Já tivemos duas polêmicas que causaram alterações nos emotes de região do LoL, mas dessa vez a mudança foi no nome de um dos cosméticos. Em inglês, o emote da Viking Esports (VCS) ficou “Letme Breath“, uma gíria parecida com o “Tô passando mal” em português, porém a frase ganhou muita repercussão por ser a exata frase usada em um episódio brutal nos EUA.
Nova polêmica com emote de região causa alterações
A polêmica que a comunidade, sobretudo a norte-americana, se referiu foi o assassinato do George Floyd: um cidadão negro assassinado por um policial por estrangulamento. Em suas últimas palavras, ele repetia a expressão “Letme Breath“, que aqui pode ser interpretado pelo sentido literal: “Me deixa respirar“.
Pela dualidade, o emote vai se passar a chamar “Cope’Sante” um trocadilho com a referência do próprio cosmético: o meme Copium. “Copium” é uma combinação das palavras “cope” e “opium”. Muitas vezes, a expressão é usada para dizer que alguém está em negação sobre alguma coisa.
O que o K’Sante estaria inalando no emote, então, seria essa expressão de negação “Copium” e não oxigênio, como alguns membros da comunidade interpretaram. A Riot Games não se manifestou oficialmente, assim como nas últimas mudanças.