Muitos jogadores que vão para outras ligas e ficam lá por muito tempo, começam a enxergar a residência naquela região como uma possibilidade real e alcançável. Isso aconteceu com o mid laner campeão mundial Kim “Doinb” Tae-sang. Ele é o primeiro jogador a conseguir ganhar residência na LPL e agora não conta como um estrangeiro no time da Funplus Phoenix.
FPX announces on weibo that yesterday LPL official approved their petition of Doinb's residency change, Doinb is now offcially an LPL residency player, will not be using import slot from now on.
Doinb is the first player that's granted LPL residency. pic.twitter.com/Zzia9ndxgv
— Ran (@ran_lpl) December 12, 2019
“A FPX anunciou em seu Weibo que a LPL aprovou seu pedido de residência para Doinb. Agora ele é oficialmente um jogador residente na LPL e não contará como importação na região. Doinb é o primeiro jogador a garantir residência na LPL”.
O sul-coreano já começou sua carreira na Qiao Gu Reapers, equipe na região. Ele se juntou a equipe chinesa em 2015 e de lá pra cá continuou na LPL, passando pela Newbee Young, QG REapers, JD Gaming, Rogue Warriors e agora Funplus Phoenix, equipe que venceu o Mundial 2019.
Pelas regras da Riot, um jogador se torna residente quando joga pelo menos 50% dos jogos em oito dos últimos 12 splits da região, mas para a China isso funciona de forma diferente. Jogadores que estão na liga antes de 2016, precisam viver no país pelo menos 48 meses. Se o jogador viajar para fora (por exemplo férias), o tempo de viagem é deduzido. Já para quem entrou depois de 2016, é mais difícil conseguir a residência, pois esta será só com o Green Card da China.
Quando o jogador se torna residente, ele passa a ser considerado um estrangeiro em sua região de origem, ou seja, caso Doinb volte para a Coreia, ele seria considerado um estrangeiro em qualquer time da LCK.
Apesar da “transformação” ser novidade na China, já temos casos de jogadores em outras regiões que conseguiram a residência. Na LCS, Jensen e Impact, da Team Liquid, já contam como jogadores norte-americanos pelo tempo que estão na liga.
Doinb foi o primeiro a garantir a residência, mas outro jogador muito conhecido na região está prestes a alcançar o feito. O também mid laner sul-coreano Song “Rookie” Eui-jin, que venceu o Mundial 2018 junto a Invictus Gaming, está na região desde 2015 e deve conseguir se tornar residente em breve.
Veja também: “Todas as opções estão na mesa” diz líder da Riot Music sobre o Mundial 2020