A Riot Games anunciou que o modo Arena, lançado em 2023, não será um modo permanente em League of Legends. Ele já está ativo desde o começo do ano e, em outros momentos, a desenvolvedora chegou a citar a possibilidade de ele ficar, mas parece que os resultados não foram como o esperado.
Principais pontos do desempenho do Arena
Embora o modo tenha sido bem recebido inicialmente, com alto engajamento nos primeiros dois meses, a quantidade de jogadores caiu significativamente depois, em parte pela falta de novos sistemas de progressão e novidades no conteúdo.
Em uma publicação, a Riot destacou os principais pontos de desempenho do modo Arena, e também revelou alguns pontos que acabaram não agradando os jogadores.
- O modo teve forte adesão no começo, mas perdeu força rapidamente, especialmente após o lançamento do modo Enxame.
- Itens como os Prismáticos aumentaram a complexidade, dificultando a jogabilidade para jogadores que preferem menos experimentação.
- O mapa Lago de Carpas e algumas participações especiais (como a do Jhin) não atenderam às expectativas dos jogadores.
- O sistema de classificação do Arena não manteve o interesse dos jogadores ao longo do tempo.
Modo Arena não será permanente
A Riot Games decidiu que, devido ao custo elevado de manter o Arena atualizado semanalmente, o modo será incorporado aos modos rotativos do jogo, como acontece com outros modos populares.
O Arena precisa de suporte contínuo em mecânicas, campeões e itens, diferentemente de modos como ARAM, que herdam automaticamente as mudanças do Summoner’s Rift.
Embora o modo não seja permanente, ele continuará sendo parte importante do ecossistema de modos alternativos em League of Legends, com novas versões planejadas para o próximo ano, como novos sistemas de progressão e mais incentivos para experimentação dentro do jogo.