A Zyra é uma campeã que ganhou popularidade entre os junglers em 2024, concedendo uma boa limpeza da jungle, sendo capaz de derreter objetivos por conta de suas plantas, além de oferecer ferramentas de desengage para sua equipe.
Após sofrer enfraquecimentos na função, ela não tem a mesma presença de outrora no competitivo, mas segue como uma escolha viável, ainda mais com o Fearless Draft. Pensando nisso, a G2 trouxe uma resposta incomum para a campeã no primeiro dia da LEC 2025: Dr. Mundo.
Dr. Mundo pode ignorar o controle de grupo e escalar livremente para o final do jogo nesta matchup
Na partida disputada entre G2 e Movistar KOI, disputada no primeiro dia do reínicio da LEC, o confronto estava empatado, e o jogo que decidiria o vencedor teve uma Zyra como primeira escolha da MKOI. A resposta veio logo na sequência, com a escolha de Dr. Mundo. O jogo teve um early game morno, mas que, ao passar do tempo, foi dominado pela G2.
A partida já parecia complicada para a MKOI desde a seleção de campeões, com o Sion em uma matchup complicada contra Gnar, Braum contra duas campeãs que abusam da distância no bot, e, a cereja do bolo, a Zyra de Elyoya enfrentando o Mundo de SkewMond.
No decorrer da partida, o jungler da G2 foi ganhando vantagem em farm, e, nas poucas interações dos dois, a passiva do campeão, aliada ao fato de que as plantas da Zyra morrem de maneira instantânea para o Q e o E do Louco de Zaun, mostraram que Mundo, de fato, vai para onde quer.
SkewMond e sua equipe fecharam a partida com 12 a 2 em abates, se utilizando da falta de ferramentas da Zyra e Braum de encontrarem bons ângulos de iniciação, para controlar completamente o jogo, fechando a série para a G2 em 2×1.
“O Mundo só atropela e mata a Zyra”, diz comunidade sobre ideia por trás do pick
A escolha da G2 virou assunto também no Reddit, onde os jogadores falaram sobre os motivos que fazem o pick ser tão efetivo nesta matchup. É um consenso que a situação não parece ser nada agradável para a Zyra:
Ele corre para cima dela e a elimina. O controle de grupo dela não vai pará-lo.
Esse usuário deu mais detalhes de sua opinião:
A passiva do Mundo impede que ele seja enraizado, então ele simplesmente corre para cima dela. Além disso, ele escala melhor e não pode ser invadido pela Zyra. Acho que ele também pode usar o E nas plantas e simplesmente persegui-la.
E, por fim, esse jogador falou de suas primeiras impressões do embate:
Minha primeira impressão é que ela não causa dano explosivo suficiente para derrubá-lo antes que ele se cure. Além disso, sua passiva impede que ele seja enraizado, tornando mais difícil para ele ficar preso na ultimate dela.
Agora, resta saber se a escolha será popularizada como resposta a Zyra. Será que, de fato, não há nada que a campeã possa fazer contra Dr. Mundo?
