LoL: As duas semanas que se passaram desde a volta da LPL 2020

League of Legends
De:Calise-
March 22, 2020

Agora que a LPL voltou e já rolou um total de 40 series MD3, acredito ter muita coisa para falar sobre ela. Então vamos para os pontos altos e baixos dessa segunda e terceira semana da gloriosa e maluca liga chinesa.   

Ornn e LPL não combinam

Sendo um dos campeões mais contestados ao redor do mundo, o campeão não parece dar tão certo assim na LPL. Com uma taxa de vitória de 40% (16V/24D), é bem comum os times da liga deixarem ele de lado durante a fase de escolhas, passando totalmente em branco nos picks e bans. 

Continue após a publicidade

Apesar da região ser conhecida por suas imparáveis e incontáveis lutas, a sensação que eu tenho é que Ornn demora muito para ser relevante dentro das partidas na LPL. É super comum o time que tem o campeão ser completamente destruído ainda no começo da partida, principalmente pelos constantes dives na rota superior, tanto é que campeões como Mordekaiser e Maokai vem aparecendo cada vez mais para lidar com toda essa agressividade na rota. 

A FPX com o Gimgoon é o melhor time da liga

Gimgoon  Foto: Esports Focus

Com a volta de Gimgoon para rota superior, a atual equipe campeã do mundo parece novamente imparável. Ainda não consigo dizer com clareza se a equipe hoje é mais forte ou fraca em comparação com a que foi campeã mundial, mas que eles são o melhor time da LPL isso não restam dúvidas.  

A forma como Gimgoon consegue se movimentar no mapa, mesmo fazendo parte do lado fraco do mapa na maioria dos jogos, é impressionante. A FPX sempre compra as lutas com a certeza de que Gimgoon chegará antes e será mais impactante que o topo adversário, então sempre que acontecer to time começar uma luta que em teoria parece ruim, prestem bastante atenção onde está o top laner sul-coreano.  

Os altos e baixos da RNG e TES

Eu estava bastante confiante a respeito da RNG antes das derrotas da equipe contra a VG e FPX. Xiaohu e XLB estavam tendo jogos incríveis e foi só os dois caírem de produção, principalmente XLB, que a equipe se viu em grandes dificuldades. Sem Xiaohu na frente de seus adversários e com decisões questionáveis do novato XLB na selva, a equipe não conseguiu desempenhar o que era esperado, principalmente Betty e Langx que tinham a responsabilidade de carregar o time quando o mid laner estava atrás.  

Mais uma vez a equipe da TES parece depender completamente de Knight estar ou não na frente. Assim como a RNG, a equipe anda tendo bastante altos e baixos, principalmente pelas partidas bem duvidosas de seu caçador. Sendo uma dás, se não a maior contratação da última janela de transferência, Karsa anda instável e sua dupla com Knight e 369 ainda não parece ter sinergia. Em um dia onde os três jogadores da parte superior do mapa estão bem mecanicamente, essa equipe pode ganhar de qualquer time da liga no jogo mecânico mesmo, mas infelizmente ainda parecem estar longe de serem um time. 

EDG e algumas outras surpresas

Acho que a maior surpresa, pelo menos na minha opinião, é quão bem a EDG anda jogando mesmo sem dois de seus titulares na parte superior do mapa. Depois da saída de iBoy e a confirmação de que o time manteria o novato Hope como atirador, não estava acreditando muito neles, porém ele vem se provando e sendo um dos principais jogadores da equipe que continua desfalcada por tempo indeterminado.  

Se Hope anda jogando bem de um lado, iBoy também vem tendo partidas incríveis pela VG, infelizmente a equipe treinada por Kkoma ainda não conseguiu emplacar no campeonato, porém a vitória convincente sobre a RNG anima bastante, principalmente agora com a volta de Forge como titular na rota do meio.  

Peanut                                                                                                                                                    Foto: Inven

Mais uma das boas surpresas é Peanut na LGD, que anda sendo na minha opinião um dos melhores caçadores da liga, infelizmente o time ao redor de Peanut não é muito bom e quando Kramer não está bem na partida, fica realmente difícil do time ganhar partidas.  

OMG encaixando, BLG decepcionando

Com a volta de Smlz e a chegada de Hacker na equipe da OMG, muitos viram um grande potencial na equipe. Agora passada algumas semanas de campeonato, fica cada vez mais claro que esse time será um forte candidato para chegar aos playoffs. Smlz anda sendo um dos melhores atiradores do campeonato, Icon é a grande estrela da equipe e os outros três jogadores também andam fazendo bem seus papeis, talvez com mais tempo a OMG possa voltar a sonhar com títulos.  

Diferente da OMG que finalmente está correspondendo às expectativas postas neles, a equipe da estrela taiwanesa Fofo, vem decepcionando e muito nessas últimas duas semanas de campeonato. Com escolhas super estranhas no draft como Maokai na selva, performances duvidosas de Kingem no topo, a equipe parece sentir muito a má fase de seu caçador. Sem Meteor para ser o líder desse time, eles se veem dependentes de performances estelares de Fofo para conseguir vitórias.  

IG de Puff, JDG sem Zoom e a eStar que continua ganhando

Puff                                                                                                                                         Foto: Reprodução/LPL

  

Todo mundo ainda parece procurar por Jackeylove, menos a IG que encontrou em Puff o substituto perfeito. É fácil falar de Rookie e TheShy, como eles são incríveis e dominantes, todo mundo já sabe e espera isso deles. O que ninguém esperava era a rota inferior do time estar dando tão certo, Puff continua surpreendendo e tendo partidas incríveis, Southwind é um excelente suporte e mais uma vez temos uma IG assustadora em nossa frente.

Apesar da derrota inesperada da JDG contra a EDG nessa última semana de jogos, continuo achando a equipe de Kanavi uma das melhores da liga, porém a falta de Zoom se faz mais presente a cada serie que passa. Yagao nunca foi um jogador muito consistente e sem essa consistência nas rotas solos, Kanavi pode vir a ter bastante dificuldades na selva, principalmente contra times mais fortes como IG e FPX.  

Nada mais justo do que finalizar falando sobre a equipe que anda mais me tirando do sério de toda LPL, essa é a eStar, que continua ganhando apesar de eu consistentemente achar os jogos deles ruins. Minha opinião sobre eles ainda não mudou, continuo achando um time mediano e que teve uma tabela super fácil nesse início de campeonato. Eles vão começar a enfrentar os times do topo da tabela só agora, então convido a todos prestar bastante atenção em suas partidas, finalmente teremos uma resposta. Será que o PDD enganou todo mundo ou os caras são realmente bons?

Você pode conferir a cobertura completa da LPL 2020 aqui no Mais Esports. 

Veja também: Líder de operações da LEC explica algumas regras para que o torneio aconteça online