Depois de mudanças recentes nos itens, a LeBlanc, uma campeã que até então estava esquecida, no meta e até na soloQ, voltou a aparecer no LoL. Conhecida por seu alto dano e grande capacidade de burst, a personagem sempre foi uma das prioridades para muitos jogadores profissionais.
No entanto, não foi nenhum item de dano AP ou burst que fez ela voltar a se destacar, e sim a Faca de Statikk, um item amado pelos jogadores que havia sido removido, mas agora voltou para o jogo. As mudanças na Faca de Statikk fizeram com que a LeBlanc ficasse em evidência, mas por quê? Vamos te explicar logo abaixo.
Como surgiu a faca de Statikk na LeBlanc?
A LeBlanc de Statikk foi popularizada por um streamer da Team Liquid: Bobqin. Ele mostrou os resultados estratosféricos que vinha tendo com a campeã com o item nada usual.
um…💀💀 pic.twitter.com/FBF4lUCYC5
— TL BOBQIN (@bobqinXD) June 15, 2023
Ao longo dos dias, alguns analistas de fora também passaram a olhar para a Statikk com outros olhos e pouco a pouco a build foi viralizando na soloQ, até chegar ao competitivo, o que vamos falar mais para frente.
Faca de Statikk? Por quê?
Desde que retornou ao League of Legends, o item trouxe consigo um escalonamento AP na sua passiva. Ou seja, quando se ativa o “choque’’, o dano causado é AP e aumenta conforme você tem itens para campeões que utilizam poder de habilidade.
Um pouco fraca de início, a Faca de Statikk não despertou curiosidade nos jogadores. Mas, com os recentes buffs seguidos, o item se tornou uma grande opção para alguns magos que sentem dificuldade em limpar as waves, ou que precisam ganhar tempo com relação aos seus adversários, como Zoe, LeBlanc e o Twisted Fate.
Como funciona a Faca de Statikk na LeBlanc?
É simples. Ao fechar a Statikk de LeBlanc, você consegue causar um dano acima do normal nas waves. Em um certo ponto, você limpa todos os minions magos apenas um único ataque básico no primeiro minion da wave.
Além disso, o item faz com que ela até tenha uma laning phase mais forte contra alguns campeões, visto que ela tem um bom alcance e um auto ataque que sairá mais rápido e com mais dano, já que terá uma construção de dano de ataque no começo. Ademais, com a runa Agilidade nos Pés, tem um sustain bem grande para aguentar mais tempo na rota.
Utilizando a Perdição de Lich e também com mais itens AP no seu inventário, o dano do choque da Statikk aumenta e os ataques básicos da campeã também viram um problema, além de todas as suas habilidades feitas para explodir inimigos.
STATIKK SHIV LEBLANC IS NOT OK WTF pic.twitter.com/KFH82b9DdN
— TL BOBQIN (@bobqinXD) June 12, 2023
Build e runas para a LeBlanc com Statikk
Geralmente, o item mítico escolhido, na maioria das vezes, é o Eco de Luden. Entretanto, ShowMaker, mid laner da DPlus Kia, optou pelo Colhedor Noturno quando a utilizou na última rodada da LCK 2023 2º Split.
Fora isso, as runas e a construção dos três primeiros itens são bem padrão e não fogem muito do que a maioria dos jogadores estão fazendo, com Faca de Statikk, Botas do Feiticeiro, Eco de Luden e Perdição de Lich ou Capuz da Morte Rabadon. No restante, são escolhas situacionais, que variam de partida para partida.
LeBlanc de Statikk em ligas major
No competitivo, a campeã começou a aparecer recentemente e com ótimas partidas, principalmente na LEC, nas mãos de Perkz e Humanoid. Por lá, ambos venceram seus jogos e tiveram um grande holofote nas vitórias de seus times.
Além disso, após o jogo, Shakarez, figura conhecida do cenário mundial, compartilhou a porcentagem de dano que cada jogador causou baseando-se na Faca de Statikk.
Humanoid causou 6,8k de dano, o que resultou em 32.1% de todo o seu dano total causado no jogo. É uma estatística assustadora e Perkz também fez parecido, com cerca de 30% de todo seu dano vindo do item.
Humanoid’s Statikk Shiv on LeBlanc dealt 6875 damage to champions, which was 32.1% of his total damage dealt that game #LEC pic.twitter.com/aeHXP64dse
— Renato Perdigão (@Shakarez) June 17, 2023
ShowMaker, em duas partidas, teve 21% e 26% do seu dano vindo inteiramente da Faca de Statikk. Na segunda partida, inclusive, com Colhedor Noturno e Perdição de Lich, os três itens foram responsáveis por 40% de todo o dano causado pelo sul-coreano.
Had some people ask for Showmaker’s so here you go
Total damage was 22.2k so Shiv was about 21% https://t.co/pXx41hEwxy pic.twitter.com/aURNdljHRr
— Renato Perdigão (@Shakarez) June 18, 2023
A LeBlanc de Statikk no CBLOL
No CBLOL, a campeã não teve uma boa estreia. Lava, da LOS, foi quem utilizou ela pela primeira vez no Brasil, mas não se saiu bem e acabou sendo derrotado pela FURIA. Ele finalizou o jogo com apenas um abate, seis mortes e cinco assistências.
Ao final do dia, Avenger, mid laner da Liberty, também tentou surpreender a LOUD com a nova interação da campeã com a Faca de Statikk, mas também acabou perdendo o jogo e com um placar de 5/6/3.
Bem, agora com esse guia completo você está mais do que preparado para testar a LeBlanc de Statikk na sua soloQ, e faça isso logo pois é bem provável que em breve a Riot anuncie algum nerf para ela.
- Veja também: INTZ não conseguia semana 2-0 há 700 dias no CBLOL