Tem algum campeão que você jura que é muito forte, mas que é totalmente esquecido no competitivo? Bom, a Vi já foi assim. E não me venha falar que foi Arcane, afinal, a campeã foi aparecer no competitivo de LoL bem depois do lançamento da primeira temporada da série, lançada em novembro de 2021.
O debate sobre o que começou a popularidade da campeã entre os pro players foi levantado pela comunidade no Reddit, que lembrou de tempos onde a campeã não agradava nem um pouco os jogadores profissionais.
O que mudou na Vi?
A discussão surgiu após um usuário levantar os números da campeã, que tem uma presença notável no competitivo e, também, nas filas ranqueadas, sendo a 6º mais jogada entre todos os campeões na jungle, segundo o site OP.GG. Confira:
Algo que me intrigou ao analisar as estatísticas do gol.gg foi que a Vi raramente foi escolhida no cenário competitivo de qualquer liga profissional depois da quarta temporada, até 2022. Nesse ano, sem mudanças significativas em seu kit (seja um mini-rework ou buffs), ela passou a ter mais de 30% de presença no Worlds 2022.
Alguns dizem que isso foi uma resposta ao meta da época. Ahri e Zeri eram escolhas muito fortes, e a Vi era uma counter ou tinha sinergia com esses campeões, o que explicaria sua popularidade.
No entanto, seguindo para as temporadas de 2023, 2024 e agora 2025, a Vi permaneceu uma escolha constante no cenário profissional, mesmo após receber nerfs significativos e atravessar diversas mudanças de meta.
Puxando o túnel do tempo da campeã, a primeira aparição de destaque dela foi no patch 12.8, em uma série no MSI de 2022, de T1 contra Saigon Buffalo. Na ocasião, Oner escolheu a Vi contra uma composição de baixo alcance da SGB, que tinha Alistar, Wukong e Sylas, além de Kennen e Tristana e um claro indicativo de fights explosivas.
Para se ter uma ideia de quanto o pick era raro na época, as únicas duas vezes que a campeã foi selecionada no patch 12.8 foram por Oner, contra a mesma SGB. E a campeã passou pelo ano de 2021 inteiro com apenas quatro escolhas nas principais ligas do mundo, segundo o gol.gg, mostrando que os profissionais realmente não viam a força da Vi.
O usuário ainda questionou se a Vi sempre foi forte, ou o jogo teve mudanças que tornaram a campeã mais visada:
Os profissionais simplesmente ignoraram o quão forte a Vi era todo esse tempo? Ou o jogo mudou de uma forma fundamental que eu não percebi? Raramente um campeão sai de quase 0% de presença para se tornar uma escolha frequente na LCK e LEC sem mudanças significativas em seu kit.
Quais foram as mudanças da Vi?
A campeã teve algumas alterações que os usuários consideram muito importantes para sua popularização. A primeira, foi lá no patch 11.22, com alterações que deixaram seu combo mais eficiente:
Quebra-Cofres
- Duração do empurrão aumentada para 0,75 segundos (antes era 0,7).
- Novo efeito: O alcance do dash agora se estende até 50 unidades ao atravessar uma parede.
- Novo efeito: O dano e a distância do dash agora são baseados no tempo exato de canalização, em vez de a cada 0,25 segundos.
- Novo efeito: Os alvos agora são empurrados imediatamente ao entrar em contato com ela.
Saque e Enterrada
- Duração do knock-up ajustada para 1,4 segundos (antes variava entre 1,25 e 1,49 segundos).
- Correção de bug: A duração do auto-atordoamento agora é consistente, em vez de variar entre ativações.
- Novo efeito: Agora aplica o knock-up no alvo quando ela está a 300 unidades de distância, em vez de variar entre 0 e 300 unidades com base em intervalos de 0,25 segundos.
- Novo efeito: Inimigos agora são empurrados imediatamente ao entrar em contato com ela.
No patch 12.10, que acrescentaram um maior crescimento em durabilidade, em detrimento de escudos menores em sua passiva, e foi nele que a campeã começou a ganhar força:
Atributos
- Vida base aumentada de 585 para 655.
- Crescimento de vida aumentado de 85 para 99.
- Crescimento de armadura aumentado de 3,5 para 4,7.
- Crescimento de resistência mágica aumentado de 1,25 para 2,05.
Blindagem
- Proporção de vida do escudo reduzida de 15% da vida máxima para 13%.
Riot August falou sobre as mudanças da campeã
A magia do Reddit é que, às vezes, um Rioter passa casualmente por uma postagem e dá seu veredito sobre algum assunto relacionado ao jogo. Foi assim que o Riot August disse, na sua visão, qual mudança foi realmente o diferencial para a campeã passar a ser escolhida:
Imagino que o patch 11.22 tenha influenciado bastante nisso. Ela ainda demorou um tempo para começar a ser escolhida, mas esse patch a tornou significativamente mais consistente na execução de seus combos.
Às vezes, mudanças como essa demoram para serem notadas, especialmente em um campeão que foi considerado fraco no cenário profissional por anos.

A visão da comunidade sobre a campeã
Esse usuário trouxe seu sentimento sobre o que fez a Vi se tornar mais interessante, mas sem necessariamente ser extremamente buffada, e ainda deu uma cutucada nos jogadores profissionais:
Definitivamente, houve mudanças substanciais no kit dela. Como sua ultimate interage ao atingir outros alvos foi alterada, seu clear ficou um pouco melhor, o poder do seu Q foi redistribuído entre suas outras habilidades, além disso, ela se beneficia muito dos itens atuais.
Mas também é um fenômeno comum no competitivo os profissionais descobrirem que um campeão, que sempre foi decente ou viável, na verdade, é muito forte.
Esse outro fã de LoL também via uma culpa dos jogadores profissionais em termos de adaptação:
Os profissionais frequentemente ignoram algo que é completamente forte ou útil.
Esse usuário foi mais a fundo para explicar a presença da campeã:
Em 2021, Broxah escolheu Vi e Galio na CLG para tentar reverter a má fase do time, e apesar das críticas por ser uma escolha de fácil execução, a estratégia funcionou, resultando em um 3-0 na semana.
Mas, eu diria que Vi começou a ser usada contra Zeri e Yuumi, já que poucos caçadores conseguiam lidar com elas, e só então perceberam que ela era realmente forte.
Ela sempre foi viável, mas em temporadas passadas outros junglers como Graves, Karthus, Nidalee, Hecarim e Udyr eram superiores. Ainda assim, a campeã continua sendo uma escolha de alto risco, já que pode comprometer demais as jogadas.
Números da Vi no competitivo
Isso fez com que a campeã saísse, na atualização 12.9, de uma taxa de prioridade de 0% para 13% nas grandes ligas para a atualização seguinte, segundo o gol.gg, entrando aos poucos no radar dos pros. Porém, ela realmente achou seu lugar no meta de Zeri e Yuumi/Lulu, que chegou no patch 12.12.
A Vi viu sua taxa de prioridade saltar de 22% para 40% do patch 12.13 para o 12.14, chegando em mais de 56% no 12.15, graças a sua efetividade contra Zeri. Os jogadores foram se acostumando com o pick, que seguiu sendo prioritário a partir de então, alcançando uma taxa de 61.4% em toda a temporada de 2023, segundo o gol.gg.

Desde então, a campeã se tornou queridinha dos profissionais, por sua habilidade de iniciação certeira com Saque e Enterrada, fácil execução e alta sinergia com magos, como Ahri, Mel Medarda e Taliyah, por exemplo. Em 2025, já são 89 escolhas nas principais ligas do mundo, com 116 bans e 55.3% de taxa de prioridade, segundo o gol.gg.
E então, acredita que possa haver outro campeão forte escondido do meta profissional? O redator acha que o fearless draft irá fazer com que cada vez mais campeões ganhem popularidade e cheguem para ficar.
