Mais uma escolha pouco usual está tomando conta das partidas do LoL em alto nível: Janna top com smite. Depois de um mini-rework no patch 12.2, a campeã agora é capaz de se movimentar mais rápido e encaixar melhor algumas das suas habilidades, o que se converteu em uma campeã com muita facilidade para rodar o mapa e fazer pressão em todas as lanes inimigas.
Basicamente, a Janna top lane não fica tanto na top lane quanto você acha. Por conta da alta mobilidade, ela sai em busca dos objetivos pelo mapa de League of Legends enquanto manda pressão com o smite no jungler adversário. E, mesmo em situações complicadas, ela conta com um kit útil para fugir em segurança.
Tudo isso foi beneficiado pelo novo sistema de Recompensa de Objetivo implementado nessa temporada. Com ele, o time que está atrás recebe recompensas por objetivos, o que não pune tanto a ausência da campeã na top lane.
Outros campeões suportes com buff de movimento como Zilean, Lulu e Karma também entraram em experimentos na SoloQ. Mas, até o momento, é a Janna quem mais conseguiu criar impacto nas partidas de elos altos.
Segundo o LoLalytics, a escolha de Janna no top começou a crescer exponencialmente desde o começo do ano. E o win rate beira os 60% em partidas de Diamante ou mais, como você pode conferir logo abaixo.
“É uma estratégia criativa, mas claramente abusiva e opta tanto pelo seu time quanto pelo time inimigo em um jogo super estranho de League”, comentou o caster norte-americano de League of Legends, Azael, em seu Twitter. “No geral, não acho que equipes com vários itens de suporte possam gerar as recompensas, mas potencialmente outras mudanças são necessárias”, completa.
Apesar do sucesso na SoloQ, o pick ainda não apareceu em nenhuma liga ao redor do mundo. Mas saiba de uma coisa: ficaremos de olho caso isso aconteça!