2024: Showmaker freguês do Chovy? Confira os números
League of Legends

LCK 2024: Showmaker freguês do Chovy? Confira os números

O Chovy venceu o Showmaker neste sábado, mas isso significa uma freguesia sem tamanho que já vai completar aniversário!

Há 12 horas
League of Legends
CBLOL 2024: RED neutraliza sequência de vitórias da paiN
League of Legends

CBLOL 2024: RED neutraliza sequência de vitórias da paiN

A RED Canids conseguiu neutralizar a sequência de 10 jogos sem perder da paiN Gaming e trazendo um pick "diferente" no mid!

Há 13 horas
League of Legends
Resposta LoLdle hoje – 20 de julho: veja todas as soluções do dia
League of Legends

Resposta LoLdle hoje – 20 de julho: veja todas as soluções do dia

Confira a resposta LoLdle hoje, dia 20 de julho. O mini-game de LoL traz diversos desafios de adivinhação do League of Legends.

Há 20 horas
League of Legends
Modo Enxame PVE no LoL: Não pegue os Cartões de Acesso de uma vez
League of Legends

Modo Enxame PVE no LoL: Não pegue os Cartões de Acesso de uma vez

Quer uma dica para os modos mais difíceis do Modo Enxame, o novo PVE do LoL: Não pegue os Cartões de Acesso!

Há 1 dia

















































Campeonatos Atuais