Durante o podcast Broken by Concept, o rioter Phroxzon, líder da equipe de balanceamento do League of Legends, falou um pouco sobre as pessoas que trabalham nessa área, tamanho da equipe e até mesmo o elo mínimo que eles possuem.
Quantas pessoas trabalham no balanceamento do LoL²
De acordo com ele, entre 10 e 15 pessoas são responsáveis pelo balanceamento do jogo e que semanalmente eles fazem uma “reunião geral”. A depender da ocasião, mais pessoas podem estar envolvidas, sejam elas analistas de dados, produtores, pessoas que coletam feedbacks da comunidade ou até mesmo designers.
A Riot analisa todos os campeões para ver se algo precisa ser alterado, sejam eles populares ou não. É válido lembrar que no mesmo podcast ele disse que os campeões do Meta nem sempre são os mais fortes do jogo.
Ainda falando sobre como a Riot analisa os campeões, Phroxzon revelou que os personagens são percebidos de formas diferentes de acordo com a região. Por exemplo, o Yasuo não é tão odiado na Coreia e nem a Yuumi na China, mas são odiados em outras regiões (Europa, América).
Rioters do time de balanceamento precisam ter um elo mínimo
Algo interessante revelado por ele é que os rioters que participam do time de balanceamento precisam ter um elo mínimo: Diamante. Além disso, também é pedido que eles sejam especialistas em um grande número de campeões, afinal isso é necessário para entender o impacto deles em cada patch.
Phroxzon também contou que eles dividem as equipes de balanceamento em rotas, afinal seria injusto e difícil pedir que todos os funcionários soubessem muito de todas as rotas. Então há uma sub-equipe do Top, uma do Mid, uma da Jungle e daí em diante.
O balanceamento do LoL é feito para quatro “públicos” diferentes:
- Média de jogadores (90% do LoL) – mais ou menos até o ouro 1;
- Jogadores com mais skill – (9,5% do LoL) – Do Ouro 1 até o Diamante;
- Elite (Diamante pra cima);
- Cenário competitivo;
Os rioters buscam identificar o que está forte e fraco em cada um desses “públicos”. Se algo está fraco para todos eles, então provavelmente será buffado; se algo está muito forte em alguma dessas categorias, provavelmente será nerfado.
- Veja também: Qual elo tem mais jogadores em 2022?
Eles olham dados como taxa de vitórias, taxa de derrotas e possuem um sistema sofisticado de coleta de dados de maestria de campeões, pois muitos campeões precisam de um nível maior de domínio para terem seus dados coletados corretamente. Essas são apenas alguns dos dados que a equipe avalia na hora de escolher o que será balanceado.
Você pode assistir o podcast logo abaixo: