O título do texto é uma pequena alusão do seu nome dentro do LoL com a performance e reconhecimento que quase sempre foram passados despercebidos pelo radar do público. Ghost é um dos jogadores mais subestimados na posição dentro da LCK. Hoje não mais, mas já foi. Hoje ele conseguiu o seu espaço e é o principal ponto de equilíbrio da DAMWON Gaming.
Quando falamos de equilíbrio no League of Legends, a gente em pensa em um time jogando como um time, correto? Sim. Mas para isso acontecer, cada peça dessa equipe precisa se encaixar com as outras. Ghost era a última peça que a DAMWON precisava para completar o seu quebra-cabeça.
Sem preocupação com a parte inferior do mapa, Canyon torna-se mais livre do que nunca para jogar com ShowMaker e Nuguri, alavancando toda a pressão que ambos colocam nos seus adversários. Além disso, a adição do atirador na equipe também ajudou na evolução do suporte BeryL que não se encaixava com a forma que o seu antigo parceiro, Nuclear, jogava.
Hoje podemos dizer que Ghost é um dos, se não o melhor, weaksider do mundo. A forma com que o seu leque de campeões faz com que a variedade da DAMWON seja uma das mais surpreendentes de todos os times, é o que torna esse time tão imprevisível e que não sabemos o que vão tirar de dentro da cartola.
A variedade de escolhas no LoL
Vamos usar de exemplo a partida contra a T1, pelo segundo turno da LCK, onde Ghost selecionou o campeão Ziggs.
Observando a composição da DAMWON, o Ziggs é o ponto-chave dessa partida e é o que fará o ritmo dela rodar. Com a última escolha em Kassadin, a equipe torna-se sólida em todas as fases do jogo. Sem precisar se importar com a parte inferior que absorverá pressão, Canyon irá conseguir alavancar a fase de rotas do Renekton e deixá-lo na frente, enquanto ainda consegue fazer uma “sombra” pro Kassadin.
Além disso, a variedade de Ghost na seleção faz com que BeryL esteja sempre à frente nas rotações pelo mapa, o que faz que o jogador seja ainda mais impactante dentro dessa equipe.
Em outra ótica, caso o jogo ainda dê errado de alguma forma, o Ziggs ainda consegue segurar a partida para que o Kassadin atinja o seu pico de poder no mais tardar do jogo. Ou seja, a forma que Ghost não se limita, faz com que a equipe coreana seja uma das mais difíceis de se jogar contra. Como disse o mid laner da Top Esports, Knight, quando perguntado sobre a forma que a DAMWON joga: “Eles são um inferno de se jogar contra.”
Versatilidade
Outro ponto a se abordar é a capacidade que Ghost tem de também jogar como o elo forte do time, e isso fez com que o time alcançasse um outro patamar a nível mundial e o que fez eles se diferenciarem da DAMWON de 2019, que só jogava de uma única forma. Para ilustrarmos isso, vamos pegar o primeiro jogo da final da LCK contra a DRX.
Reconhecendo a escolha mais forte na época para a rota inferior e estando contra uma dupla agressiva, como Keria e Deft, a DAMWON preferiu por dar a primeira escolha na Caitlyn e confiar em alocar recurso na parte de baixo do mapa, deixando o Nuguri, sim o Nuguri, jogar de Ornn e ser quem absorve a pressão para a equipe.
Ghost terminou essa partida 4/1/9 e, em seguida, selecionou Kalista para o segundo jogo — outra campeã conhecida por abusar da fase de rotas e ter que jogar com pressão o tempo todo. Pra finalizar com chave de ouro, Draven. Sim, no jogo que consagrou a DAWMON como campeã da etapa de verão da LCK, Ghost selecionou Draven e acabou com a partida.
Faz muito, com pouco
A eficiência de Ghost também é ilustrada nos seus números. Sendo o segundo jogador com menor proximidade com o suporte, atrás apenas de Ruler, da Gen.G, e mesmo assim, jogando sem recursos e com pouca aproximação tanto do seu companheiro de rota, como do seu caçador, Ghost mantém uma marca de mais de 100 minions em média na frente do seu adversário de rota aos 15 minutos.
Inclusive, essa característica de ficar mais sozinho é refletida na diferença de experiência que o sul-coreano mantém em média na frente do atirador rival que é de +336 pontos de XP aos 15 minutos.
Levando em conta agora a eficiência de ouro que é o dano/minuto dividido pelo ouro/minuto, Ghost aparece com 1,12 — uma marca grande a se pensar já que ele não aloca quase nada de ouro da equipe na maioria das vezes. Por exemplo, ele não está tão atrás de Deft e Ruler que são os principais pontos de recurso das suas respectivas equipes.
Ou seja, o atirador consegue desempenhar um bom dano, mesmo com pouca quantidade de recursos para si, o que o torna um verdadeiro fantasma: aquele que te bate e pune sem você nem perceber como isso aconteceu.
Ghost x Nuclear
Por fim, quando comparado com seu companheiro de time, Ghost leva uma vantagem absurda nos números, o que demonstra sua superioridade em exercer a função de absorver a pressão do mapa para si.
Contudo, enquanto o titular se mantém à frente dos adversários em experiência e farm, Nuclear na segunda etapa da LCK de 2019, apenas liderava em XP, com +4 aos 15. Uma diferença gigante para o número de Ghost nessa etapa.
Além disso, a eficiência de ouro de Nuclear era baixíssima, de 0,96, e isso demonstra que com pouco ele não fazia muita coisa, o que deixava a DAMWON quase sempre muito vendida caso os seus adversários punam bem essa parte fraca do mapa. Todavia, com Ghost isto se tornou diferente e hoje podemos enxergar a equipe coreana como uma das mais sólidas do mundo.
Como me disse Sally, ex-treinador da Sandbox Gaming e que trabalhou com Ghost: “Ele é um jogador muito inteligente e demonstra uma eficiência absurda com muito pouco. É o ponto forte de se tê-lo.”