Logo MaisEsports
HomeAssistaRecallAnuncie
Logo MaisEsports

LoL: Jukes é suspenso da Twitch por proferir termo racista

Vitor Ventura
publicado em 30 de março de 2020, editado há 2 anos
League of Legends

O streamer Jukes recebeu uma punição nesta segunda-feira (30) por proferir um insulto racista durante uma live stream. Por usar a palavra “nigger”, ele foi suspenso por sete dias da plataforma.

No clipe que mostra o momento, Jukes estava saindo da base quando foi se referir ao item Cutelo Negro, que em inglês, se chama “Black Cleaver”. Mas ao falar o nome do item, ele utilizou o termo “nigger” e depois mudou algumas letras, em tom de brincadeira.

O streamer se pronunciou sobre o caso durante sua última live. Quem também comentou o ocorrido foi Lucas Braga, empresário de Jukes. Ele afirma que o termo foi proferido “sem-querer”, mas concordou com a punição. “O time de parcerias da Twitch conversou com a gente e explicou a situação toda, e só tenho a agradecer o support deles. Daqui 7 dias tem mais Jukera”, declarou.

O canal de Jukes na Twitch já se encontra indisponível, o que significa que a punição já foi aplicada.

O termo “nigger” é utilizado como um insulto racista, principalmente no idioma inglês. Seu uso é tão malvisto, que quando alguém se refere a ele, se diz o eufemismo “n-word”, ou, “palavra-n”.

A origem do termo remonta a meados do século XVIII, época onde a escravidão ainda era legitimada e tomava conta do comércio entre países europeus e suas colônias na América. A palavra “nigger” era como os comerciantes e donos de escravos se referiam aos mesmos, de forma pejorativa. A partir do século XX, o termo se tornou um insulto racista, pois quando chamada pela “n-word” a pessoa negra é rebaixada ao nível de escrava, retirando sua humanidade.

Jukes já era um streamer bem conhecido no meio de League of Legends brasileiro, mas sua fama chegou a palcos internacionais quando ele atuou pela Cloud9 Academy, inclusive atuando no palco da LCS em alguns jogos. Desde então, suas transmissões conseguiram ainda mais notoriedade e seus números são impressionantes.

Veja também: 78% dos jogadores da LCK usaram Flash no F nesse split

24 horas de Esports em apenas 10 minutos. Assine o Recall, a Newsletter diária do Mais Esports!

Logo MaisEsports© Todos os direitos reservados à maisesports