Nesta quinta-feira (22) o jogador Grell publicou um vídeo falando sobre a polêmica com a Vivo Keyd Stars, seu antigo time. O jogador acusou a organização de ter uma dívida de 21 mil dólares com ele, além de falar de toda a situação contratual revelada.
Relembre a polêmica entre Keyd e Grell
No dia 15 de agosto, o jornalista Luis “Showtana” publicou que a Keyd teria uma dívida de 30 mil dólares com Grell, referente à primeira passagem do jogador pela organização. Essa dívida teria sido parcelada em 16 vezes, mas apenas uma parte foi paga ao jogador.
Em posicionamento oficial, Vex, CEO da Keyd, ressaltou que não havia nenhuma pendência com o jogador e que inclusive tinha documentação que comprova isso.
A Vivo Keyd Stars não teria cumprido um acordo com o jungler Grell, que teve passagens pela organização em 2020 e 2023. A dívida em questão é da primeira vez que o latino veio ao Brasil.
Tive acesso a conversas e e-mails trocados pelo jogador e a organização, que prometeu o… pic.twitter.com/DLcrWkKU85
— Showtana (@luisshowtana) August 15, 2024
Poucas horas depois, ainda no dia 15 de agosto, Luis “Showtana” revelou um email trocado entre Edu Kim (ex-CEO da Keyd) e Grell em que o dirigente confirma a dívida. Além disso, também foram mostradas conversas no WhatsApp de ambos falando sobre a dívida, além de uma possível divergência entre Edu Kim e Vex na forma de resolver o problema.
06/08/2020
Edu Kim envia um email para Grell em que confirma o acordo do pagamento de 30 mil dólares em 16 parcelas, com uma taxa de 10% por conta do PayPal.
03/12/2023
Edu Kim conversa com Grell no WhatsApp e CONFIRMA ter uma dívida antiga com o jogador, que ainda não foi… pic.twitter.com/iB89yoFRbf
— Showtana (@luisshowtana) August 15, 2024
Vex, CEO da Vivo Keyd Stars, fez um vídeo falando sobre toda a situação de Grell com a Keyd. Ele revelou que Grell foi comprado da Isurus por 21 mil dólares, pagos em três parcelas.
No fim do ano, quando a equipe optou por dispensar Grell, ele foi vendido pela All Knights por 8 mil dólares, e que neste contrato, a VKS abriu mão deste valor de venda, e fez com que a All Knights pagasse esse valor diretamente para Grell.
Dentro desse período inteiro, se formos considerar o valor que pagamos na compra e o que vendemos ele, ficamos com menos 21 mil dólares, e todo esse movimento foi combinado e acordado entre a All Knights, Vivo Keyd e Grell. Neste documento, também conseguimos perceber o mais importante, que a Keyd não iria dever nada a All Knights, nem ela para a Keyd, a All Knights iria dever 8 mil dólares para o Greel, e Keyd e Grell não devem anda um para o outro daquele momento para trás, ou seja, a partir do momento que ele assinou aquele documento, estávamos oficializando que não haveria quaisquer valores em aberto entre as duas partes.
Ele mostrou o contrato que Grell assinou afirmando que não há pendências entre as duas partes.
Ontem durante o Gayssip da Semana recebemos um vídeo da Vivo Keyd Stars explicando sobre o caso Grell, noticiado pelo Showtana. Confira o vídeo na íntegra
O programa completo e o corte específico desse vídeo estão no canal do Minerva ( nos comentários) pic.twitter.com/4goZOOAPld
— Ilha das Lendas ️ (@ilhadaslendas) August 16, 2024
Grell grava vídeo falando sobre a situação
Nesta quinta-feira (22) Grell gravou um vídeo e enviou para o jornalista Luís “Showtana”. De acordo com ele, a dívida não foi paga pela Keyd, mas ele teve que assinar o contrato mesmo assim porque a janela de transferências estava no fim, e se ele não assinasse, ele não poderia sair da Keyd e se juntar a All Knights.
O jogador ressaltou que não se arrepende de ter assinado o contrato, mas que fica um “gosto amargo” na situação, já que ele afirma que foram feitas promessas, e essas não foram cumpridas. Assista ao vídeo completo abaixo, ou se preferir, leia a transcrição depois.
@GrellLol me enviou um vídeo para que fosse postado com seu pronunciamento oficial a respeito da situação entre ele e a Vivo Keyd Stars.
No vídeo ele fala em espanhol, mas foi legendado para português para o público conseguir entender a situação no ponto de vista dele. pic.twitter.com/3Hl3Pp3FUH
— Showtana (@luisshowtana) August 22, 2024
Eu gostaria de falar sobre esse assunto da Vivo Keyd com o Edu Kim e outros donos. Basicamente esses 30 mil dólares era o salário inteiro de um split que não me pagaram porque o real estava muito caro, e a pandemia também afetou a organização. Eles me falaram que não poderiam pagar naquele momento, mas que poderíamos fazer um acordo para que eles pudessem pagar a dívida sem a necessidade de eu estar no time. Eu queria voltar ao México por causa da pandemia, fazia um ano que eu não ia para lá, queria ver a minha família, a minha namorada, e também voltar a jogar na LLA, então por isso aceitei ir sem receber.
Passou-se o tempo, um ano, um ano e meio e o Edu havia depositado apenas 10% do valor, e por eu estar jogando muito tempo, não podia ficar cobrando sem parar. O tempo passou e a Vivo Keyd voltou a me procurar, e a minha transferência para eles, os 9 mil dólares que estavam me devendo, não era de salário, mas sim um dinheiro que coloquei do meu próprio bolso para a Keyd poder comprar o meu passe e eu poder jogar o CBLOL.
Naquele momento eles não queriam me pagar, diziam que se não me vendessem por muito dinheiro, não iriam poder devolver os 9 mil dólares. Eu dizia para eles que isso não era possível, tendo em consideração que o dinheiro foi pago por mim e fiz na boa fé, então eu queria esse dinheiro. Eles me pagaram, e então falei com o Edu, e como vocês puderam ver (nos prints), ele seguia dizendo que não esqueceu da dívida antiga, que pagaria os 9 mil e que também estaria vendendo o seu carro, e então pagaria a dívida antiga.
Eu disse que com os 9 mil que haviam me pagado, não precisava se preocupar em pagar a dívida toda, pois eu também não poderia receber tudo de uma vez só, então vai me pagando de pouco em pouco. Quando eu e até minha mãe mandou outra mensagem para falar sobre o tema, fomos ignorados e começaram a ignorar o assunto, a dizer que não deviam dinheiro e etc. Foi um assunto longo, falei com a Riot e outras pessoas e sempre chegou na mesma conclusão, por isso teve o post no Twitter, para tornar isso público com o Showtana.
Quero dizer que não me arrependo de nada, zero arrependimentos de haver assinado a cláusula de que a vivo Keyd não me devia dinheiro, pois um split para um jogador profissional, ele precisa trocar de equipe, precisa continuar jogando, eu adoro jogar, inclusive prefiro perder 21 mil dólares do que ficar sem jogar um split, pois neste split eu recebo outro salário, me divirto, pois gosto de fazer o que faço, e é por isso que não tenho esse arrependimento. Mas é muita decepção e tristeza escutar tantas promessas, palavras, emails e etc que não significam nada. Se quiserem se aproveitar da situação, e fizeram isso, sinceramente, fica um sabor amargo na boca. Não vai afetar nada na minha vida, simplesmente preciso falar sobre isso, pois há muitas opiniões a respeito sobre coisas que nem sabem, muita informação errada e etc.
Também quero ressaltar que não tenho nada contra a Vivo Keyd e seus jogadores, desejo toda a sorte do mundo para eles nos playoffs. Também estou nos playoffs, na final da LLA, e desejo tudo o de melhor!
Procurada pelo Mais Esports sobre o vídeo gravado por Grell, a Vivo Keyd Stars disse que os acontecimentos são apresentados da ótica do jogador, mas que “não representam a realidade”.
A Vivo Keyd Stars gostaria de posicionar que no caso do Grell foi transparente com as informações e entendemos que ele apresenta os acontecimentos segundo sua compreensão – mas que não representam a realidade. Optamos por, daqui em diante, tratar deste assunto nos canais apropriados.
Também procuramos a Riot para saber se ela investiga contratos antigos de jogadores, principalmente quando há esse tipo de denúncia, mas a desenvolvedora não quis comentar sobre o assunto.
Outro ex-jogador também revelou ter valores pendentes com a Keyd
Bieldomaul, um ex-jogador que já fez parte do time da Keyd, também revelou que a organização ficou devendo entre 5 a 10 mil dólares para ele, referente a contratos de stream. Ele contou que isso aconteceu na época do Grell e que, na época, jogadores chegaram a cogitar não jogar devido a salários atrasados.
Minha experiencia com a keyd.
acabaram ficando me devendo 5-10k dolares (nao lembro pois faz muito tempo) e estive presente na epoca do grell. aconteceu ate dos jogadores nao quererem jogar pois estavam com salario atrasado. abaixo posto mais uma experiencia https://t.co/3wFBJY6Uqs pic.twitter.com/wPDHqM9vkg
— Bieldobein (@Bieldomaul) August 15, 2024
Além disso, Bieldomaul, na época reserva do Grell, contou sobre um caso em que sofreu
Eu tava sentado jogando soloQ, jogando de Rek’Sai, lembro que na época o meu coach falou que eu só poderia jogar competitivamente se eu treinasse com esse campeão, e então uma pessoa da Keyd chegou e disse que eu teria que me retirar da minha cadeira, pois o time de CS tinha chegado. Eu questionei o motivo disso, pois não tinha outra cadeira gamer na época, para eu estar jogando com apoio de braço e tudo certinho. Eles simplesmente tiraram a minha cadeira, eu falei que não iria sair e que teria que chamar o Edu Kim para me tirar de lá, pois era um absurdo eu ter que sair da minha cadeira para outro cara jogar, com esse tipo de estrutura em um time competitivo. Com isso eles tiraram a cadeira, falaram várias outras coisas, que eu não merecia nem a comida que eu estava comendo na casa e coisas do tipo, como outro funcionário falou. Depois disso fui reportar para o dono da organização, ele fez pouco caso, e no mesmo dia eu comprei uma passagem para voltar para casa e sair desse cenário competitivo, que na minha concepção, naquela época, era muito amador.
alem disso na epoca temos o
CASO CADEIRA.
simplesmente tiraram a minha cadeira pra dar a outro jogador que era “mais importante” que eu da lineup de cs que havia acabdo de chegar na gh. esse foi o motivo final por eu desistir da breve carreira competitiva e voltar pra faculdad pic.twitter.com/Z3YixwA9Ym
— Bieldobein (@Bieldomaul) August 15, 2024
Também questionada sobre esse episódio com um ex-atleta, a Keyd não comentou sobre o caso.