Uma das campeãs mais banidas, com boa taxa de escolha também, mas com porcentagem de vitória baixa? A comunidade mostrou estar confusa com a real força da Mel Medarda vendo seus números, mas talvez exista explicação pra isso.
Por que a Mel não tem bons números de porcentagem de vitória?
A Mel está com uma porcentagem de banimentos desesperadora, 70.84% segundo o LoLalytics no recorte de todos os elos, mas ela é tão forte assim? Essa dúvida surgiu no Reddit pegando em comparação a porcentagem de vitória dela, 48.58% em 229.713 jogos, que é bem baixa por ter menos jogos que os outros campeões.
Contudo, pra solucionar esse mistério é preciso fazer algumas comparações. E o primeiro de todos é o recorte por elo. Por isso, vamos dividir em partes:
- Números no Esmeralda: 22.214 jogos, 75.14% de banimento e 47.84% de vitória;
- Números no Diamante: 8.798 jogos, 74.48% de banimento e 48.64% de vitória;
- Números no Mestre: 3.125 jogos, 73.44% de banimento e 48.29% de vitória.

A resposta que temos a partir disso é: na verdade, o número acumulado faz a percepção despencar. Por exemplo: 48% no mestre, significa cerca de um pouco mais que 1.500 jogos vencidos (de 3.125), o que não parece tão ruim.
Outro ponto de teoria válido é perceber como o número de vitórias sobe a partir do Diamante/Mestre, mas no Esmeralda cai e vale lembrar que este último é um dos elos mais populares do jogo. Contudo, o banimento é fator primordial para impedir a curva de evolução da campeã e afeta a expectativa dos jogadores que querem testar ela.
Popularidade da Mel ainda é alta
Um detalhe que passe despercebido pela estatística de banimento é: pessoas ainda não jogaram o suficiente com a campeã. Por ser rara o suficiente, é difícil dos jogadores se mantendo jogando constantemente com a Mel Medarda, o que força obrigatoriamente os números oscilarem.
Por exemplo, no patch 25.S1.2 e no recorte de todos os elos, a Mel teve 1.476.088 jogos e 50.24% de vitória. E apesar de estar bem mais vitoriosa, sua ban rate era mais baixa – mesmo sendo altíssima para os padrões do jogo – 64.66% de banimento. Para efeito de comparação, o segundo mais banido do último patch teve 28.16% de banimento (Shaco).
As pessoas ainda querem jogar com ela, mas também é difícil ter acesso pela rejeição da campeã e isto dificulta em afirmar a força dela pelos números. Ainda serão necessários um ou dois patchs completos para aferirmos os fatos, contudo podemos ter uma nova abordagem para enxergar a força da campeã!
Mel estará habilitada no competitivo
Neste domingo (09) teremos LTA Norte e LTA Sul e contaremos com a possibilidade de ver a Mel Medarda em um cenário competitivo profissional de League of Legends. Será que ela vai ser forte no competitivo?
Na minha opinião, a Mel tem um futuro como suporte, contudo talvez seja necessário mais tempo para entender as reais forças dela. Seja no competitivo ou nas filas ranqueadas.
