LoL: LCS muda formato para 2021 e anuncia data de estreia

League of Legends
De:Vitor Ventura-
December 14, 2020

A LCS decidiu mudar totalmente o seu formato de competição para a próxima temporada. Além disso, nesta segunda-feira (14), também foi anunciada a data de estreia da liga. A LCS 2021 começará no dia 15 de janeiro e será separada em três torneios.

Em 15 de janeiro, a LCS começa com seu mais novo campeonato, a LCS Lock-In, que durará três semanas. As duas melhores equipes de 2020 serão as cabeças de chave e escolherão seus grupos, sendo elas, TSM e FlyQuest, as duas finalistas do 2º split. Portanto, TSM vai definir o Grupo 1, e a FlyQuest o Grupo 2. Cada grupo jogará uma etapa de quatro dias, onde todos jogam contra todos uma vez.

LCS Lock In será uma espécie de pré-temporada (Foto: Riot Games)

Os quatro melhores de cada grupo avançam para os playoffs, que serão jogos de eliminação única até que o campeão seja decidido no dia 31 de janeiro. O vencedor da LCS Lock-In receberá uma premiação de 150 mil dólares, mais 50 mil para doação a uma instituição de caridade de sua escolha. Além disso, o campeão também poderá escolher o lado do Jogo 5 da Fase Regular.

Este primeiro torneio servirá como uma espécie de pré-temporada, já que o 1º split de 2021 começa em 5 de fevereiro, com a Fase Regular mantendo o formato de Md1 todos contra todos turno e returno, mas com uma novidade: Agora serão cinco jogos da LCS às sextas, sábados e domingos, portanto, a Fase Regular vai durar seis semanas, ao invés de nove.

1º split da LCS com novidades e novo playoff

Os playoffs do 1º split foram rebatizados e agora se chama Mid-Season Showdown, ou “Duelo de Meia Temporada”. As seis melhores equipes da Fase Regular disputam o torneio no formato de dupla eliminação, com os 5º e 6º lugares começando na Chave Inferior. A Grande Final do Mid-Season Showdown será no dia 11 de abril. O vencedor será campeão da LCS e representará a região no MSI.

Foto: Riot Games

O 2º split também será diferente, onde as equipes jogarão todas contra todas três vezes, em partidas Md1 ao longo de nove semanas, a partir do dia 4 de junho. Os playoffs da segunda etapa também mudaram de nome, agora se chamando LCS Championship, só que desta vez, oito das dez equipes avançam para esta etapa. A colocação de cada uma no chaveamento será determinada pelo resultado combinado de cada time nas Fases Regulares dos 1º e 2º splits.

No final, o campeão do 2º split, junto com os dois melhores colocados, representarão a América do Norte no Mundial.

Playoffs do 2º split terão oito equipes em dupla eliminação (Foto: Riot Games)

Alteração nos detalhes buscam melhorar a competitividade da LCS

Alguns detalhes também foram alterados para evitar, por exemplo, que equipes joguem duas séries na mesma semana, evitar reencontros entre times até mais tarde nos playoffs e dar vantagem de escolha dos lados para o time que mais recentemente caiu da Chave Superior.

Com estas mudanças, todas as partidas se tornam relevantes, principalmente as do 1º split, que já foi alvo de críticas por parte dos jogadores. A Associação, inclusive, gostaria que a primeira etapa deste ano fosse cancelada, quando a pandemia de COVID-19 começou e interrompeu o campeonato.

A ideia também é aumentar o número de jogos. Para se ter uma ideia, até o fim da Fase Regular do 2º split, cada equipe terá jogado 45 partidas ao longo do ano.

Confira abaixo todas as datas da LCS em 2021

LCS Lock-In:  De 15 a 31 de Janeiro

Fase Regular 1º split: De 5 de Fevereiro a 14 de Março

Mid-Season Showdown: 20 de Março a 11 de Abril

Fase Regular 2º split: De 4 de Junho a 1º de Agosto

LCS Championship: De 7 a 29 de Agosto

Veja também: Riyev se aposenta e desabafa sobre sua carreira e problemas de confiança