A pandemia do coronavírus está prejudicando vários eventos no mundo todo, incluindo os campeonatos de esports. Por sorte, esses possuem a alternativa de acontecerem de forma online, como é o caso da LEC, liga europeia de LoL.
No entanto, para que isso aconteça várias regras precisam ser implementada e seguidas a risca, conforme detalhou o Maximilian Peter, líder de operações da LEC. Ele publicou uma thread em seu Twitter explicando algumas das exigências que precisam ser cumpridas no campeonato europeu para que as partidas aconteçam sem problemas.
Todas as equipes precisam ter câmeras instaladas em seus centros de treinamento, para que os juízes da Riot consigam acompanhar da mesma forma que é feito presencialmente, assim eles podem dar o parecer final sobre eventuais bugs ou necessidade do uso da função de voltar a partida, o Cronoquebra. Esses juízes também têm acesso aos áudios de comunicação dos jogadores.
Por falar em Cronoquebra, o rioter também disse que a empresa descobriu uma forma de pausar o jogo e “salvá-lo” em seu estado atual para que possam retomar depois, recurso que pode ser usado em caso de problemas maiores como internet ou falta de energia.
Após os Picks e Bans, ninguém pode ficar na sala de jogos a não ser os próprios jogadores. Os times também precisam ter computadores e periféricos reservas para eventuais problemas. A Riot implementou medidas de seguranças adicionais para que os servidores não sofram ataques DDoS, que são ataques que sobrecarregam sites ou servidores de requisições, os fazendo cair ou ficarem com muito lag.
Para garantir que nenhuma equipe se beneficie pela transmissão, essa é atrasada em relação ao tempo real do jogo. Sempre que os jogos acabam, a Riot faz verificações de forma remota em todos os computadores usados pelos times para garantir que nada foi adulterado.
Para finalizar, Maximilian falou sobre o ping que as equipes enfrentam ao jogar de suas bases. De acordo com ele, esse ping varia um pouco, mas em todos os casos é um valor que está em um limite aceitável para que os jogos aconteçam, mesmo no caso dos jogos da Origen, já que a equipe se encontra em Copenhague e não em Berlim, como os outros times.
A LEC já teve a sua primeira semana jogada de forma online finalizada com sucesso. Você pode conferir a cobertura do campeonato aqui no Mais Esports.
Veja também: Doublelift é o primeiro jogador a alcançar 1500 abates na LCS