No mês passado, a Riot Games havia anunciado que estava buscando uma maneira de punir melhor os jogadores que ficam AFK, ou ociosos, em suas partidas, ao mesmo tempo sem prejudicar os outros jogadores da equipe. Com a chegada do patch 10.24 nesta terça-feira (24), a publisher enfim aplicou a nova medida.
Also, I am so glad to finally get this change in the game. Not much you can do about a leaver/AFK on your team, but now we hope it doesn’t sting quite as much. pic.twitter.com/gpOfrr9C0e
— Mark Yetter (@MarkYetter) November 23, 2020
A partir de agora, se um jogador for detectado como AFK, poderá ocorrer uma votação de rendição aos 10 minutos. Num primeiro momento, esta ferramenta só estará disponível em Summoner’s Rift e precisa de votação unânime. Caso não haja unanimidade, aos 15 minutos haverá uma outra votação, esta precisando da somente da maioria dos votos.
E mais: se a pessoa abandonar a partida ranqueada, ou for identificada como ociosa, sua perda de PdL poderá ser reduzida. Quem estiver em um grupo com uma pessoa desconectada/ociosa, em partida de ranque provisório ou em série promocional, não receberá redução da perda.
Variáveis in-game definirão a Compensação de PdL
A Riot não detalhou quanto será essa redução de perda de pontos para jogadores prejudicados por AFKs, porém, em um artigo publicado no site oficial do League of Legends, a empresa afirma que o número será definido por “diversas variáveis dentro do jogo”, e que a redução de perda de pontos será limitada semana após semana.
A publisher afirmou ainda que estará atenta nessa nova medida para evitar qualquer tendência negativa nos Pontos de Liga, causada pela compensação, além de outras mudanças planejadas para a SoloQ durante a Pré-temporada.
O patch 10.24 é o penúltimo do ano 2020 e o segundo com todas as mudanças trazidas pela Pré-temporada. A última atualização deste ano está prevista para o dia 9 de dezembro.
Veja também: Absolut retorna ao Flamengo e reencontrará RedBert