Com os segundos splits das principais ligas profissionais de LoL do mundo chegando à sua metade, é seguro dizer que a maior parte da temporada 2022 já passou. Diversos campeões apareceram, ganharam e perderam prioridade ao longo do ano, mas uma permaneceu no anonimato até agora: a Katarina.

A campeã de Noxus é a única de todos os mais de 140 personagens do moba que não apareceu de nenhuma forma no competitivo em 2022, nem como pick e nem como ban. Isso, na realidade, não é nenhuma surpresa, já que desde seu lançamento em 2014, a Katarina jamais foi uma escolha incontestável.
Claro, ela já teve seus momentos. Aqui no Brasil mesmo, quem não lembra de Kami jogando com a campeã no CBLOL contra a RED Canids de Yoda? Ou ainda, quando Zuao escolheu a campeã sem querer em uma partida oficial e Goku, na época seu companheiro de time, teve que utiliza-la?
Na SoloQ brasileira, a situação é parecida, já que nos elos mais altos, a Katarina tem uma taxa de bans de 14%, enquanto é escolhida em 11% dos jogos. Já seu aproveitamento também está negativo, com 49%.
Na Coreia do Sul, onde as Filas Ranqueadas servem de referência para muitos picks estratégicos, os números da campeã são ainda piores. Apesar da taxa de vitórias ser semelhante, ela é escolhida somente em 7% dos jogos, enquanto é banida em outros 6%, em números do patch 12.12.
Apesar da Katarina ter recebido um buff no seu dano na mini atualização 12.12b, dificilmente isso mudará em algo na sua presença, tanto nas SoloQ mundo a fora, mas principalmente em nível profissional.
Veja também: Comunidade reclama do W da Zeri e a compara com a Kai’sa AP