Em elos mais altos “dar dodge” na seleção de campeões é mais comum do que se imagina. A mecânica consiste em sair do jogo durante a escolha de campeões, e os motivos para isso podem ser diversos: o time inimigo está melhor; baniram o campeão de alguém; não quer jogar com determinada pessoa; “trollagem”.
Já faz um tempo que a Riot está de olho nisso, por isso a empresa implementará um novo sistema de punição para o dodge no patch 11.15, que chegará no dia 21 de julho. A mais severa delas irá tirar 10 de PDL do jogador que fazer isso 3 vezes ou mais por dia, além de aplicar uma restrição de 12 horas sem poder buscar fila.
Quantidade de dodges nos elos altos
A Riot realizou um monitoramento para descobrir a quantidade de dodges que são dados a partir do elo Diamante, e o resultado não foi nada bom. Cerca de 33% das partidas são “canceladas” pelos dodges, o que a empresa considera um problema, já que o sistema tem que colocar os jogadores na fila novamente, formar novos times. A situação fica ainda pior em servidores com poucos jogadores em elos altos, pois aumenta o tempo para encontrar partidas.
Apesar deste “resultado negativo”, a empresa ficou feliz em saber que apenas 1,6% dos jogadores de elos altos “abusam” do dodge, fazendo isso três vezes ou mais por dia. 80,1% dos jogadores desses elos não dão dodges, enquanto 15,6% dão 1 dodge e 2,8% 2 dodges por dia. Tudo isso gera um aumento de 40% do tempo necessário para entrar em um jogo nesses elos.
Penalidades para quem dá dodge
A empresa criou uma nova tabela de penalidades para quem dá dodge, essa que tem três níveis diferentes:
- Nível 1 – 1 dodge, penalidade de 6 minutos de restrição e menos 3 de PDL;
- Nível 2 – 2 dodges, penalidade de 30 minutos de restrição e menos 10 de PDL;
- Nível 3 – 3 ou mais dodges, penalidade de 720 minutos (12 horas) de restrição e menos 10 de PDL;
A contagem de dodge reinicia após 12 horas do último, fazendo com que os jogadores que fazem isso de forma não-intencional se “recuperem” rapidamente da punição. Essas penalidades também valem para as partidas normais. O ARAM terá as suas próprias punições, sendo elas:
- Nível 1 – 1 dodge, penalidade de 15 minutos;
- Nível 2 – 2 dodges, penalidade de 30 minutos;
- Nível 3 – 3 ou mais dodges, penalidade de 720 minutos (12 horas) de restrição;
O único modo que ficará “salvo” disso será o Teamfight Tactics, que não possui seleção de campeões.
As alterações entrarão no patch 11.15 sem aviso e terão acompanhamento da Riot, que ressaltou que isso não será a “forma final” para as punições. A empresa também deseja criar punições adicionais para o tempo de restrição e perda de PDL, já que muitos jogadores argumentam ser fácil recuperar o PDL da “multa” aplicada pela empresa.
Veja também: Próxima campeã pode ser uma maga yordle bem “sombria”