No início da temporada 2026 de League of Legends, a Riot implementou mudanças no Modo Dinâmico, uma opção mais rápida em relação às filas ranqueadas do Summoner’s Rift.
A proposta era tornar o modo mais acessível para novos jogadores e menos frustrante, porém, as alterações acabaram dificultando o aprendizado e criando um meta bastante diferente do tradicional.
“Sinto falta do antigo Modo Dinâmico”, diz comunidade com mudanças da temporada 2026
As alterações do Modo Dinâmico foram bastante direcionadas para incentivar o combate bruto. Todos os jogadores começam no nível 3, com 1400 de ouro, além de não ter o nascimento das Vastilarvas e do Arauto do Vazio, com o Barão e o Dragão Ancião nascendo aos 12 e 15 minutos, respectivamente.
Porém, com as mudanças, usuários no Reddit afirmaram que o modo ficou desfigurado, com um deles chamando a atenção para a remoção de interações importantes no early game, o que tornou o meta bastante diferente das ranqueadas tradicionais:
Até agora, minha experiência tem sido longe do ideal. Sinto que o modo remove a diversão dos níveis iniciais, recompensando campeões de meio de jogo com picos de poder absurdos.
A forma como as regras mudam nesse modo não o deixa apenas “um pouco mais rápido”, mas altera completamente o início da partida.
Vale lembrar que novos jogadores precisam passar obrigatoriamente pelo Modo Dinâmico, o que, segundo a comunidade, faz com que os recém-chegados ao League não tenham uma noção real de como o jogo funciona ao deixar o modo:
Pela maneira como as regras são estruturadas, o modo não ensina de fato como jogar uma partida normal. Pelo contrário, ele é muito mais imprevisível e exige mais entendimento de campeões e do meta para ter bom desempenho. O dano é muito mais alto, e fica mais difícil para novos jogadores entenderem o que deu errado quando morrem (…).
Sinto falta do Swiftplay antigo. Espero que permitam que ele volte. Acho que ele pode coexistir com o Swiftplay atual.
“É um ARAM com rotas”, diz jogador no Reddit sobre Modo Dinâmico
Não são difíceis encontrar críticas ao modo no fórum de discussões. Outro jogador criticou também a falta das Missões de Função, nova adição do League para a temporada 2026 que traz mudanças extremamente significativas, com destaque para Top Laners, Mid Laners e ADCs, além de afirmar que o modelo atual do Modo Dinâmico é um “fracasso”:
A reformulação do Swiftplay na Temporada 2026 tornou o modo completamente inviável para quem realmente quer aprender o jogo, transformando-o em um “ARAM com rotas”, em vez de uma versão mais rápida do Summoner’s Rift.
Precisamos que o Normal Draft e o Ranked Flex sejam modos permanentes, já que o modo desativa explicitamente o novo sistema de Missões de Rota. Isso significa não ter como treinar o Teleporte Desbloqueado do topo, os aprimoramentos de botas do meio ou o sétimo slot de item da rota inferior.
O jogador ainda afirma que o jogo remove conceitos importantes, como controle de wave, macrogame e pathing na jungle, o que o torna ainda pior para a prática. Sua opinião definitivamente é um pouco mais dura que o usuário anterior:
Fica claro que este é um modo feito para crianças sem capacidade de atenção, e não para jogadores que realmente querem jogar League of Legends.
Apesar das críticas, a Riot ainda não se posicionou sobre o Modo Dinâmico. Resta saber se a empresa seguirá o feedback dos jogadores em relação às mudanças e se o modo voltará ao seu formato antigo.
Continue depois da publicidade





