Você já deve estar por dentro da polêmica do Lane Swap no LoL, mas caso não saiba, a Riot vai implementar uma mecânica que busca impedir as trocas de rota. Contudo, além de eliminar o swap com sucesso, esse sistema também criou uma possibilidade ainda maior para jogadores trollarem, devido às punições aplicadas a quem for detectado fazendo a troca de lane.
Comunidade desenvolveu a solução para o Lane Swap sem beneficiar quem quer trollar
As punições para quem for detectado fazendo swap são sinistras. A torre inimiga recebe 95% de redução de dano, os minions sofrem 1000% de dano da torre rival, e os jogadores que estão “em swap” recebem 50% menos ouro e experiência dos minions. Essa penalidade dura 20 segundos no top e 6 segundos no mid.
Além disso, há uma punição específica para o top: a torre inimiga causará 1000% de dano a campeões inimigos, enquanto o campeão que está enfrentando o jogador “detectado” recebe 50% de redução de dano sob sua torre. Ou seja, dar dive é impossível, mas se qualquer outro jogador — exceto o jungler — se aproximar, a punição será ativada.
Contudo, cenas troll como essa podem se tornar comuns:
NEW PATCH
LANE SWAP DETECTED pic.twitter.com/dj8wxji28a— Zwyro (@Zwyrooo) March 5, 2025
E que tal um Golem do Rift pra resolver tudo isso?
A invenção surgiu lá no Reddit e a comunidade parece ter encontrado um argumento interessante:
O Golem Do Rift começa o jogo em um estado adormecido, mas sente a energia dos campeões próximos à torre. Poderia ser algo hextech ou rúnico, então teria ligação com a história do jogo. O Golem teria “vida própria” quando a diferença de xp fosse muito alta. Por exemplo: a bot-lane inimiga está no level 2 quase 3, e o top-laner ainda não pegou nenhuma xp.
O impacto do Golem seria conceder uma habilidade para proteger o jogador que está sofrendo o swap.
Por exemplo: ele poderia soltar um W do Graves (Bomba de fumaça), um W da Poppy (Bloquear avanços), um W da Gwen (Ficar invulnerável em uma área específica) ou o E do Braum (Bloquear habilidades).

A ideia do fã do Reddit vai longe demais, contudo ela tem um fator interessante que a Riot não visualizou: punir o lane swap por vantagem de XP, e não vantagem numérica. Pense que, a partir do novo sistema, é impossível ver no competitivo suportes que usem bem seus “tempos de mapa” para fazer um dive no top – afinal ele não tem item da jungle.
Será que esta seria a solução? Ou a “punição” atual da Riot está de bom tamanho?
