O Rei sem Coroa está prestes a receber uma homenagem à altura de sua carreira. Após ser confirmado oficialmente no Hall of Legends, Uzi se pronunciou no Weibo, rede social popular na China.
Em texto emocionante, traduzido primeiramente pelo perfil LPL Insider, no X, o jogador comentou sobre sua carreira de altos e baixos, além da frustração de não ter conquistado o Worlds.

“Já não era mais o mesmo”, diz Uzi sobre a reta final da carreira
O jogador começou o relato agradecendo a nomeação ao panteão das lendas do competitivo de League, no que classificou como “uma honra extremamente valiosa”. Indo além, o ex-ADC chinês também recordou que seu título do MSI foi exatamente em 19 de maio de 2018 — neste mesmo dia, em 2025, o ex-atirador foi nomeado para o Hall of Legends:
Estou muito feliz por ter sido incluído no Hall da Fama de League of Legends. (…) Coincidentemente, hoje também é o aniversário da nossa vitória em Paris em 2018 — um dia cheio de sentimentos e memórias, e há muitas coisas que gostaria de dizer a vocês.
O jogador prosseguiu falando sobre a campanha do Worlds 2017. A line-up histórica da Royal Never Give Up com Letme, Mlxg, Xiaohu, Uzi e Ming levou a T1 para o quinto jogo nas semifinais, mas acabou caindo para a equipe de Faker, no que seria a última vez que o jogador alcançaria as semifinais da competição:
Minha carreira profissional foi longa, cheia de altos e baixos.
Lembro que depois da nossa derrota no Mundial de 2017, muita gente disse que minha juventude havia acabado. Naquele momento, eu ainda não percebia isso — só sentia cansaço e arrependimento. Demorou muito até eu entender que talvez minha juventude tivesse mesmo chegado ao fim.
Lembro que em uma das partidas, mesmo estando extremamente focado, minha mente vagou por um instante. Naquele momento, percebi que algo havia mudado — que eu já não era mais o mesmo de antes.
“Não conquistar o Mundial foi sempre uma grande frustração”, reflete Uzi
Ao falar sobre seus defeitos enquanto jogador, e os pontos que amadureceu no decorrer dos anos para evoluir não só dentro de League, mas também como ser humano, Uzi reflete sobre como aprendeu a lidar com a grande frustração de sua carreira:
Não ter conquistado o título do Mundial sempre foi uma grande frustração para mim. Mesmo agora, ainda sinto dor ao lembrar disso. Mas sei que, por mais difícil que tenha sido, não posso viver sob a sombra da derrota para sempre.
O futuro não muda por conta do passado. O futuro muda por causa do que fazemos agora, neste momento. Eu ainda quero voltar a novos campos de batalha!
O jogador aproveita para recordar sobre seu amor por games desde criança, e que sempre buscou ser vitorioso em todas as partidas que jogou. Hoje, entende que esse momento já teve um fim em sua vida — porém, moldou sua mentalidade para sempre:
Todos esses anos, o que venho repetindo é simples: abrir uma nova partida e dizer para mim mesmo “eu tenho que vencer”. Se eu perdia, começava outra partida.
Hoje em dia, mesmo sem estar mais competindo, sempre que entro numa ranqueada de alta qualidade, ainda sinto aquela alegria e satisfação puras. Talvez minha juventude tenha acabado, mas o amor que tenho por League of Legends, e o desejo de vencer, não diminuíram nem um pouco.
Relembra a carreira da lenda chinesa do LoL
Uzi é um dos jogadores mais icônicos da história do League of Legends. Começou sua carreira profissional em 2012 na Royal Club, se destacando rapidamente como um dos melhores atiradores do mundo.
Foi vice-campeão do Worlds em 2013 e 2014, e conquistou títulos importantes com a Royal Never Give Up, como dois títulos da LPL, Jogos Asiáticos, Rift Rivals e MSI, todos conquistados em 2018.
Conhecido por sua mecânica impecável e agressividade, Uzi influenciou gerações de jogadores. Após 2019, anunciou aposentadoria, motivada por questões de saúde.
Retornou para o competitivo em 2022, pela Bilibili Gaming. Ainda fez parte da EDward Gaming em 2023, antes de, oficialmente, pendurar o mouse. Hoje, está casado com a mãe de seu filho.
Confira o relato completo de Uzi
Olá a todos, eu sou Jian Zihao (Uzi).
Antes de tudo, estou muito feliz por ter sido incluído no Hall da Fama de League of Legends. Para mim, isso é uma honra extremamente valiosa. Coincidentemente, hoje também é o aniversário da nossa vitória em Paris em 2018 — um dia cheio de sentimentos e memórias, e há muitas coisas que gostaria de dizer a vocês.
Minha escrita não é das melhores, e os pensamentos podem estar um pouco bagunçados. Espero que compreendam.
Minha carreira profissional foi longa, cheia de altos e baixos.Lembro que depois da nossa derrota no Mundial de 2017, muita gente disse que minha juventude havia acabado. Naquele momento, eu ainda não percebia isso — só sentia cansaço e arrependimento.
Demorou muito até eu entender que talvez minha juventude tivesse mesmo chegado ao fim. Lembro que em uma das partidas, mesmo estando extremamente focado, minha mente vagou por um instante. Naquele momento, percebi que algo havia mudado — que eu já não era mais o mesmo de antes.
É difícil descrever o que é a juventude. Talvez seja simplesmente ter muito tempo para fazer aquilo que se ama, com liberdade. Minha juventude não foi complicada: passei anos fazendo a mesma coisa, repetidamente.
Talvez alguns vejam em mim alguém cheio de garra, confiante, e que joga com muita paixão. Mas para mim, tudo sempre foi algo muito realista — jogo é o que eu sei fazer de melhor, e tudo o que queria era ser o melhor naquilo que faço bem.
Talvez pela idade, às vezes olho para o passado e vejo muitos defeitos em mim. Antes, meu temperamento era mais egocêntrico, meu estilo de jogo não era tão flexível, e eu me irritava facilmente sob pressão. Nos últimos anos, me esforcei muito para melhorar e mudar, e realmente evoluí. Espero continuar progredindo no futuro.
Não ter conquistado o título do Mundial sempre foi uma grande frustração para mim.
Mesmo agora, ainda sinto dor ao lembrar disso. Mas sei que, por mais difícil que tenha sido, não posso viver sob a sombra da derrota para sempre.O futuro não muda por conta do passado. O futuro muda por causa do que fazemos agora, neste momento. Eu ainda quero voltar a novos campos de batalha!
Desde o começo, sempre amei os games. Naquela época, eu era apenas uma criança que fugia de casa para jogar escondido no computador, para jogar os jogos que amava.
Todos esses anos, o que venho repetindo é simples: abrir uma nova partida e dizer para mim mesmo “eu tenho que vencer”. Se eu perdia, começava outra partida.Hoje em dia, mesmo sem estar mais competindo, sempre que entro numa ranqueada de alta qualidade, ainda sinto aquela alegria e satisfação puras. Talvez minha juventude tenha acabado, mas o amor que tenho por League of Legends, e o desejo de vencer, não diminuíram nem um pouco.
Acho que todas as experiências que vivi como profissional moldaram quem eu sou hoje.
Sempre que minha vida ou minha identidade muda, sempre que enfrento novos desafios, volto a pensar naquele tempo como pro player, e digo a mim mesmo: “Se eu aguentar só mais um pouco, talvez as coisas virem.”Uzi vai continuar abrindo novas partidas, levando com ele todas as suas frustrações, conquistas, vitórias e derrotas — e vai continuar tentando carregar o jogo.
Obrigado a todos que leram até aqui. Por fim, quero agradecer à minha família, companheiros de equipe, treinadores e parceiros — caminhar com vocês foi a maior sorte da minha vida.
Agradeço ao League of Legends e à LPL por me darem este palco, permitindo que aquele menino apaixonado por jogos realizasse seu sonho de se tornar um herói. E o mais importante: obrigado a todos que me apoiaram. Obrigado por estarem comigo nessa jornada.
Se, em alguma partida minha, em algum momento, eu pude encorajar alguém — se tive a sorte de ser uma pequena parte da juventude de vocês — isso me faz imensamente feliz e realizado.
De agora em diante, planejo passar mais tempo com minha família e também me dedicar a melhorar minha saúde. Espero que todos vocês, mesmo estudando ou trabalhando muito, lembrem-se de se levantar, se alongar — cuidem do corpo para que possam continuar correndo atrás daquilo que amam.
Feliz 520 (Dia do Amor na China)! Que tudo corra bem para vocês!
Boa sorte no futuro!
