Mesmo diante de nerfs, a LeBlanc AD continua chamando atenção. Com aparições na Demacia Cup, sendo primeira escolha do lado azul, porcentagem de vitória alta no elo Desafiante e até aparecendo em alguns mix’s para a próxima temporada.
O Mais Esports te explica o fenômeno da LeBlanc AD, as vantagens e também pontos de atenção.
Qual é a build da LeBlanc AD?
Se baseando no Rookie, mid-laner da equipe chinesa NIP, o principal da build é: Faca de Statikk – Chuva de Canivete – Força da Trindade. Este foi o caminho de itens que ele fez em dois dos três jogos da semifinal da Demacia Cup.
Você complementar a build dependendo do seu estilo de jogo:
- Está jogando de forma mais isolada nas rotas laterais? Opte por Quebracascos;
- Caso tenha um inimigo com muita vida, faça Espada do Rei;
- Se precisa lidar com muito dano mágico, Mandíbula de Malmortius e Limite da Razão podem ser boas opções;
Por que a build AD funciona na LeBlanc?
A LeBlanc tem algumas peculiaridades em sua composição. Ela é uma campeã de range alto, mas principalmente de Velocidade de Ataque básica alta (0.65), maior que a de Atiradores como Aphelios, Ezreal e Kai’Sa.
Isto possibilita a LeBlanc se aproveitar de itens que funcionam com apenas um Ataque Básico (como os três citados entre os principais). Outra vantagem é que o W te permite ganhar Acúmulos da Runa e dos itens que exigem movimentação.
Então você ataca mais rápido, se movimenta mais e acumula mais rápido seus itens. Fora que com o E você é capaz de punir ainda mais adversários que são corpo-a-corpo
Veja o vídeo de ninguém menos que Faker jogando com a campeã:
Leblanc AD foi popular em 2023 devido a Statikk
Vale lembrar que em 2023 a Leblanc AD ficou popular, principalmente devido a Statikk, que na época estava muito quebrada.
Na época, até jogadores que iam jogar o Worlds 2023 (mundial de LoL) estavam testando a campeã, cuja build foi nerfada um pouco depois. Relembre vendo o vídeo de Tinowns testando a build:
Impopular nos elos mais baixos
A Leblanc AD é muito usada por profissionais, em campeonatos e tem bons números na filas Mestre +/Desafiante. Fora que vem sendo até mesmo uma opção na top-lane.
No entanto, nos elos mais baixos, a opção não parece ter sucesso. Confira as escolhas mais comuns das Filas Esmeralda +
O maior problema desta build é o início de jogo: este período jogado de forma muito paciente e não tão assassino como o kit de habilidades da campeã sugere. Por essa razão ainda há entusiastas da Leblanc AP.
Leblanc AP permanece forte
Apesar do fenômeno, quem chama atenção mesmo nas Filas Ranqueadas é a LeBlanc AP. A segunda melhor LeBlanc do mundo é do servidor brasileiro, o jogador com nick de Naba, continua investindo na build AP e apresenta bons resultados.
A título de curiosidade, a LeBlanc AP ainda é a que mais vence no Mestre +, apesar do sucesso da sua versão AD.
Leblanc AP ou AD?
Por conta da velocidade de jogos insana nas Filas Ranqueadas, optar pelo lado mais assassino da campeã vai ser melhor na maioria das vezes.
No entanto, em jogos onde você sabe que a partida pode se estender e/ou sabe que as rotas laterais vão ser uma chave da vitória, opte pela LeBlanc AD, pelo menos para testar algo novo.