LoL: Dar “dodge” renderá restrição de até 12 horas e “multa” de 10 PDL

League of Legends
De:Bruno Rodrigues-
July 6, 2021

Em elos mais altos “dar dodge” na seleção de campeões é mais comum do que se imagina. A mecânica consiste em sair do jogo durante a escolha de campeões, e os motivos para isso podem ser diversos: o time inimigo está melhor; baniram o campeão de alguém; não quer jogar com determinada pessoa; “trollagem”.

Já faz um tempo que a Riot está de olho nisso, por isso a empresa implementará um novo sistema de punição para o dodge no patch 11.15, que chegará no dia 21 de julho. A mais severa delas irá tirar 10 de PDL do jogador que fazer isso 3 vezes ou mais por dia, além de aplicar uma restrição de 12 horas sem poder buscar fila.

Quantidade de dodges nos elos altos

Dodge pesquisa no LoL
Pesquisa sobre os Dodges em elos mais altos do LoL. (Imagem: Divulgação/Riot)

A Riot realizou um monitoramento para descobrir a quantidade de dodges que são dados a partir do elo Diamante, e o resultado não foi nada bom. Cerca de 33% das partidas são “canceladas” pelos dodges, o que a empresa considera um problema, já que o sistema tem que colocar os jogadores na fila novamente, formar novos times. A situação fica ainda pior em servidores com poucos jogadores em elos altos, pois aumenta o tempo para encontrar partidas.

Apesar deste “resultado negativo”, a empresa ficou feliz em saber que apenas 1,6% dos jogadores de elos altos “abusam” do dodge, fazendo isso três vezes ou mais por dia. 80,1% dos jogadores desses elos não dão dodges, enquanto 15,6% dão 1 dodge e 2,8% 2 dodges por dia. Tudo isso gera um aumento de 40% do tempo necessário para entrar em um jogo nesses elos.

Penalidades para quem dá dodge

A empresa criou uma nova tabela de penalidades para quem dá dodge, essa que tem três níveis diferentes:

  • Nível 1 – 1 dodge, penalidade de 6 minutos de restrição e menos 3 de PDL;
  • Nível 2 – 2 dodges, penalidade de 30 minutos de restrição e menos 10 de PDL;
  • Nível 3 – 3 ou mais dodges, penalidade de 720 minutos (12 horas) de restrição e menos 10 de PDL;

A contagem de dodge reinicia após 12 horas do último, fazendo com que os jogadores que fazem isso de forma não-intencional se “recuperem” rapidamente da punição. Essas penalidades também valem para as partidas normais. O ARAM terá as suas próprias punições, sendo elas:

  • Nível 1 – 1 dodge, penalidade de 15 minutos;
  • Nível 2 – 2 dodges, penalidade de 30 minutos;
  • Nível 3 – 3 ou mais dodges, penalidade de 720 minutos (12 horas) de restrição;

O único modo que ficará “salvo” disso será o Teamfight Tactics, que não possui seleção de campeões.

As alterações entrarão no patch 11.15 sem aviso e terão acompanhamento da Riot, que ressaltou que isso não será a “forma final” para as punições. A empresa também deseja criar punições adicionais para o tempo de restrição e perda de PDL, já que muitos jogadores argumentam ser fácil recuperar o PDL da “multa” aplicada pela empresa.

Veja também: Próxima campeã pode ser uma maga yordle bem “sombria”