LoL: Head Coach da DRX, cvMax é suspenso por 5 meses por conduta inadequada

League of Legends
De:Luis Santana-
December 14, 2020

O Comitê de Justiça dos Esports na Coreia do Sul anunciou nesta segunda-feira (14) a suspensão do treinador de LoL cvMax por cinco meses. A motivação da punição vem do envolvimento de cvMax com o escândalo da Griffin que envolvia abuso e maus tratos contra os jogadores da organização.

LoL cvMax 2
cvMax comandou a DRX na última temporada e alcançou as quartas de final do Worlds 2020. Reprodução: Inven

Por decisão do Comitê, o status de cvMax com a KeSPA (associação que gerencia os esports na Coreia) será suspenso por cinco meses. Nesse sentido, a sanção passa a valer a partir do dia 15 de dezembro de 2020 e segue até 14 de maio de 2021. Portanto, durante esse período, cvMax não pode ser inscrito na lista de vários torneios e não poderá desempenhar qualquer função como treinador principal de LoL em nenhuma equipe.

Continue após a publicidade

“cvMax não apenas violou os direitos humanos de um jogador ao agredir e usar linguagem violenta, mas também danificou a imagem de integridade e fairplay que os esportes esportivos deveriam ter, além de violar as responsabilidades de líder. O comitê decidiu que o incidente teve efeitos negativos sobre a confiança do público nos esportes eletrônicos”, justificou o Comitê durante o comunicado.

Além disso, a nota ainda frisa que um técnico deve “liderar e respeitar os seus jogadores, para que eles possam cultivar suas personalidades de maneira positiva.”

O órgão havia recebido um pedido de revisão disciplinar da Riot Games Korea em outubro de 2020. A tarefa era de conduzir uma investigação para avaliar se houve ou não abuso por parte cvMax durante um feedback passado para os jogadores da sua equipe. Nesse sentido, como um resultado de uma apuração abrangente, o Comitê considerou o treinador como culpado das acusações. A decisão foi tomada por conta de declarações de testemunhas e das vitimas, além de outros dados enviados para o conselho.

O caso Griffin

Todo o incidente envolvendo cvMax e Griffin aconteceu durante a temporada de 2019, onde segundo investigação da Riot Games Korea com a KeSPA, foi relatado que o treinador cometeu abuso verbal e físico contra os jogadores. De acordo com a apuração, cvMax empurrou a cadeira de Sword e balançou os seus ombros com força durante um feedback. Além disso, o treinador ainda teria proferido palavras violentas assim como xingamentos aos jogadores.

LoL cvMax

A Riot Games Korea já havia punido cvMax por tempo indeterminado de seus torneios em novembro do ano passado. Entretanto, a desenvolvedora voltou atrás na decisão por pressão popular e prometeu uma investigação mais “transparente” sobre o assunto. Por conta disso, o treinador dirigiu a DRX durante toda a temporada de 2020.

Além das investigações dentro do cenário de esports, o caso envolvendo cvMax e Sword ainda tramita na justiça comum coreana e se encaminha para a fase final do julgamento.