O Modo Treta já está nos servidores oficiais, e até agora, divide opiniões. Porém, alguns jogadores não só aprovaram o modo, como já tem suas noções de como o meta funciona, dado o alto número de partidas de Treta em que estiveram. Esse é o exemplo deste usuário no Reddit.
“Esses são as minhas opiniões”, diz usuário após 30 partidas no Treta
O tradicional fórum de discussões foi tomado pelas impressões do Modo. Este jogador, porém, foi além, e trouxe um embasamento baseado em sua experiência: ele passou várias partidas no Modo Treta antes de dar sua opinião, que dá razão para os críticos do modo. Confira:
Brawl tem recebido muitas críticas após o modo de jogo Arena, e sinceramente, boa parte dessas críticas são justificadas:
A selva está absurdamente forte e ninguém parece estar fazendo jungle. Campos da selva dão muito ouro (300–450), e com o ganho inicial e passivo, é possível fechar um item completo antes dos 2 minutos usando campeões como Shaco ou com boa coordenação para pegar vários campos logo no início.
O buff “On Fire!” é extremamente forte e ninguém parece jogar em torno dele. Ao emplacar 4 abates, você recebe um buff que aumenta o dano e reduz drasticamente os tempos de recarga até morrer.
Campeões como Shaco aproveitam muito bem isso: com dois campos da selva e um item fechado cedo, ele consegue abates fáceis e espalha caixas pelo mapa com quase zero de cooldown.
Dito isso — não importa o que você faça: mesmo com grande vantagem, o time dominante continua perdendo vida, enquanto o time em desvantagem para de perder ao chegar em “baixa vida”.
Isso faz a partida se equilibrar artificialmente no final, levando a um desfecho imprevisível e frustrante, a menos que haja coordenação em time fechado.
Por fim, o jogador dá suas sugestões de melhor para o Modo Treta, e afirma que, no estado atual, o modo é apenas “um ARAM piorado, com o final sendo decidido na sorte”:
Em vez de punir com perda de vida, a proposta deveria ser fortalecer os minions — com buffs como escudo mágico — para incentivar o jogo por objetivos e melhorar o balanceamento entre campeões.
Nerfar o ouro da selva, mas em troca, fazer com que cada acampamento único da jungle dê buffs para seus minions. Com isso, somado a abates também dando buffs aos minions, o jogo passaria a ter lutas por objetivos reais.

Nos comentários, o debate se estende para além do modo em si, mas também para os pontos de melhoria deixados pela postagem. Nem todos os jogadores concordaram com as sugestões de melhora, como é o exemplo deste usuário:
Concordava com tudo, até chegar em suas sugestões — nenhuma delas faz sentido.
Este jogador trouxe o ponto de que as partidas duram muito pouco:
Eu só não entendo por que a média das partidas termina logo antes do nível 16. É muito estranho. Na verdade, deveria ser 300 pontos.
No entanto, este fã contrapõe o último comentário, e afirma que acha adequada a duração do modo:
Vejo muita gente dizendo que a duração das partidas é curta demais, mas eu gosto do formato rápido. Quando quero jogar por mais tempo, vou pro TFT ou ARAM. Esse tempo de jogo é ótimo quando não tenho tempo pra modos mais longos, então rodo uma partida de Treta.
Por fim, este usuário dá seu contraponto para a postagem, e afirma que é um modo que busca atrair jogadores mais novos, e não necessariamente para ser levado a sério:
Acho que muita gente esquece que esse modo é feito principalmente para novatos e jogadores bem casuais, pra se familiarizarem com o jogo. Pode até precisar de alguns ajustes, mas se você tentar levar tudo ao extremo, não vai se divertir.
E você, o que acha? O redator concorda que, talvez, o objetivo da Riot seja manter os jogadores casuais mais tempo no jogo, e o Modo Treta é perfeito para isso. Dar mais peso para os objetivos na selva, ou aumentar a duração das partidas, iria contra os objetivos iniciais da própria empresa — ação e lutas, em poucos minutos.
