Na manhã desta sexta-feira (13), Leyan acabou penalizado pela ViCi Gaming por abusar de um bug de Barão no Super Server do servidor chinês de LoL. O jogador teve três meses de salários reduzidos e uma grande advertência, de acordo com a nota divulgada pela organização.
Posteriormente à ViCi, a LPL também inverveio em relação ao assunto e decidiu punir Leyan pelo ocorrido. A punição consiste no banimento do caçador das seguintes competições: NEST, All Star 2020, LPL All Star Weekend e a Demacia Cup de 2020. Além disso, o jogador também estará impossibilitado de disputar as duas primeiras MD3 da temporada de primavera da LPL.
Leyan também teve a sua conta no Super Server banida por três anos e uma multa no valor de 50 mil yuans (aproximadamente R$ 41 mil reais).
O bug relatado consistia em uma forma que jogador conseguia dar apenas um ataque básico em qualquer monstro da selva e derrotá-lo imediatamente. Após Leyan abusar da falha no jogo, o jogador adversário o copiou, aplicando na partida seguinte onde acabou confessando que havia aprendido com o caçador da ViCi Gaming.
Por conta da partida estar sendo transmitida ao vivo, o assunto rapidamente entrou nos tópicos mais acessados do Weibo.
but he realizes he should have just tried it in practice tool and recorded it as evidence instead of using it in a game. (2/2)
The bug he used involves Graves. I’m not gonna explain how it works bc idk if it’s been fixed but basically it allows you to 1shot all jungle creatures. pic.twitter.com/pJOWZEZ1Vp
— elle is busy with exams (@jiekeai) November 13, 2020
Por conta disso, Leyan se desculpou em suas redes sociais, e disse que “encontrou o bug por acidente antes da sua partida e resolveu testar no jogo”. Além disso, o jogador expressou o quão errado foi o que fez e rapidamente alertou a ViCi Gaming para que a Riot resolvesse o problema.