LoL: Essa campeã está voltando para o meta após receber buffs

LoL: Essa campeã está voltando para o meta após receber buffs

Uma das campeãs mais antigas do League of Legends recebeu fortalecimentos nos últimos patches — e os jogadores profissionais já voltaram a selecionar a personagem. Estamos falando da Morgana, que já acumula aparições na LPL 2025, LCK 2025 e LEC 2025 nas últimas semanas em três posições diferentes.

Morgana vem aparecendo como mid, jungler e suporte nas ligas ao redor do mundo

A campeã foi buffada na atualização 25.16 recebendo mais dano em seu W. Porém, foi o fortalecimento do patch 25.17 que a deixou no radar dos profissionais. Morgana teve o custo de mana de seu W reduzido, o que a tornou mais viável como mid laner, visto que aumentou sua capacidade de limpar as waves. Confira o que mudou na personagem:

W – Sombra Atormentada

  • Custo de Mana: 70/85/100/115/130 ⇒ 70/80/90/100/110
  • Dano mínimo por segundo: 14/28/42/56/70 ⇒ 18/31/44/57/70

Desde então, a campeã foi selecionada em quatro das cinco grandes regiões ao redor do mundo, somando oito partidas. Foram três vitórias e cinco derrotas, com predominância na mid lane, onde apareceu em cinco jogos.

Morgana também foi escolhida duas vezes na jungle, ambas por Beichuan, jungler da Bilibili Gaming, conquistando uma vitória e sofrendo uma derrota.

A única vez que a campeã apareceu como suporte foi na LCP 2025, nas mãos de Harp, jogador da DetonatioN FocusMe. A partida aconteceu no Jogo 4, quando as principais opções da posição já haviam sido retiradas do leque de campeões.

Assim, a matchup da personagem foi contra Maokai. Na rota inferior, de escolhas mais usuais, a vantagem era da Árvore — que acabou saindo com a vitória.

Morgana vem aparecendo como resposta na mid lane no patch 25.18

O lugar em que a campeã vem aparecendo mais é a mid lane. O meta gira em torno de algumas campeãs imóveis e que oferecem limpeza de minions e utilidade, como Taliyah e Annie. A Morgana funciona como uma boa resposta para ambas as escolhas, por conta de seu Escudo Negro, que nega controle de grupo e dano mágico.

Indo além, a campeã ainda faz boa dupla com alguns dos junglers que estão no meta, como Xin Zhao e Pantheon. Ela consegue dar follow up no controle de grupo com seu Q, facilitando as jogadas.

O fearless draft, claro, impacta na subida repentina de prioridade da campeã. Porém, ela não é selecionada apenas tarde na série. O mid laner Cjazek, da Team Vitality, selecionou a campeã na primeira partida contra a Karmine Corp e saiu vitorioso, registrando um 5/3/17 na ocasião. Essa foi a única vitória de seu time na série, que acabou derrotado em 3-1 pela KC:

Os números da Morgana no patch 25.18

Segundo o OP.GG, no patch 25.18, Morgana tem se destacado mais na mid lane, onde, apesar de ser a menos escolhida entre as três funções (1,55% de escolha), alcança sua maior taxa de sucesso: 52,80% de vitória, com 6,59% de banimento.

Na jungle, aparece com números muito próximos, registrando 52,96% de vitória, mas com 2,54% de escolha e 6,61% de banimento, sendo uma alternativa interessante como pick AP na posição.

Já como suporte, sua função mais tradicional, é onde tem menor desempenho: 50,34% de vitória, embora seja a mais utilizada (3,87% de escolha) e mantenha 6,61% de banimento.


Continue depois da publicidade

(Imagem: Divulgação/Riot)