Um mês se passou desde a chegada da Temporada 2025 e a remoção dos Baús Hextec gratuitos do League of Legends. Em protesto, a comunidade chegou a encher todos os posts da empresa nas redes sociais com imagens dos Baús.
Nesta sexta-feira (7), a Riot fez uma declaração oficial com os seus porta-vozes, Meddler e Pabru, sobre a mudança no ssitema. Para a tristeza da comunidade, o LoL vai continuar sem os Baús Hextec grátis, e os rioters explicaram o motivo da decisão.
O impacto dos Baús Hextec na sustentabilidade do LoL
A Riot explica que, sendo um jogo gratuito, o League of Legends precisa de fontes de receita para se manter. O objetivo é que os jogadores possam jogar sem gastar nada, mas que invistam em itens cosméticos de qualidade, como skins.
Acreditamos que a nossa companhia está entregando grandes experiências pra vocês e isto retorna pra Riot. Nós queremos entregar o melhor, pra que você jogue sempre sem gastar nada, então assim a única coisa que você gaste dinheiro seja em outras coisas bem feitas. Como um jogo gratuito, é assim que o League paga as contas.
É dessa maneira que podemos continuar desenvolvendo o jogo e criando um melhor ecossistema, adicionando novos modos de jogo, atualizações no Summoner’s Rifts, cinemáticas, eventos ao vivo como o Worlds, balanceamento patch após patch e um projeto a longo prazo para o futuro do League.
O número de pessoas jogando LoL esteve bem estável nos últimos anos, e nós somos profundamente gratos por isso. Nosso custo para manter e desenvolver o jogo, também se estabilizaram. Contudo, o grande desafio se tornou garantir que estamos igualmente sustentáveis e podendo reinvestir mais no jogo, ao mesmo tempo. E é aqui que entra o problema das Caixas Hextec.

A evolução dos Baús Hextec
Quando nós introduzimos aos Baús Hextec no LoL, a gente queria dar uma recompensa extra pelo seu tempo gasto, conseguindo algo que você realmente se importa: skins. E, por um tempo, nós achamos que isso funcionou bem tanto pra jogadores quanto para o lado de negócios do LoL.
Com o tempo, os baús gratuitos se tornaram a maneira primária de se obter skins, e cresceu o número de jogadores que tinham uma boa coleção de skins só que inteiramente gratuitas. Isso significa que comprar skins se tornou sem sentido, afinal muitos jogadores preferiram esperar um tempo para ter uma skin do que só comprar. Isso foi ótimo para a experiência dos jogadores, mas não era sustentável para o longo prazo.
O futuro das recompensas e o ecossistema do jogo
Após uma análise, a Riot concluiu que precisava ajustar o sistema de recompensas. A empresa não quer eliminar completamente as skins gratuitas, mas entende que a oferta precisa ser equilibrada para garantir a viabilidade do jogo.
Nós tomamos um passo para trás e reavaliamos os sistemas de recompensas e chegamos a conclusão de que era preciso mudar. Nós não queremos voltar pro tempo onde era impossível de ter skins gratuitas, mas também entendemos que não podemos dar tantos cosméticos.
Aumentar o número de skins que podíamos fazer a cada ano foi bom tanto para os negócios quanto para a experiência do jogador, mas eventualmente tivemos retornos decrescentes significativos. Introduzimos cosméticos premium, também exploramos muitos outros tipos de conteúdo cosmético e continuaremos tentando fazer isso, mas skins de campeões são claramente a coisa com a qual a maioria de vocês se preocupam mais quando se trata de cosméticos, e obviamente adicionar conteúdo pago para o jogo seria ruim.
Compromisso com o futuro do LoL
Por fim, os rioters terminaram falando que entendem toda a furia da comunidade, mas que a Riot está segura de que essa decisão é a melhor para o futuro do LoL.
Nós sabemos que muitos de vocês não tem interesse nesse lado mais “business”, ou até mesmo de cosméticos, e muitos outros não vão acreditar que isso não é só sobre aumentar o lucro anual. Isso é sobre assegurar a sustentabilidade a longo prazo do LoL e nós esperamos que este contexto possa te ajudar a entender as mudanças. Nós queremos assegurar que o LoL continue bom e totalmente gratuito.
Nós acreditamos que uma mudança assim, apesar de impopular, é a atitude certa e nos permite entregar nossos planos atuais, mas também os planos do futuro. Voltaremos em breve para trazer mais contextos do que pensamos sobre skins e sistemas.
Comunidade não reage bem aos contextos
O plano de contextualizar para a comunidade foi um fracasso, e os fãs se mantêm revoltados com a ausência dos baús Hextecs. Grande parte do movimento de crítica é só encher o post com uma inundação de memes com baús, mas dessa vez também tivemos algumas reclamações plausíveis:
Sei lá, por que só não nerfar ao invés de remover os baús? Já são 10 anos disso e se tornou algo fundamental do jogo.
Por que vocês fazem decisões tão burras com tanta frequência?
idk, nerf the chests instead of removing them ?
they’ve been here for like 10 years already?
it’s core part of the game by nowwhy u guys make dumb decisions so often?
jesus, u really want this game to die, uh— Big Bad Bear (@BigBadBear_) February 7, 2025
Nessa atualização Dev, RiotCaixa e RiotMonetizaçãoPredatório pedem desculpas por terem tirado Os baús Hextec, nós reconhecemos o grande erro e vamos implementar novamente quanto antes para ser possível recompensar a comunidade de alguma foram que eles esqueçam nossos reais valores.
In this Dev Update RiotChest and RiotPredatoryMonetization apologize for removing free Hextec Chests, we recognize we made a huge mistake and will be reimplementing free chests as soon as possible and compensating the community in some way for forgetting our own core values. pic.twitter.com/TIwUvfLs5P
— League Of Legends De Oliveira “LOL ENGRaÇADA” Jr (@LOL_ENGRAcADA) February 7, 2025
ok anywayspic.twitter.com/ZbIGH0lbxo
— Papuchochoł (@papuchochoe) February 7, 2025
— the stupid ×͜× (@kaynbabygirl) February 7, 2025
O real motivo da remoção:
The reason behind the removal pic.twitter.com/f1O9k1gUb8
— Madscot (@Madscot_) February 7, 2025
— zaul con Z ⚭ (@xzaulxx) February 7, 2025








