LoL: O legado de Uzi: a nova geração de atiradores da China

League of Legends
De:João Messina-
June 14, 2020

O maior legado que uma lenda tem para contribuir no esporte é a régua. Essa frase deve ter causado um ponto de interrogação na sua cabeça, mas eu explico: é a régua que faz os seus adversários terem que ser, no mínimo, iguais a você para terem chance de te vencer.

Na NBA, liga americana de basquete, uma história recente é a de Stephen Curry, que fez com que todos tivessem que mudar seu estilo de jogo e arriscassem mais bolas de três, ou eles simplesmente nunca iriam tirar a hegemonia do Golden State Warriors.

No League of Legends, Faker aumentou a régua de mid laners na Coreia do Sul e, até hoje, a região destaca-se por formar excelentes jogadores para essa posição; verdadeiros criadores de jogadas – semelhante, também, ao que Perkz fez para a Europa.

O legado que Uzi traz é a nova geração de atiradores da China. Antes, para enfrentar a lenda chinesa, os times em geral importavam ADCs de outras regiões, principalmente da Coreia do Sul (a EDG com o Deft, TES com o LokeN, dentre outros jogadores). Entretanto, a Invictus Gaming resolveu fazer diferente: investiu no jovem atirador JackeyLove e, de onde veio ele, tem mais. Muito mais.

A nova geração de atiradores chinesa tem huanfeng (Suning), Hope (EDward Gaming), Wink (eStar), Zwuji (Rogue Warriors), Light (LNG), Wings (Bilibili Gaming), Puff (Invictus Gaming) e Jiumeng (Team WE). Destes, Wink foi reserva de Uzi por dois anos na Royal Never Give Up e brilhou em sua primeira temporada no então estreante time da LPL, eStar.

Os mais talentosos dessa lista foram detalhados pelo Mais Esports em um top 3 abaixo, sempre por ordem de hype.

3. Light (LNG)

 

LNG Light
Foto: LPL

O jogador está em sua temporada de estreia na LPL, depois de ter sido reserva na etapa passada. Antes disso, foi o melhor atirador da LDL (liga secundária da China) pela própria LNG Academy.

Nos seus primeiros jogos, o atirador de 19 anos já performou de forma perfeita em cima de dois dos melhores atiradores da liga: Lwx (na vitória por 2-1 contra a FPX) e Betty (na vitória por 2-0 contra a RNG).

A LNG era tida como time que iria disputar a lanterna com a Rogue Warriors e a Dominus, mas Light é a luz no fim do túnel para o time comandado pelo taiwanês Steak, que tem Nelson (ex-Vivo Keyd) em sua comissão técnica.

2. huanfeng (Suning)

huanfeng SN
Foto: LPL

Destaque da Invictus Gaming Young na LDL com o “Exódia” jovem (705, Leyan, Forge, huanfeng, Fate), o atirador que também tem 19 anos não teve espaço por disputar posição “apenas” com JackeyLove e saiu da iG em Maio de 2019.

Tang Huan-Feng ficou até Fevereiro de 2020 sem um time para jogar, quando chegou na Suning para substituir Weiwei (que mudou de posição para a selva e hoje é destaque da Victory5). E chegou para dar esperanças para a Suning, que até então, contava com um time conturbado e cheio de improvisações; formou-se, em volta de huanfeng, um novo projeto para eles.

Hoje, destaque absoluto da Suning que promete chegar aos playoffs da LPL Summer 2020, huanfeng tem a companhia da lenda taiwanesa SwordArt na bot lane, formando uma dupla de peso para os adversários.

1. Hope (EDward Gaming)

Hope EDG
Foto: LPL

Os “guris” da EDG vêm com tudo para 2020 com o professor Clearlove e o destaque absoluto deles é Hope: a esperança da equipe mais tradicional da China voltar ao topo. O atirador, que também tem 19 anos, já foi All-Pro LPL na etapa de Primavera de 2020, ficando no segundo time (fato esse bem contestável, pois muitos o cotavam para o primeiro).

Foi dele grande parte da responsabilidade pela campanha da EDG, que chegou aos playoffs da LPL depois de um tempo sem demonstrar tanto nível de competitividade; o spoiler já tinha vindo no início do ano, quando foram vice-campeões da Demacia Cup contra a RNG.

Hope é cria da EDG Academy desde 2017, chegou a figurar a reserva da equipe em durante esse tempo e passou por idas e vindas entre o profissional e o juvenil durante três anos. Hoje, brilha como um dos melhores atiradores da China, o maior símbolo do legado de Jian “Uzi” Zi-hao.

Que fique para a história, Uzi, que você mudou uma geração inteira na sua posição. Antes de Uzi, a LPL era outra; durante e depois de Uzi, tornou-se a melhor liga do mundo. O legado de uma lenda.