Apesar de não haver um anúncio oficial, o LoL deve passar por novas mudanças nos nomes das contas após a introdução do Riot ID em 2023. A alteração foi notada por um jogador, que recebeu um aviso dentro do jogo para modificar seu nome sem qualquer explicação, o que o motivou a compartilhar a situação com o restante da comunidade.
“Não vi isso em lugar nenhum”, diz jogador sobre mudança repentina
Um usuário compartilhou no Reddit sua experiência após receber uma mensagem quando logou no client do LoL:
Tentei fazer login na minha conta ontem e fui surpreendido por um aviso (impossível de ignorar) para mudar meu nome. É um nome que eu uso desde que criei a conta, e não queria perdê-lo sem motivo, então entrei em contato com o suporte ao jogador.
O fã do jogo ainda compartilhou a resposta que recebeu sobre o aviso, diretamente do Suporte ao Jogador da Riot:
Obrigado por entrar em contato, é um prazer falar com você! Como jogador, sei o quanto nossos nomes de usuário são importantes para nós, pois não são apenas nossa identidade, mas também carregam muitas memórias que criamos ao longo dos anos. Então, deixe-me aprofundar o caso!
Após uma investigação mais detalhada, descobrimos que, a partir de uma das atualizações recentes, os nomes de servidores não estão mais disponíveis para uso como tagline, pois são apenas marcadores atribuídos automaticamente pelo sistema no momento da criação do Riot ID.
O Rioter prossegue revelando que, em um futuro próximo, as tags regionais devem deixar de existir. Confira:
Essa mudança está acontecendo gradualmente, e em breve ninguém poderá ter uma tag regional, pois todos os jogadores que ainda possuem uma serão solicitados a alterá-la. A tag deve ter entre 3 e 5 caracteres alfanuméricos.
Ela não pode ser uma tag de região (#EUW, #EUNE, #NA1, etc.), pois essas não podem ser escolhidas manualmente, e é por isso que seu nome foi marcado como “inapropriado”.
Sugiro que pense em um novo Riot ID que não contenha o nome de nenhum servidor (BR, LAS, LAN, OCE, NA, EUW, EUNE, TR, RU, KR, JP, PBE, BR1, LA1, LA2, OC1, NA1, EUN1, EUW1, TR1, JP1, PBE1, KR1, RU1) e me avise. Assim, posso alterá-lo para você o mais rápido possível, caso não queira manter o atual.

Os comentários da postagem variam de pessoas falando que também receberam a mensagem, e outras minimizando a situação. Afinal, apenas as tags que utilizarem nomenclaturas de servidor devem ser alteradas, com a possibilidade de manter os nomes.
Para esse usuário, restou o questionamento sobre o que poderia motivar a modificação. Se liga:
Me pergunto por que as tags regionais não são mais permitidas, especialmente considerando que ainda pedem para você criar sua própria tag.
Esse jogador relatou que o mesmo aconteceu com ele, mas de maneira automática:
Meu Riot ID foi alterado automaticamente, indo de #OCE para #OC na semana passada. O de um amigo foi de #OCE para #OC3.
Por fim, esse jogador achou tudo uma grande tempestade em copo d’água:
Apenas mantenha seu nome e escolha qualquer nova tag. Quem se importa com a tag, especialmente quando você está apenas usando a regional agora?
Riot não se pronunciou sobre o assunto
Apesar de a postagem ter alcançado a atenção da comunidade no Reddit, a empresa ainda não se pronunciou sobre o assunto. Embora seja uma mudança relativamente pequena, já que a alteração se restringe apenas às taglines, a Riot enfrentou um começo de 2025 turbulento e pode ter optado por se afastar de quaisquer polêmicas.
A empresa, no entanto, demonstrou esforço para ajustar suas decisões recentes após o feedback da comunidade. Trouxe de volta os baús Hextec, adiou a skin do Mordekaiser exaltada e retornou ao calendário mensal do Clash, mostrando que, caso a mudança desagrade muito os jogadores, a Riot está disposta a rever suas modificações.