Nesta sexta-feira (14), mais uma notícia abalou o cenário sul-coreano de League of Legends. Segundo o repórter Kookmin Ilbo, da Coreia, Deft, atual campeão do Worlds, continuará jogando em 2024.
Ainda segundo a reportagem, essa será a última chama do ADC, que conseguiu atrasar o seu serviço militar mais uma vez. No entanto, esta é a última vez que Deft poderá fazer isso, já que 2025 estará no período limite de idade para o serviço militar obrigatório no país.
Nesse último Worlds, Deft não teve uma boa campanha. Com a Dplus KIA, seu novo time, não conseguiu chegar aos playoffs da competição. A equipe acabou eliminada pela KT Rolster na série decisiva durante a Fase Suíça do torneio.
O que torna uma pessoa apta a não cumprir o alistamento militar obrigatório?
O primeiro fator que pode “livrar” alguém de servir o exército da Coreia do Sul é a aptidão física. Homens acima do peso, com algum problema de saúde ou inaptos por qualquer questão física, são liberados deste alistamento obrigatório.
Pessoas com cidadania ou residência estrangeira, etnia não coreana, ou estudo em áreas de importância nacional também são liberadas.
Um dos fatores mais comentados para a isenção do serviço militar obrigatório na Coreia é vencer uma competição de alto prestígio para o país, como os Jogos Olímpicos ou jogos Asiáticos. Atletas, artistas ou músicos que conquistarem o primeiro lugar em competições internacionais, são considerados pelo governo como pessoas de “alto prestígio nacional”.
A Coreia do Sul é bem rígida quanto a esse alistamento, e nem mesmo figuras de sucesso global, como os cantores da banda de K-pop BTS, estão livres do alistamento e cumprimento. Inclusive, já foi informado que todos os membros se alistarão até o fim de 2023, e Suga, um dos cantores, já iniciou o processo.
Primeiros jogadores de LoL a serem liberados do exército
Os jogadores Faker, Zeus, Kanavi, Chovy, Ruler e Keria são os primeiros de LoL a serem liberados do exército devido a uma conquista dentro do jogo. Além deles, é esperado que o treinador Kkoma e o ex-jogador Wolf, que foi como analista do time, também sejam liberados do serviço militar obrigatório.
Eles venceram os Jogos Asiáticos de 2023 e, como nessa edição valia uma medalha olímpica, os atletas terão a oportunidade de não prestar o período que todo o homem sul-coreano precisa no exército do país.