Durante o ano de 2013 um campeão no LoL mostrou aos jogadores a mais pura definição do que é ser forte, tanto é que ele chegou ao ponto de ser pick ou ban em 99° dos jogos!
Hoje vamos te contar da época em que o Kassadin quase quebrou o League of Legends e o que aconteceu com ele depois disso.
O campeão com 99% de pick/ban no LoL
Na época, o Kassadin se transformava da água para o vinho quando alcançava o nível 16 e conseguia fazer sua build, que consistia:
- Bastão das Eras – item que o tornava muito tank.
- Abraço de Seraph – contribua para o tank, mana e AD.
- Rabadon – Amplificava todo o AD para o deixar com muito dano;
O Kassadin era insanamente forte nesta época, mas uma jogada específica mostrou ao mundo a sua força e aumentou muito sua popularidade. Se você é das antigas, com certeza conhece o famoso backdoor do Xpeke em cima da SK de Ocelote:
Esse vídeo mostra outro problema do Kassadin na época, que era a distância que sua ult poderia teletransportar. Além de um grande dano, o campeão tinha 750 de alcance no seu R, o que o ajudava a sair das lutas facilmente. Veja outra jogada de Xpeke com ele:
Com o Kassadin sendo um dos campeões mais populares do jogo naquela época, a Riot decidiu piorar a situação dando buffs insanos para sua ult. Confira:
- Dano base do R vai de 80/100/120 para 60/70/80.
- Dano base adicional reduzido para 50/55/60 por uso.
- Escalonamento de AP aumentado para 10% ao invés de 0.
- Novo efeito: Regenera 50% do custo de mana da habilidade quando acertar campeões
Com isso, o campeão se tornou uma máquina, pois sua habilidade ganharia muito mais AP agora e você gastaria bem menos mana caso acertasse ela. E na época, a Riot não via isto como buff, e inclusive justificou a mudança:
Atualmente consideramos que o jeito de jogar do Kassadin está indo além do seguro, especialmente quando ele fica na frente. Ele pode lidar consistentemente com o dano alto à distância do Q e do E, enquanto guarda o R para escapar tranquilo. Estas mudanças são focadas em forçar que o Kassadin use o R como uma parte significativa do seu dano, o que também dá a oportunidade para os oponentes capitalizarem no seu erro.
Contudo, o tiro saiu pela culatra, afinal o silenciar do Kassadin já era de 1.5 segundos e agora que seu dano tinha sido aumentado massivamente. Era questão de pegar nível 16, entrar em qualquer backline com 3 itens, apagar dois oponentes e sair vivo.
Foi aí que o Kassadin alcançou porcentagens de banimento que variavam entre 95-99%, levando a comunidade à loucura! Veja o print de um dos posts do Reddit na época: Relembre o print da época:
Se um campeão tem 95% de taxa de banimento, então a cada 100 partidas, ele aparece apenas cinco vezes, e esse foi o nível de dominância do Kassadin naquela época. O seu reinado durou até 2015, que foi o ano que a Riot de fato conseguiu ajustá-lo.
Como a Riot consertou o Kassadin?
Mesmo passando por várias mudanças até 2015, Kassadin ainda continuava muito forte, e foi então que a Riot decidiu alterar o alcance do seu R. O nerf foi de 700 para 450, veja a diferença:
O impacto no campeão foi tão brutal, que no patch seguinte a Riot tentou balancear subindo o alcance para 500, mas não teve tanto sucesso. Nesse gráfico podemos ver a dominância dos primeiros anos (2013/2014) e a queda brutal de 2015:
De lá para cá ele segue sendo um campeão que vai de “normal” para “esquecido” entre a comunidade. Mesmo com alguns momentos de força, ele acaba voltando para uma baixa taxa de aparição nas ranqueadas e competitivo, e fechou 2024 com menos de 2% de popularidade.