O que é Ward no League of Legends?

League of Legends
De:Bruno Rodrigues-
February 2, 2021

Visão é um dos atributos mais importantes para o sucesso ou fracasso no League of Legends, e o item responsável por isso é a Ward, ou Sentinela de Visão. O Mais Esports vai te explicar tudo sobre as Wards para você nunca mais ficar com o mapa “escuro” no LoL.

O que é Ward?

Ward colocada no mato para dar visão.

Ward é um item no LoL que permite você ter visão de uma certa área do jogo. O próprio jogo te dá amuletos de graça como “trinket”, ou seja, algo que não ocupa espaço no seu inventário de itens, mas é possível comprar Wards melhores, chamadas “Sentinela de Controle”, ou mesmo fazer itens que te dão mais Wards e se recarregam de graça cada vez que você vai à base.

Tipos de Ward

Ward

Sentinela invisível: Sentinela que o próprio jogo te dá sem ocupar espaço no inventário. Depois de “plantadas”, elas duram entre 90 e 120 segundos, caso não sejam removidas. A cada 240-120 segundos uma nova sentinela é gerada automaticamente, podendo acumular no máximo duas.

Sentinela de Controle: Esse tipo de Ward custa 75 de Gold e ocupa espaço no inventário. Você pode carregar no máximo duas por vez, e depois que elas forem plantadas, não possuem tempo de vida. Elas não são invisíveis, então os inimigos podem tirá-las sem precisar de nenhum item ou lente do oráculo. No entanto, elas revelam Wards invisíveis, sendo uma ótima forma de limpar a visão inimiga.

Alteração Vidente: Ocupa o mesmo espaço da Sentinela invisível, e pode ser posicionada a partir de uma longa distância (4000). É uma boa opção para você ter visão de um local sem chegar perto, mas ela não é invisível e pode ser destruída com apenas um ataque básico. É necessário ter o nível 9 para trocar o seu amuleto para o “Alteração Vidente”.

Wards de Itens

Itens Ward
Itens de suporte que evoluem e ganham o efeito de vigilante.

Se você estiver jogando de suporte, que é a posição que mais coloca wards no jogo, pode fazer um dos quatro itens disponíveis: Gume do Ladrão Arcano, guarda-ombros de Aço, Escudo relicário ou Foice Espectral. Todos eles custam o mesmo preço e possuem uma pequena missão.

Quando você completa essa missão, eles evoluem para itens vigilantes, que dão 3-4 sentinelas por recarga. Para recarregar o item, basta você ir à base a qualquer momento. As Wards possuem o mesmo efeito da sentinela invisível, mas não possuem tempo de recarga.

Como remover Wards inimigas

LEnte do Oráculo
A Lente do oráculo permite você remover Wards inimigas, ou cancelar a visão delas por alguns segundos.

Para retirar Wards inimigas, basta usar a Lente do Oráculo, que pode ser adquirida gratuitamente como amuleto (igual à Sentinela Invisível). Ela examina uma área próxima durante 10 segundos, revelando todas as Wards ou armadilhas invisíveis (que poderão ser quebradas).

Como já falamos anteriormente, você também pode usar as Sentinelas de Controle, que além de funcionarem como Wards, também servem para remover a visão inimiga.

Agora que você já conhece todas as Wards, pode trabalhar bem o seu controle de visão, que é um dos fatores mais determinantes na hora de subir de elo no League of Legends. Os ranks mais altos tendem a ter muita visão pelo mapa, por isso se você deseja evoluir, esses conceitos são fundamentais!

Veja outros tutoriais sobre League of Legends: