O League of Legends convive com mudanças constantes de meta. Porém, poucos patches prometem chacoalhar tanto o atual status do jogo quanto o 25.16, que deve chegar aos servidores oficiais na próxima quarta-feira (13) — principalmente na jungle, com diversos buffs e nerfs.
Nas palavras dos desenvolvedores do jogo, o LoL parece “muito balanceado”. Portanto, pensando nesse ponto, a próxima atualização trará fortalecimentos pensando em trazer mais diversidade ao jogo.
Confira os buffs que prometem colocar Nautilus e Sylas em posições viáveis na jungle
Antes de saber o que será nerfado, vale a pena conferir o que terá fortalecimento. As mudanças mais comentadas pela comunidade são para campeões que, ultimamente, tem ocupado outras rotas: Sylas e Nautilus.
Para o Titã das Profundezas, haverá mais velocidade de limpeza na selva com seu E, que passará a causar 125% de dano AP na primeira onda da habilidade. A alteração já está em vigor no PBE, e um jogador conseguiu terminar seu primeiro clear em 3 minutos com a mudança, utilizando o smite duas vezes:
guys i think we MIGHT have overbuffed nautilus jungle…
nautilus 3꞉01 blue start full clear on pbe (2 smites) pic.twitter.com/tFXABiFBTw
— Shapeshift (@lolshapeshift) August 5, 2025
Para Sylas, haverá um acréscimo de 150% de dano em sua passiva quando utilizada nos monstros da selva. Pick padrão da mid lane, a possibilidade de se tornar um flex pick é muito atraente, principalmente no competitivo. O coach Tockers, da RED Canids, já comentou de maneira bem humorada em seu X (ex-Twitter) sobre a possibilidade:
vish sylas vai virar flex pick? tao triste com uma noticia dessas https://t.co/hj4J99c6ds
— tockers (@tockerslol) August 4, 2025
Patch 25.16 terá nerfs nos principais lutadores da posição
Nas séries competitivas e nas filas ranqueadas durante 2025, Trundle, Xin Zhao, Nocturne e Jarvan IV vem aparecendo com frequência. Portanto, a Riot trará enfraquecimentos para os lutadores que vem dominando a jungle dentro do Rift. Confira:
Jarvan IV
Crescimento de Armadura: 5.2 ⇒ 4.6
Nocturne
Crescimento de Armadura: 4.7 ⇒ 4.2
Trundle
Q – Mordida
Dano: 12–112 ⇒ 12–114
W – Domínio Congelado
Velocidade de Ataque: 30–110% ⇒ 30–90%
Xin Zhao
Vida base: 640 ⇒ 620
Q – Golpes Determinados
Dano base por ataque: 20/25/30/65/80 ⇒ 15/30/45/60/75
As mudanças serão acompanhadas de diversos fortalecimentos em outros campeões da mesma posição, o que pode impactar ainda mais no desempenho dos atuais reis da jungle.
“Oportunidades para os jogadores serem criativos”, diz Riot Phroxzon sobre mudanças do patch 25.16
Segundo o Líder de Gameplay Design da Riot, Phroxzon, o jogo estar em um momento de maior balanceamento é um “problema bom” para se ter. Porém, na visão da Riot, o período também traz oportunidades. Logo, as mudanças serão inseridas para procurar maneiras alternativas de jogar League, conforme comunicado pelo rioter em suas redes sociais:
Um jogo muito balanceado é um ótimo problema para se ter, mas também um indicativo real de que há oportunidades para nós. Quando o jogo está em um estado bem balanceado, ficamos particularmente interessados em colocar campeões em múltiplas funções (de uma forma que não quebre o jogo), o que pode trazer uma dose de novidade.
Coisas como Nautilus na jungle, Mordekaiser AD, Viego como laner, Qiyana jungle, Sylas jungle, Sion AD, etc. Essas oportunidades geralmente são difíceis de priorizar quando precisamos apagar incêndios de balanceamento.
Ao mesmo tempo, precisamos ter cuidado para não exagerar; a maior parte desse tipo de sentimento (de jogo balanceado em excesso) vem de pessoas que jogam League praticamente o dia inteiro (streamers, jogadores de high ELO) e são bastante vocais.
Patch 25.16 Preview!
Sentiment on the game is too balanced
– Have heard a bunch of sentiment recently around the game being too balanced
– Often, people feeling this way can feel like the game feels the same patch over patch, TFT can sometimes feel like this when the balance… pic.twitter.com/gpGJMOE1BJ— Matt Leung-Harrison (@RiotPhroxzon) August 5, 2025
Em outro post, o Rioter prosseguiu dando mais contexto sobre as decisões da empresa, e deu a entender que buscará utilizar o feedback da comunidade para seguir implementando alterações no jogo:
(…) Ao entrarmos na segunda metade do ano — em que o jogo está relativamente bem balanceado — vamos dedicar muito mais tempo a buscar builds alternativas oportunistas, funções diferentes e outras possibilidades que pareçam oportunidades para os jogadores expressarem sua criatividade.
Por fim, resta saber quais serão as implicações das mudanças no meta competitivo do jogo. O Mais Esports já fez uma análise sobre o próximo patch no Youtube, que você pode conferir a seguir:








