Nesta terça-feira (10), a Riot Games anunciou as mudanças nos formatos do MSI 2023 e no Worlds 2023. Os campeonatos serão sediados em Londres e na Coreia do Sul, respectivamente. Pela primeira vez, os campeonatos internacionais terão dupla eliminação.
Além de chave inferior e superior, a Riot Games também implementará um formato suíço ao invés da tradicional fase de grupos que todo o Worlds tinha. Além disso, no MSI, os segundo colocados de LEC, LCS, LCK e LPL também se classificam para o torneio. Confira as mudanças!
O formato do MSI 2023
Bastante criticado nas últimas edições, principalmente na de 2022, o MSI terá uma mudança drástica no seu formato. Um torneio que era somente para os campeões, agora abre vagas para os segundo colocados de cada região major: LEC, LCS, LPL e LCK.
Embora tenham mais times dessas regiões, os primeiros colocados não disputam a primeira fase do torneio e estão diretamente classificados para a Fase de Chave. Neste início, as oito equipes serão divididas em grupos de 4, com dupla eliminação.
Os vencedores de cada fase se enfrentam valendo a vaga na próxima fase no torneio, enquanto os perdedores disputam a sobrevivência no campeonato. O perdedor do jogo 2 entre os vencedores enfrenta o vencedor do 2 entre os sobreviventes pela última vaga na fase principal do MSI.
Na Fase de Chave estarão os 4 times campeões de cada liga major e também os classificados através da Fase de Entrada. Serão duas chaves com quatro times e dupla eliminação, que segue o mesmo estilo da fase anterior.
O formato do Worlds 2023
O principal campeonato internacional chega com grandes mudanças para a sua décima primeira edição. Afinal, não teremos mais fase de grupos e a fase de entrada sofreu mudanças significativas na sua composição.
Primeiramente, o play-in não terá mais equipes de todas as regiões, como LCK, LPL, LCS e LEC, apenas uma. Esta equipe será decidida em uma partida md5 entre o seed 4 da Europa e o seed 4 da região norte-americana. Quem vencer, estará classificado para a Fase de Entrada.
O formato da fase de entrada também será de eliminação dupla, assim como no MSI. Cada chave terá quatro equipes e duas avançam para a próxima fase do Worlds. Cada grupo jogará partidas em md3, com o “vencedor superior” de um grupo jogando uma “Melhor de 5” contra o “vencedor inferior” do outro por uma vaga na Fase Suíça.
Formato suíço no Worlds 2023
A principal novidade do Worlds 2023 é com certeza a extinção da famosa fase de grupos. Agora, teremos um formato suíço que definirá os times que avançam para os playoffs da competição.
A Fase Suíça terá um formato de cinco rodadas no estilo suíço, no qual as equipes com o mesmo histórico de vitórias e derrotas competirão entre si até alcançarem 3 vitórias ou 3 derrotas. De acordo com a Riot, a primeira rodada será disputada com confrontos definidos aleatoriamente, mas entre equipes de regiões diferentes. Essas partidas serão em formato md1.
Na segunda rodada, as equipes começam a enfrentar times que tenham o mesmo histórico. Ou seja, quem vencer, enfrenta quem venceu e quem perder, enfrenta quem perdeu. Esse pareamento terá um total de cinco rodadas e os times que alcançarem 3 vitórias avançam para os playoffs.
Todas as partidas que definem classificação ou eliminação das equipes no formato suíço serão disputadas em formato md3. Os playoffs seguem na mesma pegada, sem mudanças. Os times classificados são sorteados aleatoriamente em chaves fixas, onde se enfrentam até chegarem na final da competição.