LoL: Jogadores para se ficar de olho na edição final da LCK Academy Series

League of Legends
De:Luis Santana-
November 27, 2020

Após quatro longas edições, a LCK Academy Series 2020 chega ao seu evento final. Nesse sentido, as sete melhores equipes classificadas através das competições anteriores disputarão o título do torneio entre si. As equipes que se qualificaram para o evento, foram: Afreeca Freecs Academy, Awesome Spear Academy, DRX Academy, DRX Rookie, kT Rolster Academy, SANDBOX Gaming Academy e Team Dynamics Academy.

A T1 Academy que foi campeã em dois dos quatro campeonatos decidiu dar férias aos seus jogadores e não participará da LCK Academy Series Championship, e por conta disso, ele terá apenas sete participantes. Bem como uma das equipes da DRX, na qual sagrou-se campeã no último torneio, disputado na última semana. Por conta disso, DRX Academy e DAMWON Academy disputaram um tiebreaker, decidindo quem ficaria com a última vaga.

DRX Rookies
A equipe da DRX Rookies sagrou-se campeã da primeira edição do torneio em agosto. Foto: Reprodução/KesPa
Continue após a publicidade

O objetivo da competição é dar mais visibilidade para a nova safra de talentos da Coreia, em uma preparação para as franquias em 2021. Além disso, o torneio conta com uma premiação total de 50 milhoões de wons (aproximadamente 50 mil reais), divididos entre os três primeiros colocados.

Formato da LCK Academy Series

A LCK Academy Series Championship começa nesta sexta-feira (27) e terá uma duração de quase um mês. Inicialmente, as equipes jogarão entre si com turno e returno, e as partidas serão disputadas em formato md1. Por fim, os quatro melhores times disputam fase eliminatória, em eliminação simples, e com todos os jogos sendo md5.

As partidas se iniciam às 23:00, no horário de Brasília e com transmissão nos canais oficiais da KeSpa, tanto no YouTube quanto na Twitch.

Jogadores para se observar

Passando pela fase da informação, agora entra a parte de indicação. Por isso, nesse tópico da matéria você lerá sobre os jogadores mais promissores para se observar na competição. Antes de tudo, vale ressaltar alguns jogadores da T1, nos quais não participarão do torneio. Zeus – que subiu recentemente para a equipe principal -, Burdol e Oner. Olho neles, pois podem figurar na LCK no ano que vem.

Sem mais delongas, segue a lista:

SANDBOX Howling

Howling é um jogador versado em absorver pressão, e faz isso com bastante excelência. Destacando-se por ser jogos de Ornn e Volibear, o atleta consegue abrir um leque que a equipe da SANDBOX necessita bastante: atenção para a parte inferior do mapa.

Nesse sentido, o seu leque de campeões se torna uma arma letal para o que ele se propõe à fazer. Sólido e bem eficaz, Howling demonstrou partidas dignas de um jogador da LCK, principalmente com o seu Ornn, contra a KT Academy. Acostumado a ficar isolado na parte superior, o ponto mais importante a se destacar é a capacidade de saber onde estar e quando estar. Junto à isso, suas lutas em equipes são sempre impecáveis, destacando-se por um posicionamento excepcional.

Atualmente Howling se encontra Grão-Mestre nas filas ranqueadas coreanas e seus principais campeões jogados são Camille, Renekton e Wukong.

KT Bonnie

Muito provavelmente o jogador mais preparado e bem cotado de estar no elenco principal da KT ano que vem. Bonnie é um jogador versátil e que consegue assimilar várias funções. Entretanto, no meta que a pré-temporada vem se desenhando na selva, é o que cenário que ele mais se beneficia. Campeões que gankam e detém uma presença no jogo cedo, além de aguentarem bastante dano.

No último torneio, em novembro, o jogador desempenhou de forma excepcional e basicamente levou a KT Academy para o título do LCK Academy Series do mês. Soberano com Olaf e Hecarim, Bonnie não deu espaço para nenhum dos outros adversários sequer acompanharem o ritmo de jogo que impunha durante os jogos. É a peça fundamental do quebra-cabeça dessa equipe Academy da KT, e por conta da falta de opções, deve ser a solução “prata da casa” para o problema na selva.

Atualmente, Bonnie se encontra Desafiante nas filas ranqueadas coreanos e seus principais campeões indicam o estilo de jogo que ele ama jogar. Olaf, Sett e Elise. Com um destaque maior para a sua Nidalee que esbanja 78% de winrate, em 98 jogos com a campeã. Ou seja, isso deixa claro a versatilidade que o jogador pode oferecer dentro de um time.

Awesome Spear Dive

Dive é o pilar dessa equipe. Principalmente por como o meio da Awesome Spear faz o jogo rodar, ele quem dita o ritmo do time. Preferencialmente optando por campeões como Twisted Fate que atacam o mapa de várias formas, Dive foi o protagonista na classificação do seu time para a fase final da LCK Academy Series.

Todavia, Dive também se destaca com a forma que consegue manipular o ritmo de jogo ao seu favor, com campeões como Syndra e Orianna. A segunda citada, por exemplo, foi a campeã que fez com que o jogador decidisse umas das partidas contra a favorita DRX Rookie. Um detalhe interessante é que quase sempre o jogador está na frente do seu adversário em farm. Ou seja, Dive prioriza empurrar a rota e percorrer o mapa distribuindo sua vantagem e isso fica claro com a quantidade de vezes que dá pra se observar as descidas e subidas do atleta.

Atualmente, Dive se encontra Desafiante nas filas ranqueadas coreana e seus principais campeões corroboram com a forma que ele joga. Para frente, e para o mapa. Pantheon, Twisted Fate e Qiyana. Destcando-se com o primeiro no qual detém 63% com 209 jogos.

DRX Merit

Entre as várias divisões da DRX, surge Merit, e uma palavra que define esse jogador é: agressividade. Se você gosta de assistir um atirador que não tem medo, esse é o caro. Dono de flashs e jogadas ofensivas, Merit se destaca pelo seu gosto de “alto preço, grande retorno”, e quase sempre, esse desejo se paga.

Guardadas as devidas proporções, eu o assemelho com o imp, e é bem divertido vê-lo carregar os jogos bem cedo, com campeões que demandam tempo. Por exemplo, o que ele fez de Aphelios nas semifinais contra a Dynamics, é surreal.

A curiosidade sobre esse jogador é o seu elo. Merit é apenas Diamante 2 nas filas ranqueadas coreanas e nunca sequerer, em qualquer outra temporada, alcançou os ranques Desafiante, Grão-Mestre ou Mestre. Entretanto, o desempenho que o jogador demonstra nos jogos oficiais pelo Academy surpreendem quem apenas o observa por cima.

Com apenas 200 jogos na temporada passada inteira, Merit tem como campeões destaque Kai’Sa, Aphelios e Miss Fortune. Esse é o jogador que você precisa ver para crer, ou seja, assista o campeonato e veja como é divertido vê-lo jogando. Particularmente, eu adoro o estilo do Merit, principalmente quando ele seleciona sua Kalista.

AFS MapSSi

Por fim, vamos ao último nome, e não menos importante. MapSSi é um grande criador de jogadas, e se junta à leva de suportes agressivos coreanos que se renovaram após o Keria. A princípio, essa posição sempre foi recheada de grandes jogadores que tomavam iniciativa. Por exemplo, Mata revolucionou a rota em 2014, trazendo o roaming dos suportes a tona para o mundo. E é o que o jovem suporte ama fazer. Rotacionar e dar vantagem principalmente para a rota do meio.

Dono de grandes jogos de Thresh e Alistar no campeonato, MapSSi é possivelmente um dos principais pilares para o jeito que essa Afreeca roda. Seu companheiro de rota não é tão agressivo e bem seguro, isso deixa o suporte livre pelo mapa de mãos dadas com o caçador, Burry. Com ele, MapSSi cria quase tudo que a Afreeca faz pelo mapa, e dita o ritmo dos jogos, tanto no meio, quanto na parte superior do mapa. Iniciações plásticas também fazem parte do leque do jogador.

Atualmente, MapSSi se encontra Mestre nas filas ranqueadas coreanas e seus principais campeões demonstram a proatividade e agressividade que o jogador gosta de impor nos seus jogos competitivos. Thresh, Sett e Pyke, com destaque para o último, no qual esbanja 60% de winrate em apenas 78 jogos.