A LTA, como um todo, é a região com menos jogos disputados em 2025. Curiosamente, o time com menos partidas não está na LTA Sul — e sim na LTA Norte: a Disguised, com 19 jogos. Logo depois vem o Fluxo W7M, com 20 partidas.
Para além da força competitiva, é fato que os fãs da LTA Sul perderam muito em identidade, acesso (com menos finais em estúdio e o Cross-Conference tirando uma final do Brasil) e com a ausência de finais 100% regionais. Apesar de tudo isso, não são apenas os fãs brasileiros que estão criticando em massa a fusão “LTA”.
Não é só no Brasil que reclamam sobre LTA
A crítica do fã norte-americano está muito pautada na perda de vagas para os torneios internacionais. Vale um adendo: muitos fãs do cenário global de LoL sempre criticaram o nível da LCS, mas, ainda assim, a região conseguia colocar um time na Fase de Grupos do Worlds — mesmo com muitos dizendo que isso acontecia por “sorte” no sorteio.
Confira a crítica do fã da LTA Norte:
Sou o tipo de fã que torce pra todo mundo se sair bem — mesmo numa liga onde isso simplesmente não é possível. Tenho um apego especial pelos times do fundo da tabela: DSG, DIG, SR, Lyon… toda semana tô torcendo por uma zebra.

Dito isso, o formato da LTA é como estar acorrentado a um animal doente. Comprometemos todo o sistema de playoffs da primavera com uma estrutura inteira em MD3, na esperança de que o Brasil consiga uma vitória milagrosa — tudo isso num chaveamento que perde integridade por causa disso.
E o resultado? A gente acaba mandando uma Team Liquid ridiculamente ruim pra fora, depois de vencer MD3s contra uma C9 horrível na época e uma 100T que continua horrível até hoje.

Pelo menos, o desempenho contra nossos “rivais” do sul da LTA de fato resultou numa vaga no torneio. Mas no MSI, qualquer partida entre conferências, pode até ser uma vitória perfeita da LTA Norte, e mesmo assim um time da LTA Sul ainda passa.
Aqui vale dizer que, apesar de ser uma ofensa direta ao nível da nossa região, faz certo sentido. Porém, é algo semelhante ao que aconteceu com a LCP — antiga PCS/VCS — onde os times também perderam sua representatividade. Mais uma vez: por mais intragável que essa leitura seja, ela destaca como a representação internacional das regiões era melhor antes.
Continuando:
Até o formato do Worlds tem uma taxa de sucesso maior em classificar times por mérito. Aliás, eu preferiria muito mais ver um sistema parecido com o do Worlds nos playoffs da LTA do que essa bagunça que temos hoje.

O formato do Worlds é basicamente feito pra times ruins chegarem no mata-mata — então copia isso. Junta todos os times de playoff das duas regiões num stage suíço, e a partir daí faz um mata-mata onde os dois melhores vão pro MSI.

Você concorda com essa crítica? Fato é que a LTA ainda não foi capaz de criar argumentos para agradar o público e o Cross-Conference continua sendo uma “rivalidade inexistente”.