×





×





×





×





×


Logo MaisEsports
Notícias
Campeonatos
Outros
Mais Esports

LoL: Nova skin do Jhin causa polêmica por “sistema Gacha”

League of Legends

Receba as últimas notícias, resultados e novidades diretamente do seu WhatsApp e Telegram!

Riot Games anunciou uma nova skin, o Jhin Erradicação do Cosmos Negro. No entanto, a maneira como os jogadores podem obter essa personalização tem causado alvoroço na comunidade do League of Legends, por se tratar de um sistema “Gacha”. 

A seguir, explicaremos tudo sobre esse sistema, a skin, e toda a controvérsia que ele trouxe.

O que é o Gacha nos jogos?

Jogadores encontram o sistema Gacha quando eles apostam na sorte para obter um conteúdo raro. Ao fazer isso, gastam moedas virtuais, que compram com dinheiro real, em baús e/ou roletas, mas a chance de receber conteúdo exclusivo é pequena.

Devido à baixa probabilidade, em muitos casos, os jogadores podem ter que tentam várias vezes até obter a skin, personagem ou qualquer outro conteúdo ofertado. E, naturalmente, quanto mais tentam, mais dinheiro gastam.

Atualmente, jogos como Genshin Impact e Honkai Star Rail adotam esse sistema.

Comunidade acusa a Riot de implementar Gacha com a nova skin Jhin Erradicação do Cosmos Negro

A Riot Games anunciou uma nova skin, a Jhin Erradicação do Cosmos Negro. Essa skin será uma “Variante Mítica” de uma já existente, a Jhin Cosmos Negro. Entretanto, para torná-la única, a desenvolvedora decidiu reformular sua aparência, cores e efeitos especiais.

Essa skin estará disponível por tempo limitado, e os jogadores não podem comprá-la diretamente na loja. A única maneira de obtê-la é justamente pela mecânica Gacha.

Há apenas 1% de chance da skin vir nas cápsulas do evento, e se você não tiver essa sorte, terá que abrir 30 cápsulas para consegui-la.

O Jhin Erradicação do Cosmos Negro será a recompensa de marco da 30ª Cápsula, mas também terá 1% de chance de vir nas Cápsulas Cósmicas 2023 ao longo da trilha do passe, ou seja, quem tiver sorte pode conseguir ele beeem antes!

Imagem da skin Jhin Erradicação do Cosmos Negro
Jhin Erradicação do Cosmos Negro (Imagem: Divulgação/Riot)

Nova skin do Jhin pode custar até 525 reais

Uma cápsula do evento tem o preço de 750 de RP. Para garantir a skin Jhin Erradicação do Cosmos Negro, você precisará de 30 cápsulas – isso se não tiver a sorte de ganhá-la antes.

Ao adquirir essas 30 cápsulas, o custo total será de 22500 RP. Dado o preço atual dos Riot Points, isso significa um gasto de R$ 525 reais.

Depois que esse período terminar e as Cápsulas acabarem, a nossa decisão atual é que a skin será retirada da lista de skins disponíveis através de espólios. Isso pode mudar e talvez ela seja adicionada à lista novamente em meados de 2024; tudo vai depender do que aprendermos com esses experimentos.

Posição da Riot sobre o novo sistema

A Riot esclarece que este é um experimento para criar um conteúdo mais “Exclusivo”. Eles tentaram alcançar esse objetivo com as skins Míticas, porém acabaram criando sistemas que as tornaram mais acessíveis, e isso não é um problema, tanto que a empresa decidiu não alterá-lo.

A skin Jhin Erradicação do Cosmos Negro marca o início das Variantes Míticas, e a Riot planeja expandir esse conceito para outras skins lendárias. Importante frisar que, como o sistema ainda está em testes, ele pode sofrer alterações baseadas na resposta da comunidade.

Quando se trata de qualquer coisa relacionada à monetização, sempre preferimos seguir uma abordagem extremamente cautelosa e metódica. Se essa estratégia não funcionar, vamos reavaliar, tentar outra coisa ou mudar a nossa abordagem.

“Sistema Gacha” já está presente no Teamfight Tactics

Embora o assunto de Gacha no LoL tenha voltado a ficar em alta, o Teamfight Tactics – o jogo Autochess do LoL – já introduziu essa mecânica no Set 9, a qual não foi bem recebida.

Os itens mais cobiçados da atualização, duas skins de Arena e uma skin de lenda Capeteemo, só estão disponíveis através do sistema Gacha.

Anteriormente, os jogadores recebiam ovos de Pequena Lenda ao completar missões. Agora, essa dinâmica mudou: todos recebem Emblemas de Tesouro. A

Ao acumular 100 Emblemas de Tesouro, você pode desbloquear um baú contendo a skin que você escolheu. No entanto, esse baú tem uma baixa chance de tê-la, então pode ser necessário abrir várias para ganhar. Mas, após abrir 59 baús sem sucesso, o 60° baú garante o cosmético desejado.

Imagem da lenda Capeteemo Chibi no TFT do LoL
Capeteemo Chibi no TFT do LoL (Imagem: Reprodução/Riot)

Sistema Gacha é popular em países asiáticos

Apesar de ser polêmico no LoL, o sistema Gacha é uma prática comum em países asiáticos. Como mencionado anteriormente, jogos populares como Genshin Impact já adotam essa mecânica há algum tempo.

Vale notar que a Riot pertence à Tencent, a maior empresa de internet da China, que também possui investimentos em várias desenvolvedoras de jogos ocidentais.

O mercado asiático representa uma fatia significativa dos jogadores de League of Legends. Assim, é possível que Riot queira explorar modelos de monetização que deram certo nessas regiões.

Receba as últimas notícias, resultados e novidades diretamente do seu WhatsApp e Telegram!

Bruno Rodrigues

por Bruno Rodrigues

Publicado em 17 de agosto de 2023 • Editado há mais de 1 ano

Matérias Relacionadas
League of Legends
CBOLÃO League 2024: Veja todos os times convidados do torneio
League of Legends

CBOLÃO League 2024: Veja todos os times convidados do torneio

O CBOLÃO League, etapa inicial do maior torneio amador de League of Legends do Brasil, revelou nesta terça-feira (21) as oito equipes participantes da competição.

Há 8 horas
League of Legends
LoL: T1 ZOFGK foi o elenco que mais jogou junto no competitivo
League of Legends

LoL: T1 ZOFGK foi o elenco que mais jogou junto no competitivo

A T1 ZOFGK chega ao fim sem terminar uma vez sequer abaixo do top-4 e fazendo história enquanto elenco unido e duradouro.

Há 10 horas
League of Legends
LCK 2025: Jogador lendário retorna para a T1 como técnico
League of Legends

LCK 2025: Jogador lendário retorna para a T1 como técnico

O lendário suporte Mata retornará para a T1 como técnico após viralizar grandes momentos em 2024 na comissão técnica da equipe rival, Gen.G

Há 12 horas
League of Legends
LCK 2025: Zeus teve saída conturbada da T1, dizem rumores
League of Legends

LCK 2025: Zeus teve saída conturbada da T1, dizem rumores

A saída de Zeus da T1 pegou todos os fãs de surpresa, e pouco tempo depois, apurações e rumores indicaram que a situação foi bem conturbada.

Há 13 horas
League of Legends
Liga das Américas 2025: Tinowns e Robo continuam na LOUD, diz site
League of Legends

Liga das Américas 2025: Tinowns e Robo continuam na LOUD, diz site

Tinowns e Robo seguem na LOUD e agora falta para a Verduxa apenas firmar quem será o novo jungler da organização. Import é favorito para posição.

Há 14 horas
League of Legends
LoL: Após 11 anos de carreira, Maple se aposenta do competitivo
League of Legends

LoL: Após 11 anos de carreira, Maple se aposenta do competitivo

A lenda de uma região e nosso carrasco. Após diversos títulos regionais, histórias de internacionais e eliminações do Brasil, Maple se aposenta.

Há 14 horas

















































Campeonatos Atuais